Jump to content

Papo Estagnado


Andre Herroni

Posts Recomendados

Boa Tarde. 

Gente, essa semanas atras, tive um problema com dois filhotes de papo estagnado, então, conversando com a moderadora Rosii, ela me orientou a fazer um post sobre isso, para que os colegas que tiverem o mesmo problema possam ter uma ajuda. 
Em primeiro lugar, o papo estagnado acontece quando o filhote não consegue fazer a digestão da papinha, e a mesma fica no papo, como na sua composição existem alguns organismos que ajudam na fermentação do alimento e na flora intestinal dos filhotes, quando ficam parados por muito tempo no papo, eles começam a "apodrecer" e causa vários problemas, podendo trazer inclusive a morte do seu filhote.

 

Como posso perceber que o filhote esta com o papo estagnado?

Você vai perceber que o papo dele esta cheio desde a ultima alimentação, e o filhote fica com as penas eriçadas como se estivesse com frio. 

O que devo fazer para socorrer o filhote?

A primeira coisa a se fazer é procurar a ajuda de um veterinário mais próximo, todavia, quando não podemos ir imediatamente, temos medidas paliativas, que são;

  • O filhote deve ficar aquecido, de preferencia com lampada ou se você tiver terrário aquecido, mantas aquecedoras, entre outras.
     
  • Você pode fornecer água com açúcar (com moderação) para que ela tenha fonte de energia.
     
  • ​Soro caseiro ou soro reidratrante comprado em farmácia ajuda a limpar o papo, você da um pouco e faz massagens bem delicadas com algodão morninho, para tentar ajuda a digestão do conteúdo estagnado no papo 
     
  • Se você conseguir tirar todo o conteúdo do papo, aguarde uns 15 minutos, e de uma papinha bem ralinha e morna para o filhote, afinal, ele precisara comer.

Como posso evitar o papo estagnado?

Algumas medidas preventivas e simples podem resolver muito, verifique sempre a validade da papinha, produtos com a validade ultrapassada podem causar mal ao filhote, devido aos microrganismos presentes na composição.

Não de papinhas muito grossas e geladas ao seu filhote, afinal, elas são feitas em água morna para ativar o trabalho de fermentação do produto.

Lembrando que, essas são medidas de emergência, você deve procurar um veterinário o mais próximo, apenas ele, pode dizer com clareza os medicamentos ideais para o tratamento do filhote.

  • Gostei 8
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Ótima iniciativa a sua! Meus parabéns! :)

Outra coisa importante é sempre higienizar muito bem as seringas, ponteiras, colheres e todos os utensílios que a pessoa usa para alimentar a ave.

Editado por Eliana de Oliveira
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Nunca passei por um problema assim:(  , Ariadne  siga as dicas o nosso colega Andre  e fique atenta  se não melhorar melhor procurar um veterinário 

Quando  vou comprar as ração das minhas aves sempre olho a data de validade nunca compro nada que esteja com a data  de fabricação mais que uns   seis meses,  não gosto de produtos que estão   para vencer logo  da impressão que já esta ruim .

Eses dias fui em um pete perto de casa   comprar  as semente  da minha calopsita   olhei a data de validade no pacote como de costume  quando olhei  já estava vencido a mais de um mês  . falei para o atendente ele me responde  que foi um descuido do rapaz que repõem as mercadorias   logico que fui comprar em outro lugar .

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca passei por um problema assim:(  , Ariadne  siga as dicas o nosso colega Andre  e fique atenta  se não melhorar melhor procurar um veterinário 

Quando  vou comprar as ração das minhas aves sempre olho a data de validade nunca compro nada que esteja com a data  de fabricação mais que uns   seis meses,  não gosto de produtos que estão   para vencer logo  da impressão que já esta ruim .

Eses dias fui em um pete perto de casa   comprar  as semente  da minha calopsita   olhei a data de validade no pacote como de costume  quando olhei  já estava vencido a mais de um mês  . falei para o atendente ele me responde  que foi um descuido do rapaz que repõem as mercadorias   logico que fui comprar em outro lugar .

 

Oi Salete, ontem a noite mesmo eu levei ele no veterinário. Como ele é um bebê de 19 dias eu fiquei muito preocupada! 

Tem um hhospital veterinário aqui em BH que funciona 24H, eu corri com ele para lá ele foi atendido e ficou internado de observação. 

Hoje pela manhã o veterinário aspirou o papinho dele com uma sonda e deu glicose para ele e soro de reidratação ora. Também pediu que hoje eu não o alimente, que eu só dê glicose e soro. 

Espero que seja só um caso isolado e que não venha a se repetir. 

Quanto a papinha, eu tenho as mesmas preocupações que vc, eu sempre compro de embalagem fechada e olho a validade. 

O veterinário acredita que o problema seja alimentação em excesso e por isso a má digestão. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que bom que vc  levou ele logo ao veterinário e ele já esta sendo medicado  sou igual a vc  se eu noto algo errado com minhas aves e sei que não consigo resolver sozinha corro para o veterinário enquanto a doença esta no começo é mais fácil de tratar e a ave não corre o risco de morrer .

Se Deus quiser ele vai ficar bem :x

Estou na torcida melhoras para nosso bebe:x nos de noticias 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Ludmilla se vc não tem como  lavar a um veterinário que entenda de aves , o  melhor é vc seguir as dicas do André  é bem difícil saber oque esta acontecendo com ele pois vc disse que ele esta sendo alimentado pelos pais não era para ele estar assim .

 Vc da que tipo de alimento para os pais dele?  pois dependo o que os pais comem acaba passando para os filhotes  , de para eles comerem milho verde pre cozido   couve,  brócolis,  catalonia  , almeirão  e frutas sem semente  maçã , pera  e farinhada de ovo e mel da alcon ou nutropica  ração extrussada e sementes de boa qualidade  especial para calopsita  de preferencia as que vem em embalagem lacrada pois é mais segura do que aquelas que vende a granel em pet.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Eu acabei de  dar o  soro reidratante. o papo dele encheu mais :( e fui fazendo a massagem.  leva algum tempo  ou Teria q ver o  resultado  na hr ? 

Eu acabei de  dar o  soro reidratante. o papo dele encheu mais :( e fui fazendo a massagem.  leva algum tempo  ou Teria q ver o  resultado  na hr ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acabei de  dar o  soro reidratante. o papo dele encheu mais :( e fui fazendo a massagem.  leva algum tempo  ou Teria q ver o  resultado  na hr ? 

Eu acabei de  dar o  soro reidratante. o papo dele encheu mais :( e fui fazendo a massagem.  leva algum tempo  ou Teria q ver o  resultado  na hr ? 

Você tem que dissolver a papinha com o soro de preferencia morno e esperar umas 2 horas e se não esvaziar fazer a retirada com uma sonda,

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Os meu tbm ficaram c o papo estagnado, pois os país estavam dando as sementes inteiras e alimentaçao em excesso, o vet indicou 2gotas de AZEITE EXTRA VIRGEM LEGÍTIMO 4 vezes ao dia e massagear o paoinho um pouquinho por 4 dias!!! Funcionou!!!

Editado por Jessica
Pontuação
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...
Em 9/24/2015 at 13:31, Jessica disse:

Os meu tbm ficaram c o papo estagnado, pois os país estavam dando as sementes inteiras e alimentaçao em excesso, o vet indicou 2gotas de AZEITE EXTRA VIRGEM LEGÍTIMO 4 vezes ao dia e massagear o paoinho um pouquinho por 4 dias!!! Funcionou!!!

Olá Jéssica! 

Que tipo de azeite? Azeite de oliva? Vc teve que fazer algum procedimento anteriormente para esvaziar o papo? 

Eu estou com um filhote de quase 4 semanas cuidando fora do ninho. A uma semana e 2 dias ele foi rejeitado e expulso do ninho. Coloquei-o de volta do ninho mas o expulsaram novamente então separei ele em uma caixinha e desde então estou alimentado ele conforme as especificações da papinha. Estou usando a papinha para psitacídeos da Alcon. Ontem viajei para trabalhar e deixei meu filhote com minha mãe (que seguiu todas as minhas recomendações). Quando cheguei, à noite, eu ía fazer a última alimentação dele (às 21:30), porém ele estava com o papo bem cheio e não quis comer (minha mãe tinha alimentado ele às 18:00).

Hoje pela manhã o papo ainda estava um pouco cheio, tentei alimentá-lo e ele regurgitou. Não insisti mais e fui pesquisar à respeito. E encontrei as dicas de vocês. Estou bem apreensiva e no momento não tenho como levá-lo no veterinário. Queria mais algumas dicas de vocês, por favor!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...