Jump to content

Lilica emagreceu demais! giardia - help


AlineLima

Posts Recomendados

Lilica está em tratamento desde quarta feira. Aos 9 meses de vida está pesando apenas 80g, está muito magrinha e abatida, sonolenta, encorujada... Está arrumando as peninas, comendo e bebendo água, mas está longe do normal dela. Há 15 dias eu venho notando diferença no comportamento de Lilica. Ela não apresentava nenhum sintoma típico de nenhuma doença. Apenas estava mais quietinha do que o normal. 

Já levei em dois médicos diferentes e desta vez, o segundo médico fez exame de fezes e descobriu que ela está com Giardia. Uma infestação muito grande (eu mesma vi no microscópio). O médico passou para ela tomar Flagyl, cujo principio ativo é o benzoilmtronidazol e, além disso, passou o Avitrin Complexo Vitamínico. Na hora de comprar a medicação não achei o da Avitrim, liguei pro médico e acabei comprando o Hidrovit. 

Como preventivo, estava dando o Cidex 10, por conta da Lua, que morreu alguns dias atrás após ter sido comprada doente.  Esse segundo médico disse que Lilica só estava se aguentando por conta desse complexo vitamínico que teimosamente eu dei mesmo o médico anterior ter dito que não precisava dar - foi a sorte da minha penosa!

O problema, galera, é que não estou vendo evolução. Lilica não está estabilizando também... parece que está piorando... uma piora lenta. Acho que já era pra ela estar melhorando. Afinal, o tratamento é para ser seguido por 10 dias e hoje estamos no dia 4. Alguém já passou por isso? Tem mais alguma coisa que eu possa fazer? Alguma dieta pra ela ganhar peso? Não posso perder minha princesinha! Tô com medo dela não ter mais o que emagrecer e a giardia acabar ganhando da minha magrela.

A novela não parece ter fim! Quando estava conseguindo esquecer a perda da Lua.. me vem essa história com a Lilica! Fora que, na sexta, Lilica, Théo, Tequila e as Jandaias, estavam todos com piolho! Acho que pegaram de um pardal que foi socorrido ao mesmo tempo em que Lilica foi atendida na quarta. Achei que para quarentenar bastava isolar em gaiolas diferentes, mas as Jandaias também pegaram piolho. Mantenho uma gaiola em cima da outra. Passei neles os Kleen ainda na sexta à noite. Aproveitei o sol de sábado e domingo e também dei banho de vinagre.

Estou oferecendo Nutropica Natural, Nutropica Frutas, sementes Águia, Saporitos, Farinhada CC2030, couve, milho cozido e ovo cozido MAS, ela só está aceitando sementes Águia, milho cozido e ovo cozido. Antes eu retirava as sementes de girassol, mas agora estou oferecendo "di com força". Dei umas 15 sementes só agora a noite, fora as da mistura da ração.

Ah! Consegui comprar o Avitrin no sábado e passei a dar ainda no sábado. O cheiro do Hidrovit é insuportável, mas ele parece ser bem mais completo que o Avitrin. Não sei se volto pro Hidrovit.
 

@Guilherme Carli e @Rafael Saeto, marquei vocês porque já estão por dentro da história... Deu pra notar duas coisas: 1. continuo sem saber quarentenar e; 2. Estou com um azar danado! Estou muito preocupada com minha princesa! Help, meninos!

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @AlineLima desculpe a demora pois fiquei uns dias sem entrar no forum...bem vamos lá...eu acho que infelizmente virou um efeito dominó...a primeira ave que morreu (Luna) estava doente e acabou infectando as outras aves...esse é o risco de não quarentenar as aves...:(

Oq me intriga é os veterinários não tentarem fazer nada e já dar um quadro meio que terminal para a ave...na minha opnião vc ja esta fazendo tudo oq pode...dando os medicamentos e as alimentações reforçadas...agora depende muito do quão avançado esta a doença...

Boa Sorte, fico na torcida !

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @AlineLima, quando comprei minha calopsita ela estava em uma gaiola bem suja em uma agropecuária e parecia que não cuidavam direito. Como não tinha experiência, achei que ela estava saudável, mas na verdade ela já estava meio doente.

Quando ela completou 1 semana comigo, notei ao acordar que ela estava meio "jururu", então levei ao veterinário. Lá ele diagnosticou que ela estava desnutrida, estava pesando 65g e não se alimentava direito, então deixamos ela uns dias internada pra poder ganhar peso e etc. Ela estava com uma feridinha na língua que talvez fosse o causador da má alimentação dela, então o veterinário receitou Nistatina durante 15 dias para sarar a ferida e Glicopan também por 15 dias pra ela ganhar peso e abrir o apetite. 

Nos primeiros dias eu não notei melhoras, mas segui com o tratamento e já na metade, percebi uma melhora com ela mais ativa e comendo melhor. Comecei a oferecer milho, cenoura e ovo cozido, além da mistura de sementes e ração Nutrópica e agora ela já se encontra saudável, alegre e comendo bastante. ^_^

Te aconselho a seguir com os medicamentos e ir acompanhando sua ave, se tiver alguma dúvida ou achar que não está adiantando muito, leve-a novamente ao veterinário.

Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

É considerado alerta abaixo de 70g.

Quarentena é realizado da seguinte maneira, ave separada em outra gaiola e Comodo dos demais. Necessário a higiene da gaiola, utensilios e ambiente com Vancid 10 ou Herbalvet, deixando úmido as coisas e agindo por no máximo 20 minutos e deixar secar naturalmente.

Mãos sempre lavadas com sabão neutro depois álcool 70.

Sempre cuidar dos outros primeiros depois dela. Boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 03/10/2016 at 12:19, Rafael Saeto disse:

Oq me intriga é os veterinários não tentarem fazer nada e já dar um quadro meio que terminal para a ave...na minha opnião vc ja esta fazendo tudo oq pode...dando os medicamentos e as alimentações reforçadas...agora depende muito do quão avançado esta a doença...

O médico foi bem realista comigo, disse que a infestação está muito grande e que há risco de morte. Mas ele me deu esperanças. Estou dando a medicação e rezando. Na sexta tivemos uma piora. Lilica passou a vomitar a medicação. Passou agora a tomar também Plasil e Sulcrafilm para tentar não agredir o estômago. Aparentemente está dando certo. Mas estou em alerta máximo. Ele disse que o ideal é ela ficar comigo em casa, porque se for internada o risco de morte aumenta devido ao estresse e também porque pássaro não fica com sonda. Teria que ser furada a cada medicação. Isolei ela neste sábado porque percebi ela muito amuadinha. Está em gaiola separada para que Théo e Tequila não a incomodem. Queria ter um energético para dar para ela, sei lá! Havia voltado para o Hidrovit, mas como o cheiro é forte (e ruim) acho que isso tb ajudou ela a vomitar. O médico suspendeu a vitamina ontem e vou voltar a dar hoje o Avitrin. Não sei mais o que fazer.

 

 

Em 03/10/2016 at 20:59, Guilherme Carli disse:

É considerado alerta abaixo de 70g.

Quarentena é realizado da seguinte maneira, ave separada em outra gaiola e Comodo dos demais. Necessário a higiene da gaiola, utensilios e ambiente com Vancid 10 ou Herbalvet, deixando úmido as coisas e agindo por no máximo 20 minutos e deixar secar naturalmente.

Mãos sempre lavadas com sabão neutro depois álcool 70.

Sempre cuidar dos outros primeiros depois dela. Boa sorte!

O médico disse que água sanitária seria o suficiente para a desinfecção. Estou limpando a gaiola todos os dias e depois borrifo água sanitária diluída em água e deixo secar naturalmente.

Em 03/10/2016 at 12:39, andreluiz disse:

Quando ela completou 1 semana comigo, notei ao acordar que ela estava meio "jururu", então levei ao veterinário. Lá ele diagnosticou que ela estava desnutrida, estava pesando 65g e não se alimentava direito, então deixamos ela uns dias internada pra poder ganhar peso e etc. Ela estava com uma feridinha na língua que talvez fosse o causador da má alimentação dela, então o veterinário receitou Nistatina durante 15 dias para sarar a ferida e Glicopan também por 15 dias pra ela ganhar peso e abrir o apetite. 

Ela está comendo ovo cozido e as sementes mas está bem longe do normal. Por enquanto o médico rejeita a internação pelo risco que o estresse pode oferecer. Em casa, estou fazendo tudo que posso. Sempre observando. Ela espirra e eu corro para olhar se está tudo bem! Realmente eu queria que houvesse algo a mais que eu pudesse fazer. Eu vi a bula do Glicopan e vou propor o médico mais uma mudança na medicação.

 

>> Só em remédios e consultas, já gastei 3x o valor da Lua. O vendedor da Lua disse que iria dar assistência, mas até hoje, não deu o ar da graça. Ele havia me prometido também uma albina em substituição, mas ele sumiu!

Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutos atrás, Tainá disse:

Olha acho que com 80 gramas ela não está tão magra assim meu pequeno Nick só tem 82 gramas, como o colega acima disse só deve se preocupar com o peso se estiver abaixo de 70 gramas...

Ela era mais gordinha! Mas não é só porque perdeu muito peso. Ela está apática, quietinha... é tudo. A Giardia está absorvendo todos os nutrientes. Não pesei ela essa semana, vou ver se consigo pesar ela amanhã. Cada dia ela fica mais encorujada. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, vou dividir com vc minha experiência recente!!
Minha calopsita começou com tremedeira, fezes amolecida... eu estava com ele a 7 meses já, sempre foi tudo normal.... Resolvi então levar no vet para ver o que tinha de errado e já fazer exames de rotina.
O vet então fez radiografia do figado e rim (ele estava achando que era problema renal) e cultivo das amostras de fezes e saliva da ave. 
Foi descoberto que minha calopsita estava com infecção respiratória, e prescreveu antibiótico por 10 dias. 
O vet tbm prescreveu uma vitamina, para pingar na água, mas como minha calopsita parou de tomar a água com remédio, ele suspendeu a vitamina.
Gostaria de ressaltar que, apesar das fezes e da tremedeira, minha calopsita estava bem, não estava amuada, brincava, comia, cantava.... estava aparentemente bem. (hoje eu sei que elas "ocultam" os sintomas de alguma doença como forma de preservação né)
Lá para o 4 dia de tratamento, minha calopsita foi ficando mal.  Ela foi parando de cantar, de falar, de piar.... parou de se olhar no espelho, foi ficando mais e mais sonolenta conforme os dias de tratamento. Lá pelo 8º dia pensei que irira perde-lo. Fiquei muito muito triste, minha calopsita estava irreconhecível.  
Mesmo assim continuei até terminar os 10 dias de tratamento. No final, minha calopsita nem piava!!
Com o fim do tratamento, lá pelo 13 dia, ele foi voltando ao normal. Estava cada dia melhor, voltou a piar....  Hoje, é o 18º dia, e ele voltou a falar. está ativo, brinca, grita, faz barulho, canta.....
Voltei no vet para retorno 5 dias atrás, e a infecção está curada!!!

Com isso, claro, que no meu caso foi infecção e não verme, mas.... aprendi que medicamento detona muito as calopsitas, ele tbm vomitava a medicação de vez em quando, mas o vet avisou que poderia acontecer. 
É duro, a gente sofre junto com eles, parecem tão frágeis, mas tudo faz parte do processo de recuperação. 

Veja se ele está comendo, bebendo água e fazendo coco certinho. Mesmo tristinho, amuado, e fraquinho, ele vai se recuperar. o mais importante é dar o Flagyl certinho, conversa com o vet, que as vezes menos remédio é melhor para o animalzinho. 

Boa sorte!! :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Maria Carolina, já tô com dó do Dr. Rafael de tanto que eu ligo e tiro dúvidas! Ele disse que o tratamento para Giardia é assim mesmo, bem sofrido e demorado.. e, no caso da Lilica, pelo visto, sofreremos mais um bocadinho. Vou levar a Lilica para a reavaliação na quinta-feira, quando fecharemos 14 dias da primeira parte do tratamento.
@Rafael Saeto, juro que todos os dias eu penso que vai ser o último dia da Lilica. Até porque, se pássaro esconde os sintomas, e eu estou vendo que ela não está nada bem, fico me perguntando como será que ela está se sentindo de verdade, sabe? Eu vejo ela comendo, tomando água, fazendo tudo tão amuadinha, como se fosse um esforço tão grande... as penas estão feias, ela está com cara de triste... realmente é de partir o coração!
Nem conto pra vocês o tanto que já chorei aqui olhando pra ela e até mesmo dando os remédios que ela não gosta de tomar..  sou mais mole que manteiga! Agora eu entendo pq tem mãe que chora ao ver seu filho sendo vacinado! Rsrs
Hoje mais uma vez eu vi ela vomitando, mas desta vez, foi no meio da tarde, não teve nada a ver com a medicação. Fiquei só observando. Já mais pro final da tarde, coloquei ela pra tomar o resto de sol e quando fui ver, ela estava comendo.
Então, em resumo, acho que o quadro está estável, não é um quadro bom, mas acho que ela está se aguentando. Ah! Continuo com a sensação de que se não fossem as vitaminas, ela não teria condições de resistir. Eu acho que a dose está até forte (2 gts de Avitrim Complexo Vitamínico a cada 12h), mas é o que está segurando minha magrela. Abaixo segue a foto do antes e depois. Na foto ela acabou ficando até bonitinha toda encorujada, mas quando fica "normal", dá pra ver o osso do peito e as penas todas desarrumadas e espetadas.  

Untitled-1-01.jpg

Ah! Esqueci de dizer, havia isolado a Lilica após os episódios de vômito na sexta, mas hoje, ao abrir a gaiola dela pra dar a medicação, ela foi escalando para a gaiola onde estão Théo e Tequila (sim, estão todos um do lado do outro. As jandaias em uma gaiola e as psitas em outra... o jeito é tratar todo mundo já que não isolei corretamente antes). Daí pensei com meus botões, ou ela está melhor e já consegue se defender dos demais, ou, ela não quer ficar dodói sozinha.. pelo motivo que fosse, deixei ficar com eles. Ao menos ela está empoleirando novamente. Quando isolei ela estava no fundo da gaiola num cantinho.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@AlineLima pela foto percebe que ela está bem amoadinha mesmo...tadinha...sei que vc tem feito de tudo para salvar a sua ave..nos resta torcer e pedir á Deus não é verdade !?

Sei que a dor de ver o animalzinho sofrendo é muito forte, pois já perdi além de calopsitas um cachorro que era um xodó para o cancêr.

Desculpe minha franqueza Aline, mas será que colocar ela com as outras aves não é perigoso ? Vai que os outros animais tbm fiquem doentes e a tragédia seja maior ? :$

Continuo na torcida aqui !

Grande Abraço !

Link para compartilhar
Share on other sites

Estou acompanhando tua história e torcendo para sua pequena se recuperar.

Li que vc está fazendo a higienização direitinho mas borrifa agua sanitária com água e deixa secar. A água sanitária é muito toxica pra eles, qualquer resíduo pode ser fonte de contaminação. No caso do uso da amônia quaternária (herbalvet, Vancid, Histeryl)  não haveria problema, ela é usada em clínicas veterinárias e seu uso é seguro, além de matar bactérias que a água sanitária não mata.

Todos os vets que conversei dizem que a linha avitrim é muito fraca, vitagold dizem não ser muito bom tb. 

Sempre indicam glicopan, se for o gold melhor. Ele tem o cheiro forte mesmo, mas aqui quando precisei colocar na água tomam normalmente. Será que não é impressão sua que ela não gosta por vc achar fedido?? 

Se vc tiver experiência em alimentação manual pode dar papinha e colocar a medicação pra ela tomar...e o glicopan tb. 

Aqui em casa o meu lutino odeia remédio, cospe tudo, sai até pelo nariz. Mas quando dou com a papinha ele não reclama.

Continue postando, estou aqui na torcida!!

Link para compartilhar
Share on other sites

@Rafael Saeto, também perdi! Perdi uma pastora alemã que ganhei quando tinha 10 anos... crescemos juntas... era o amor da minha vida! Minha melhor amiga! Sofri demais... entrei em depressão quando ela morreu de câncer com 13 anos. Como a gente se apega a esses bichinhos, né?!
Quanto às outras calopsitas, ficaram todos juntos porque também estão em tratamento. Somente as Jandaias estão fora do tratamento contra giardia. Ainda assim, no fds tornei a separar a Lilica porque percebi que o Théo estava incomodando ela.

@Silviajapa, não sabia que água sanitária era tóxica! Mas sempre tive o cuidado de deixar secar naturalmente ou mesmo secar com papel higiênico antes de colocar os meninos nas gaiolas. Até cheguei a falar hoje com o veterinário sobre o Glicopam (outras pessoas já tinham recomendado e também já analisei os três - Hidrovit x Avitrin x Glicopan e o Glicopan ganha disparado!), mas ele disse que o Avitrin vai dar conta do recado, e até pela quantidade de remédios que ela está tomando, não é bom ficar trocando (eu já alternei entre o hidrovit e o avitrin). 
Atualmente estou dando a medicação no cantinho do bico junto com papinha desde de sexta feira (07-10). Adotei esse método depois que Lilica passou a vomitar a medicação. Antes eu estava dando com uma seringa direto no papo mas como a medicação mudou, acho que assim ela estressa menos (e eu me atraso muito mais!). Estou dando bem pouquinha papinha: 1,5 ml de papinha + - -editado-- de sucralfilm + 1 gota de plasil, o que dá quase 2,5 ml. Daí aguardo uns 30 min e dou mais 1 ml de papinha + --editado--  de avitrin + --editado-- de helmizol, o que dá quase 2,5 ml também. Tentei dar no bico, goela a baixo, no papo e ela vomita assim que toma o hidrovit - só não tentei dar na água -, por isso voltei para o Avitrin - ela não vomita esse. Tb tentei dar o hidrovit pras jandaias misturado na papinha (estou fazendo o "desmame") mas assim que eles percebem o gosto eles param de comer a papinha. Choro de rir! 

@Maria Carolina, seu post me ajudou muito! Aconteceu o mesmo aqui. Lilica fechou o primeiro ciclo com 12 dias de tratamento muito amuada, tanto que achei que fosse perdê-la! Nossa como eu chorei esse fds! Hoje, estamos no terceiro dia de pausa com a medicação e ela já estava piando quando eu saía de perto, já estava mais espertinha, comendo muito mais hoje do que nos últimos dias! Continua com as penas feias, mas eu já fiquei muitooo feliz!!! Chorei de novo! Mas foi de alegria ao ver minha magrela reagindo!  

Enfim, meninos! Rafael, Silvia, @Tainá e Maria Carolina, a Lilica foi reavaliada e a infestação de Giardia baixou uns 80% segundo o médico. Ela finalmente estabilizou, saiu do quadro mais crítico e agora a tendência é só melhorar!!!!!! Não preciso nem dizer da minha alegria, né?!!! Ela chegou a pesar 78g, mas já está com 80g novamente! Voltou a tomar a medicação hoje à noite (espero que não volte a ficar amuadinha). Théo e Tequila também estão parasitados mas estão assintomáticos e, por enquanto, também seguirão em tratamento por mais 10 dias, daí teremos uma nova pausa e uma outra reavaliação. As jandais permanecem ilesas a esse furacão-tornado-muito-nervoso chamado Lua que passou aqui em casa.

PS.: MUITO OBRIGADO A TODOS! Agora eu acredito que a Lilica vai escapar dessa! 
9_9:D:x

 


 

Editado por Lucas Oliveira
Proibido citar posologias.
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@AlineLima realmente se apegamos de mais nos animais...eu adoro animais desde muleke...meu sonho era ser veterinário...infelizmente não alcancei este sonho...kkk...mas continuo amando os animais...continuo na torcida aqui...ela vai sair dessa se Deus quiser...grande abraço !

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@AlineLima que noticia boa!!!! Eu super te entendo nessa aflição! Sou igual...fico preocupada, fico de hora em hora olhando pra ver se melhorou, se piorou, se tá comendo, bebendo água....quase não durmo a noite de tanta preocupação. Fico angustiada mesmo sabe??

E quando melhora nossa....que alegria!!! 

Parabéns pela dedicação com suas aves!!!! Eles tem muita sorte de terem encontrado uma dona tão especial! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...