Jump to content

Acho que minha calopsita esta doente


Fabrício Soares Bressan

Posts Recomendados

 

Olá! Primeiramente peço desculpas caso infrinja alguma regra do fórum, mas acho q esta tudo oK! caso não esteja corrijo na hora!  

Comprei minha calopsita na data 06/09/2016, hoje completa 8 dias desde sua chegada. Foi comprada em uma agropecuária, estava sozinha em uma gaiola não muito limpa. Ela aparenta estar doente (fezes sem consistência [diarreia], encorujada, praticamente não faz barulho, fica muito quieta no poleiro de cima da gaiola, não estava comendo nem bebendo muita água), nos primeiros 3 dias estava pior, hoje parece estar se recuperando. As fezes estão ficando mais consistentes, quando coloco um vídeo no celular de uma ave cantando ou quando coloco um espelho por perto, ela assovia um pouco. Está comendo e bebendo com mais frequência.

Não sei qual era sua alimentação na agropecuária, estou dando para ela '' Reino das Aves - Calopsita Gold Mix Premium''. O vendedor da ave não soube me informar a sua idade, apenas disse que já teve dono, e o mesmo precisou vende-la. Próximo a sua gaiola havia outra aves à venda, periquitos, calopsitas, pitinhos, etc. Voltei a loja 4 dias depois e comentei seu estado para o vendedor, mostrei alguns vídeos e fotos. Disse que a ave não aparatava estar doente, que era muda de penas e me vendeu o seguinte medicamento: Sulfamicina - IBASA 20ml, mas não utilizei, fiquei desconfiado por não achar nenhum artigo na internet que associava esta medicação a calopsitas. Ela fica se coçando a maior parte do dia, e esta caindo um pó branco de suas penas. Não sei se é muda de penas, porque as penas não estão caindo, e pelo que pesquisei durante a muda, as penas começam a cair, inteiras, sem sangue.

Ela fica tremendo também desde sua chegada. Não deixo ela em local que há corrente de ar, e coloco ela no sol por 30 minutos antes das 10h. Estou na duvida se posso colocar uma pano sobre a gaiola a partir das 18:30/19:00h para evitar que fique estressada, pois ela fica na sala, e preciso passar por ela as vezes a noite para ir no banheiro/cozinha (como moro em quitinete , não há outro lugar para eu deixar ela). Detalhe minha cidade faz muito calor, agora por exemplo às 23:33 esta mais de 25 ºC, e durante a tarde a média é de 36/37º C. Então fico com receio de que a gaiola esquente de mais, mesmo que seja um pano fino.

Realizei uma compra na internet e estou com duvida sobre como irei administrar os medicamentos. Sei que não pode passar Posologia, mas não achei veterinário que atenda aves em minha cidade. A bula explica como aplicar, porém minha duvida é sobre a ordem, pois pelo o que andei lendo não se deve dar mais de um medicamento ao mesmo tempo, e ao acabar um deve-se aguardar um período ate oferecer outro. Além de artigos informando que durante a muda, a ave fica fragilizada, devendo evitar dar o vermifugo por exemplo.

Vou tentar postar algumas fotos dela, caso não consiga se alguém estiver disposto posso enviar a fotos e alguns vídeos dela pelo whats.

Suplemento Vetnil Glicopan Gold - 30ml ; Organew Forte Probiótico + Prebiótico - 100gr ; Avitrin Vermifugo - 10ml Avitrin Antibiótico - 10 ml ; Avitrin Boldo

Cálcio Bloco e Osso de Siba

Ração Nutrópica com Frutas para Calopsita ;Ração Nutrópica Calopsitas Natural ;Ração Nutrópica Seleção Natural Calopsita ;Alimento Zootekna Barrita Calopsita - 60gr ;Ração Nutrópica à Base de Mel e Ovos para Calopsitas

IMG_20160906_201620049.jpg

IMG_20160906_202541108.jpg

IMG_20160907_094210605.jpg

IMG_20160908_091431006.jpg

IMG_20160908_091436520.jpg

IMG_20160908_091504019.jpg

IMG_20160908_091509301.jpg

IMG_20160914_093514220.jpg

IMG_20160914_093529130.jpg

IMG_4531.JPG

IMG_4539.JPG

VID_20160906_201551138.mp4

VID_20160908_092311673.mp4

VID_20160913_212314993.mp4

VID_20160914_100153399.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, bom dia! Qto a medicação ou qualquer coisa ligada à isso, não podemos ajudá-lo. Somente um veterinário. 

Mas posso te dar algumas orientações qto a alimentação e manejo. As fezes não aparentam ser diarréia, que é qdo elas perdem o aspecto tubular. Só tem uma grande quantidade de líquido e ele está verde. Acontece que nessas casas agropecuárias, os criadores não se preocupam com limpeza e alimentação adequados. Provavelmente ela comia uma mistura com grande quantidade de sementes de girassol. Elas são muito gordurosas e sem valor nutricional algum. Eu só dou ao meu 5 grãos por semana, como petisco mesmo. As sementes e rações da nutrópica são ótimas. E vc tb pode complementar com verduras e legumes. Forneça tds os dias, insistentemente, que ele passará a comer em um momento. No início, o desperdício é inevitável. Mas a curiosidade fará com que ela experimente. Para a limpeza da gaiola, poleiros, comedouro e bebedouros (esses devem sempre ficar no alto, para evitar que ele defeque nos potes e faça a ingestão delas) vc pode usar um desinfetante à base de amônia quaternária.

 Pode e deve cobrir sim a gaiola, mas prefira um lençol ou qualquer outro tecido mais fino. Existem alguns que possuem "furos", a exemplo do tnt. Mas verifique se ela se encomodará com esse tecido. O fato de vc ficar passando no ambiente, a deixa com medo e isso desencadea um certo estresse. Deixe uma parte da gaiola descoberta ou o fundo dela (em torno de 3 dedos) sem lençol, assim circula ar e ameniza o calor. Coloque tb uma luminária de tomada, de 1w próxima a gaiola dela. Ela deixará o ambiente em penumbra e assim evitará que ele tenha os pânicos noturnos e se machuque.

Notei que a asa da direita está um pouco aberta, ele sente dor qdo a movimenta? Qto as "coçadas", ela se limpa e isso desencadea a soltura desses pózinhos, que na verdade são queratina das penas. Isso é normal. E sim, na muda as penas caem inteiras e não são poucas. Rs incentive que ela tome banho. Molhe a sua mão e faça movimentos para que caiam sobre ela gotas, simulando chuvas eles amam. Ou coloque uma banheirinha com água limpa para ele tomar. Outra dica boa é o oleo de côco. Passe no bico e pé a noite  1x ao mês. Ele é antifúngico e bactericida natural. Qdo ele passar a comer verduras e legumes, vc pode rega-los com ele tb. Mas com parcimônia. Não o achei encorujado na foto. Vc pode optar por fazer exames de laboratório, pedindo um kit via Internet. Conheço Unigen e São Camilo. Assim vc saberá se a sua ave tem alguma enfermidade e tratá-lá de forma correta. Não a auto medique. Aves são muitos sensíveis e vc pode intoxicá-la,  o que só pioraria tudo. O certo é solicitar os exames primeiro e posteriormente iniciar um tratamento caso necessário. 

Editado por Stephanie
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 15/09/2016 at 07:41, Stephanie disse:

Olá, bom dia! Qto a medicação ou qualquer coisa ligada à isso, não podemos ajudá-lo. Somente um veterinário. 

Mas posso te dar algumas orientações qto a alimentação e manejo. As fezes não aparentam ser diarréia, que é qdo elas perdem o aspecto tubular. Só tem uma grande quantidade de líquido e ele está verde. Acontece que nessas casas agropecuárias, os criadores não se preocupam com limpeza e alimentação adequados. Provavelmente ela comia uma mistura com grande quantidade de sementes de girassol. Elas são muito gordurosas e sem valor nutricional algum. Eu só dou ao meu 5 grãos por semana, como petisco mesmo. As sementes e rações da nutrópica são ótimas. E vc tb pode complementar com verduras e legumes. Forneça tds os dias, insistentemente, que ele passará a comer em um momento. No início, o desperdício é inevitável. Mas a curiosidade fará com que ela experimente. Para a limpeza da gaiola, poleiros, comedouro e bebedouros (esses devem sempre ficar no alto, para evitar que ele defeque nos potes e faça a ingestão delas) vc pode usar um desinfetante à base de amônia quaternária.

 Pode e deve cobrir sim a gaiola, mas prefira um lençol ou qualquer outro tecido mais fino. Existem alguns que possuem "furos", a exemplo do tnt. Mas verifique se ela se encomodará com esse tecido. O fato de vc ficar passando no ambiente, a deixa com medo e isso desencadea um certo estresse. Deixe uma parte da gaiola descoberta ou o fundo dela (em torno de 3 dedos) sem lençol, assim circula ar e ameniza o calor. Coloque tb uma luminária de tomada, de 1w próxima a gaiola dela. Ela deixará o ambiente em penumbra e assim evitará que ele tenha os pânicos noturnos e se machuque.

Notei que a asa da direita está um pouco aberta, ele sente dor qdo a movimenta? Qto as "coçadas", ela se limpa e isso desencadea a soltura desses pózinhos, que na verdade são queratina das penas. Isso é normal. E sim, na muda as penas caem inteiras e não são poucas. Rs incentive que ela tome banho. Molhe a sua mão e faça movimentos para que caiam sobre ela gotas, simulando chuvas eles amam. Ou coloque uma banheirinha com água limpa para ele tomar. Outra dica boa é o oleo de côco. Passe no bico e pé a noite  1x ao mês. Ele é antifúngico e bactericida natural. Qdo ele passar a comer verduras e legumes, vc pode rega-los com ele tb. Mas com parcimônia. Não o achei encorujado na foto. Vc pode optar por fazer exames de laboratório, pedindo um kit via Internet. Conheço Unigen e São Camilo. Assim vc saberá se a sua ave tem alguma enfermidade e tratá-lá de forma correta. Não a auto medique. Aves são muitos sensíveis e vc pode intoxicá-la,  o que só pioraria tudo. O certo é solicitar os exames primeiro e posteriormente iniciar um tratamento caso necessário. 

Olá, boa noite Stephanie!

Obrigado pela paciência de ler meu texto gigante, rss. Agradeço muito pelas dicas e orientações. Vou colocar por tópicos, para facilitar a leitura.

Pesei ela hoje, 82g!

1) Separei as poucas sementes de girassol, e vou dar apenas algumas, entorno de 5, aos finais de semana.

2) Tenho muito receio de agrotóxicos em verduras e legumes. Vou dar preferência aos alimentos orgânicos, para diminuir as chances de intoxicação alimentar.

3) O bebedouro e comedouro deixo na parte mais alta da gaiola, desde o inicio. Tive uma infeliz surpresa hoje ao acordar. Mesmo estando no alto, pela primeira vez, ela defecou dentro do bebedouro durante a noite, espero que não tenha ingerido aquela água contaminada durante a noite =/ . Troco a água 2x por dia, e tiro as cascas da semente 2x também. Hoje, introduzi  a 'Nutrópica Natural' 50% com 50% da dieta antiga.

4) Irei pesquisar sobre ''amônia quaternária'', para higienização da gaiola, poleiros, comedouro e bebedouro. Uma duvida: Após aplicar esse produto, devo deixar secando ao sol durante quanto tempo? Passado esse tempo, já posso introduzir novamente a calopsita à gaiola?

5) Segue uma foto de como ficou a gaiola com o lençol. Decidi colocar ela na área de luz/serviço durante a noite, a fim de melhor o seu sono.  Acredito não ter muita corrente de ar nesse espaço, do chão ao terraço deve ter uns 10 metros. É uma pequena área, como a noite faz calor, acho que não tem problema né... ainda mais com a gaiola coberta com lençol. O dia que perceber que esta frio, coloco ela novamente na sala/cozinha.

6) Na verdade é a asa esquerda, estava mais nos primeiros dias. Ela não demonstra dor, se sente admito que não consigo notar. O funcionário de um pet shop, onde comprei a gaiola que cortou, apenas do lado esquerdo. Não sei se realizou o corte correto. Depois que realizei umas pesquisas no youtube, vi que o correto é cortar dos dois lados, pois quando a ave se assusta e sai voando sem rumo, não consegui se equilibrar e pode se lesionar, batendo o bico, a asa e peito contra a parede, chão e objetos. E realmente é isso que aconteceu nos primeiros dias, ela se assusta muito fácil, e toda hora tenta voar quando estou com ela no dedo. Não faço movimentos bruscos, mesmo assim ela sai voando. No começo ela bateu algumas vezes contra a parede. Nos últimos três dias, ela esta conseguindo voar de uma altura de 1,75 ( é a media, quando estou de pé, com o dedo na altura do peito) ate o chão sem problemas, ou bater em algum objeto/parede.

7) Sobre 'queratina das penas', fico aliviado. Mas assusta, cai em grande quantidade. Olhei uma dica no youtube, um rapaz que tem canal sobre pássaros, eu ler os sintomas descritos por mim comentou que poderia ser ácaro, piolho ou ácaro de traqueia. Me indicou desinfetar a gaiola e poleiros com vinagre de maça misturado a água, bem como disponibilizar a calopsita a banheira todo dia com 2 gotas de vinagre de maça. Além de um medicamento. Mas não apliquei o medicamento. Mas achei interessante a sugestão do vinagre de maça. Caso não tenha contraindicações, seria uma hipótese.

8) Irei seguir sua dica sobre deixar cair umas gotas de água na nuca da ave, para estimular ao banho, bem como o óleo de coco. Teria alguma marca especifica para aves? Seria 1x ao mês, durante o todo o ciclo de usa vida?

 

9) Conhecia apenas o Grupo São Camilo, através de um canal do youtube. Com a compra da ave, gaiola, alimentação e periféricos estou apertado $$$ rss. Em outubro pretendo solicitar um kit para realizar a sexagem  e um exame parasitológico.  O Check-Up preventivo (12 exames em uma só coleta), esta R$ 199,00, muito fora da minha realidade atualmente. Talvez em janeiro/fevereiro faça este.

 

Tive um  Periquito-australiano quando era criança, nem tenho muitas recordações. Então posso dizer que sou marinho de primeira viagem em relação a pássaros. Realizo muitas pesquisas para ajudar nesse começo, mesmo assim as duvidas surgem, e são muitas! =)

 

15.09.16.jpg

16.09.16.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, Fabrício....

Imagina! É um prazer ajudar! Vamos lá:

1 e 2) ótimo! Vc faz muito bem em priorizar orgânicos. Meus parabéns! 

3) Como vem os na foto, o comedouro fica bem próximo do poleiro que ela dorme, por isso ela vai defecar nele. Vc pode abaixar um pouco o comedouro. Ou afastar desse poleiro que ela fica. Assim não corre o risco. Não necessariamente precisa ficar mais no alto. Só não no chão, que aum então o risco do contato com as fezes. :) 

4) Passe o desinfetante, deixe agir por alguns minutos e seque. Pode colocá-la na gaiola logo em seguida. Se vc se sentir mais seguro, depois da ação do desinfetante, vc pode retirar o excesso com água e secar.

5) Maravilha, só fique atento a ela ficar exposta a predadores e roedores.

6) Isso, o certo é cortar os dois lados igualmente. Vc já pode fazer isso. Ela ficam assustadas nos primeiros dias mesmo. Estão em adaptação, né? Inseguras ainda. Com o tempo passará. 

7) e 8) a coceira excessiva pode ser ácaros tb, mas aí existe uma diferença...ela além de se coçar, tiraria as penas ou teria machucados. Acho q não é o caso da sua. O vinagre é tb antifúngico e anti bactericida. Na verdade, eu revezo entre ele e o óleo de côco (qualquer marca, em estado liquido) nos bicos e pézinhos do meu. Sim, usará por toda vida rs

9) sei como é... mas vá observando durante essa quarentena. Os primeiros dias dela com vc são importantes para vc verificar se ela está doente ou não. 

E, finalizando, é isso mesmo. Vc está no caminho certo. Pesquisar e procurar saber sobre o animal é a melhor forma de demonstrar amor e carinho que se tem por ele. :) Parabéns por isso tb! E que vcs sejam muito felizes! Só tome cuidado pq elas são apaixonantes e extremamente viciantes rsss

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 17/09/2016 at 07:47, Stephanie disse:

Olá, Fabrício....

Imagina! É um prazer ajudar! Vamos lá:

1 e 2) ótimo! Vc faz muito bem em priorizar orgânicos. Meus parabéns! 

3) Como vem os na foto, o comedouro fica bem próximo do poleiro que ela dorme, por isso ela vai defecar nele. Vc pode abaixar um pouco o comedouro. Ou afastar desse poleiro que ela fica. Assim não corre o risco. Não necessariamente precisa ficar mais no alto. Só não no chão, que aum então o risco do contato com as fezes. :) 

4) Passe o desinfetante, deixe agir por alguns minutos e seque. Pode colocá-la na gaiola logo em seguida. Se vc se sentir mais seguro, depois da ação do desinfetante, vc pode retirar o excesso com água e secar.

5) Maravilha, só fique atento a ela ficar exposta a predadores e roedores.

6) Isso, o certo é cortar os dois lados igualmente. Vc já pode fazer isso. Ela ficam assustadas nos primeiros dias mesmo. Estão em adaptação, né? Inseguras ainda. Com o tempo passará. 

7) e 8) a coceira excessiva pode ser ácaros tb, mas aí existe uma diferença...ela além de se coçar, tiraria as penas ou teria machucados. Acho q não é o caso da sua. O vinagre é tb antifúngico e anti bactericida. Na verdade, eu revezo entre ele e o óleo de côco (qualquer marca, em estado liquido) nos bicos e pézinhos do meu. Sim, usará por toda vida rs

9) sei como é... mas vá observando durante essa quarentena. Os primeiros dias dela com vc são importantes para vc verificar se ela está doente ou não. 

E, finalizando, é isso mesmo. Vc está no caminho certo. Pesquisar e procurar saber sobre o animal é a melhor forma de demonstrar amor e carinho que se tem por ele. :) Parabéns por isso tb! E que vcs sejam muito felizes! Só tome cuidado pq elas são apaixonantes e extremamente viciantes rsss

3) Não tive mais acidentes com o comedouro ^^

4) Sobre o desinfetante vi dicas de três marcas: Herbalvet, Vancid 10 e Hysteril.

5) Voltei com ela para a cozinha. Comecei a reparar a área de luz, quando começa a ventar a noite faz muito barulho na cobertura, estou com receio disso assustar ela, e ela dar o famoso panico noturno. E também, igual ontem por ex, choveu bastante (ela estava na cozinha), quando cheguei em casa essa cômodo da área de luz tinha molhado de forma considerável, por causa do vento. Para compensar estou colocando o pano fino e escuro na gaiola às 18:30/19h, e evito ligar a luz da cozinha, aproveito a luz do quarto quando tenho  que passar por ali. 

7) e 8) Assisti a um vídeo que passou a dica de dois produtos: Seta Banho Spray (para aves) e Banhex Hecto Organic 10ml. Já ouviu falar?

 

São viciantes mesmo, além de servir como uma ótima terapia.  Irei anexar um vídeo gravado ontem dela! tente ver se possível. Nele ela aparenta estar melhor, e pelo canto acho que é macho (devido há uns vídeos que vi no youtube de machos cantando para fêmeas) . 

Obrigado pela atenção!

19.09.16.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, eu uso o vancid10.  Coloque uma luminária de tomada próxima a gaiola. Elas têm 1w, uma luz bem suave e deixa em penumbra o ambiente. Totalmente escuro elas ficam com medo tb. O que pode causar o pânico. :)  Não conheço esses produtos...Não sei te dizer se são bons. O.o mas se não são medicamentosos, não custa experimentar :D .

Bem mais a vontade...tudo indica ser um macho mesmo. Ele abre as asas e forma um coração. Comportamento este de macho cortejando a fêmea. Mesmo com a melhora o indicado é fazer os exames. Faça assim que puder. Muito bom ver que ele está bem. É um cb arlequim  (talvez pérola canela tb, fiquei em dúvida). Se for, é a mesma mutação do meu. O seu aparente ter em torno de 8 ou 9 meses. Com a diferença de que o seu é cb e o meu ca. Vou colocar uma foto dele...

20160729_090953.jpg

P.s: já consigo perceber uma melhora considerável na aparência das penas do seu. Tudo isso se deve a melhora da alimentação. Vc percebe isso? Seu bebê é lindo! Parabéns! 

@Fabrício Soares Bressan

Link para compartilhar
Share on other sites

ahahaha eu tava lendo sua história e pensei...parece que já li isso em algum lugar!! aaha vc é do grupo do face né??

Quando li lá no face até pensei em falar pra vc entrar aqui no forum! Eu mesma saí de vários grupos lá pq é cada absurdo e coisa errada que tava me fazendo mal ja. E vc é mega fuçado, tá sempre procurando material pra ler e estudar sobre calopsitas. Aqui eu sempre encontro pessoas super esclarecidas e prontas a ajudar. 

Parabéns pela dedicação!!!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Stephanie disse:

Sim, eu uso o vancid10.  Coloque uma luminária de tomada próxima a gaiola. Elas têm 1w, uma luz bem suave e deixa em penumbra o ambiente. Totalmente escuro elas ficam com medo tb. O que pode causar o pânico. :)  Não conheço esses produtos...Não sei te dizer se são bons. O.o mas se não são medicamentosos, não custa experimentar :D .

Bem mais a vontade...tudo indica ser um macho mesmo. Ele abre as asas e forma um coração. Comportamento este de macho cortejando a fêmea. Mesmo com a melhora o indicado é fazer os exames. Faça assim que puder. Muito bom ver que ele está bem. É um cb arlequim  (talvez pérola canela tb, fiquei em dúvida). Se for, é a mesma mutação do meu. O seu aparente ter em torno de 8 ou 9 meses. Com a diferença de que o seu é cb e o meu ca. Vou colocar uma foto dele...

20160729_090953.jpg

P.s: já consigo perceber uma melhora considerável na aparência das penas do seu. Tudo isso se deve a melhora da alimentação. Vc percebe isso? Seu bebê é lindo! Parabéns! 

@Fabrício Soares Bressan

Dica da luminária anotado! Irei realizar essa compra o quanto antes, para evitar mesmo que possa vir ocorrer com ela o pânico noturno. 

Realmente não são medicamentos. Vi em um vídeo no canal do Bruno Sotero, o cara é fera demais. Ela condena o auto medicamento em quase todos vídeos. Sempre fala para levar ao veterinário e ponto. =D 

Já estou me planejando para fazer os exames. Irei acabar fazendo o '  O Check-Up preventivo (12 exames em uma só coleta)', mesmo sendo R$ 199,00. O  bom que vê tudo, e faço uma vez ao ano, assim espero. Já entrei em contato por e-mail com o laboratório.

Será? 8/9 meses...  pensei que já tinha mais de um ano, ainda mais por o vendedor ter informado que já teve dono. Obs: Quando comprei estava na sua antiga gaiola e pedestal. O antigo dono deixou tudo para vender. E a gaiola aparentava ser velha, por isso comprei uma nova. Mas comprei o pedestal, ele é branco e esta encardido, bem encardido, nisso imaginei que a ave poderia ser mais velha. Ou não né? talvez teve outro pássaro(s) antes, e utilizava a mesma gaiola.

cb e ca = cabeça branca e cabeça amarela certo? rsss   

Lindo o teu! parabéns. 

Percebi sim, que as penas estão melhorando, e vai melhorar cada vez mais hehehe. Lembra que comentei que não parecia estar em muda? por não estar caindo as penas inteiras, com os canhões e sem sangue. Na verdade não esta caindo de forma alguma. kkk's Mas no dia 06/09/16 quando comprei ele, no mesmo dia no pet onde comprei a gaiola o funcionário cortou as asas, do lado esquerdo. Algumas penas dessa asa cortada já nasceram. 

Uma duvida, tenho escutado que o jornal faz mal porque libera toxinas. Que não é indicado colocar no fundo da gaiola, mesmo as que possuem grade separadora. No entanto, a distancia entre a bandeja e a grande é aproximadamente 8cm. Realmente faz esse mal? Lembrando que realizo a troca 1x a 2x por dia.

 

7 horas atrás, Silviajapa disse:

ahahaha eu tava lendo sua história e pensei...parece que já li isso em algum lugar!! aaha vc é do grupo do face né??

Quando li lá no face até pensei em falar pra vc entrar aqui no forum! Eu mesma saí de vários grupos lá pq é cada absurdo e coisa errada que tava me fazendo mal ja. E vc é mega fuçado, tá sempre procurando material pra ler e estudar sobre calopsitas. Aqui eu sempre encontro pessoas super esclarecidas e prontas a ajudar. 

Parabéns pela dedicação!!!!! 

hahhaaah sou eu mesmo! Então o grupo no face é legal por ter sempre postagens da calopsitas dos  membros. Recebi muitas dicas validas, mas realmente tem  que saber filtrar e não sair fazendo tudo o que lhe dizem. Mas agradeço a todos que ajudaram com seus conselhos. 

Realmente este fórum é mais técnico. Tem muito material bacana, que irá me auxilar nesse inicio de jornada. 

Obrigado! abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

@Stephanie  

 

Mais duas coisinhas! rssss :D

1ª: Só uma observações: domingo ela estava mansinha, abaixando a cabeça para fazer carinho. Hoje a noite (as 18:10h para ser mais exato, após chegar do serviço), ela parecia uma arara, bicando para sangrar! tentei interagir, mas n insisti para não estressar a pequena. É que gosto de interagir um pouco quando chego do serviço, antes de colocar o pano para ela dormir.

2ª: Abri a resposta de um representante do Grupo São Camilo, e ele me passou uma tabela com os exames disponíveis. Agora que fiquei mais na duvida, são diversos exames específicos para saúde. Vou tentar anexa em pdf essa tabela. Você acha que apenas o O Check-Up preventivo (12 exames em uma só coleta)' é suficiente, ou precisa de algum outro. Usando o raciocínio de realizar esses exames uma vez ao ano, isso claro a ave não apresente mudanças de comportamento/ saúde repentinos. 

tabela completa com diversos painéis ou exames avulsos.pdf

01 Folder Check-up Preventivo.PDF

Link para compartilhar
Share on other sites

Provavelmente algo a assustou, Fabrício! Ou mesmo pq agora é época de reprodução e os hormônios estão em níveis elevados. Aí eles ficam inconstantes. O meu aqui me ataca praticamente tds os dias rss ainda mais se estiver com meu marido. Aí eu viro inimiga número 1 dele. O.o 

Os exames. Verifique se esse preventivo pega: parasitário completo,  macrobactérias, micoplasmose, cândidíase e clamidia. São as principais doenças que acometem as aves.

É difícil precisar a idade de uma ave. Mas talvez vc tenha razão mesmo. Os arlequins demoram um pouco mais para perder o perolado (qdo machos), e eu me esqueço disso rss o seu quase já não tem o pérola...ele deve ter mais. :D 

Com td seu cuidado tenho ctza de que ele ficará ainda mais lindo! Vc é um ótimo tutor! Parabéns por tanta dedicação :) 

Algumas pessoas dizem que faz mal mesmo. Mas já li que somente faz mal se ficar o mesmo jornal a muitos dias na gaiola ou se a ave comer o jornal. Fato é que coloco na do meu. Até hj ele não apresentou nada que me fizesse preocupar e a saúde dele está perfeita. Isso pq já os peguei picotando uns jornais. Ele é danado. Qualquer descuido, ele faz arte! Mas com atenção redobrada, parou de fazer rs. Enfim, se vc não sente segurança, pode deixar sem nda ou colocar um outro papel (sufite, pardo)...fica a seu critério. :) 

12 horas atrás, Fabrício Soares Bressan disse:

@Stephanie  

 

Mais duas coisinhas! rssss :D

1ª: Só uma observações: domingo ela estava mansinha, abaixando a cabeça para fazer carinho. Hoje a noite (as 18:10h para ser mais exato, após chegar do serviço), ela parecia uma arara, bicando para sangrar! tentei interagir, mas n insisti para não estressar a pequena. É que gosto de interagir um pouco quando chego do serviço, antes de colocar o pano para ela dormir.

2ª: Abri a resposta de um representante do Grupo São Camilo, e ele me passou uma tabela com os exames disponíveis. Agora que fiquei mais na duvida, são diversos exames específicos para saúde. Vou tentar anexa em pdf essa tabela. Você acha que apenas o O Check-Up preventivo (12 exames em uma só coleta)' é suficiente, ou precisa de algum outro. Usando o raciocínio de realizar esses exames uma vez ao ano, isso claro a ave não apresente mudanças de comportamento/ saúde repentinos. 

tabela completa com diversos painéis ou exames avulsos.pdf

01 Folder Check-up Preventivo.PDF

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Stephanie Estou virando o inimigo numero um dela todo dia durante a noite :D. Gosto de trocar a água e tirar as cascas das sementes do comedouro, antes de colocar o lençol na gaiola e deixar ela dormir (18:30h / 19:30 no máximo - depende da hora que chego do serviço). Distraio ela com um espelho, para que deixe eu fazer a manutenção, se não impossivel.

Conversei com um consultor do Grupo São Camilo via e-mail, e ele sugeriu o seguinte: '' O Check-up Preventivo contem todas as doenças do Ave Pet Básico e mas 9 doenças. Indicamos realizar exames pelo menos 2 vezes ao ano. Um exame complementar seria o Parasitológico Completo de Fezes R$27,00 - onde se pesquisa ovos, cistos, piolhos e/ou o próprio parasita por meio de microscopia. ''

O Ave Pet Básico já pega estes principais. o Parasitológico é complementar. Cheguei a conclusão que irei fazer o Check-up Preventivo e Parasitológico, ambos uma vez ao ano. Em Outubro/Novembro já faço, estava planejando para janeiro/março. mas irei adiantar. 

Li uns artigos, e assisti à um vídeo bem esclarecedor sobre jornais. Irei manter, não havendo contato direto com a ave não há problema algum. Ainda mais que eu troco diariamente! ^_^

Quando tiver feito os exames, posto aqui o resultado! E falo como ela está! 

 

 

@Silviajapa Então, irei realizar os exames na são camilo e quando o resultado chegar posto aqui! ;) O rapaz que me atendeu via e-mail me deixou com uma pequena dúvida. O pagamento da Kit para coleta, é feito separado ao pagamento do exame em si, ou tudo junto? Como você já fez exames por lá, talvez possa me responder! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Aah sim...isso não se deve a reprodução não. Esse comportamento é devido a rotina rss como vc acostumou nesse horário que ela durma, ela já criou a rotina. Se já está dormindo, não quer que a incomode mais. Rsss parecidos com a gente, né?! Ainda mais se estiver escuro. Aí piora. Elas não enxergam bem a noite. Então qualquer coisa pra elas uma ameaça. :) que bom que já decidiu o exame que fará. Espero que esteja tudo certo. A cor do líquido das fezes melhorou? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...