Jump to content

Melhor parceiro


Posts Recomendados

Gente, até hoje não descobri o que Frida porta. Quero comprar um parceiro pra ela esse mês, mas estou com dúvidas quanto a mutação dela e não quero somente filhotes cinza. O que vocês acham? Essa é a foto dos pretendentes. Esse da foto 2 porta arlequim? Frida é a lutino.

IMG-20161001-WA0015.jpg

IMG-20160930-WA0068.jpg

IMG_20161003_081723211.jpg

IMG_20161003_081707266.jpg

IMG_20161003_081653161.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Esse da segunda foto é arlequim, e muito lindo :x

Pra não ter filhotes todos silvestres coloque com algum macho com bastante mutações sexo ligado...por exemplo um perola canela, um lutino Pérola....assim terá mais variação nos filhotes...

Se juntar sua fêmea com o macho perola, terá filhotes fêmeas perola e quem sabe mais alguma surpresa..

Se juntar com o cb silvestre vai ter q torcer pra ele ser portador de alguma mutação e esperar as surpresas..

O arlequim tmbm vai depender muito do q ele porta e no caso, tmbm depender se ela porta arlequim...

Mas muito provavelmente vc terá surpresa em qualquer uma das escolhas

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Não tem segredo, as mutações são essas aqui (pode procurar no google pra ver mas info):

CB = Cara-Branca, é esse cinza só que branquinho ao invés de ter topete amarelo e bochechas vermelhas.
Cinza Silvestre = é a calopsita comum, cinza com topete amarelo e bochechas vermelhinhas
Arlequim = É uma calopsita manchadinha, as manchas são bem aleatórias
Lutino = são essas calopsitas todas amarelinhas como a sua (tanto que o "Albino" não é albino e sim um Lutino Cara-Branca)
Pérola = calopsitas com um perolado nas costas, diferente do Arlequim as manchas são uniformes e certinhas pelas costas mas no caso dos machos elas somem à medida que crescem (as manchas do Arlequim não somem)
Canela = Calopsitas com um tom acanelado (marronzinho)

Pra mim, sua Frida é uma Lutino Arlequim (uma foto com claridade melhor das costas iria afirmar com certeza).

É difícil saber o que as calopsitas portam, somente dá pra saber se portam Arlequim pois a maioria tem algumas minúsculas e quase despercebidas manchinhas que denunciam essa mutação. Minha Canela por exemplo porta arlequim pois há duas ou três manchinhas amareladas na cabeça, e ela não é pérola, então é fácil notar. Não há mesmo como saber nem há exames que mostram isso, então vc tem que apostar na sorte mesmo ou procurar um outro machinho pra sua piu como sugeriu nossa amiga acima pra não arriscar muito.

Nas fotos dos pretendentes, há um cara-branca pérola (se for macho, MESMO ainda é muito novinho pq o perolado ainda não sumiu e olha que começa a desaparecer com cerca de 3 meses), não da pra ver muito bem mas se ele for amarronzado ele é um canela também e como vc mostrou na segunda foto, há um cara-branca arlequim. Se sua Lutino por um acaso portar Cara-branca e ela cruzar com algum desss machos cara-branca que portem Lutino (como eu disse, não há como saber... é só apostando na sorte mesmo ou sabendo a mutação dos pais da calospita), nascerão filhotinhos albininhos por exemplo.

Boa sorte!

 

 

Editado por Helena C
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu me abstenho de opinar com propriedade neste post pq eu sou uma negação absoluta sobre genética rsrsrs

Mas, já que eu estou aqui, Frida é muito parecida com a minha Hebe, e os pretendentes são lindos.

Eu, longe da genética, apenas por questão de preferência das mutações mesmo, acho o pérola lindo. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A dúvida quanto a mutação da Frida é que tá pegando. Ela é lutino e tem listras amarelas nas penas da cauda. A cabeça é muito amarela, as asas com penas amarelas e branca. Tem penas amarelas na base do pescoço e no peito. To confusa se ela é lutino-arlequim ou lutino pérola. Os olhos são escuros. Não é vermelho, nem verde ou azul. To louca aqui, pq não conheço os pais. Já considerei até a possibilidade de ser clear. Aí quero juntar ela com algum portador de arlequim. Mas aqui os vendedores vende os pais falam mentira pra vender etc. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho uma fêmea lutino pérola. Ela tem olhos puxados pro cinza, azuis. E o corpo todo dela tem machinhas do perolado, manchas bem evidentes, como uma fêmea pérola, mas com fundo mais branco e as manchinhas bem amarelas. Quando você olha não tão de perto, ela parece ser mais amarela que branca. 

É fácil identificar a ave lutino pérola, mas só quando eu vi essa lutino pérola que eu fui entender. Vou tentar tirar foto dela próximo da Hebe, mas só poderei fazer isso no fim de semana, pois ela fica na roça. 

Tente tirar uma foto da Frida sem sombra, com a luz acima dela, para ver se podemos ajudar um pouco melhor. Essa foto dela, a luz vinda de um lado me deixou com dúvidas rs

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 03/10/2016 at 08:25, Sandra Gomes disse:

Gente, até hoje não descobri o que Frida porta. Quero comprar um parceiro pra ela esse mês, mas estou com dúvidas quanto a mutação dela e não quero somente filhotes cinza. O que vocês acham? Essa é a foto dos pretendentes. Esse da foto 2 porta arlequim? Frida é a lutino.

IMG-20161001-WA0015.jpg

IMG-20160930-WA0068.jpg

IMG_20161003_081723211.jpg

IMG_20161003_081707266.jpg

IMG_20161003_081653161.jpg

Ela esta me parecendo uma lutino sem perola! As lutinos perolas sao bem mais marcadas de amarelo

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah, verdade, não tem perolado... E os olhos tbm não são vermelhos.

Não posso afirmar q é uma arlequim pq as manchas talvez devessem ser mais notáveis, mas com certeza não é uma Lutino comum e eu não posso estar cega, tenho certeza de q tem manchinhas nas primeiras fotos desse post.

Então, as chances da mutação dela são as seguintes:

- Lutino Arlequim portadora de CB somente
- Lutino comum portadora de CB e Arlequim
- Lutino comum portadora de Arlequim somente
- Lutino comum portadora de CB somente

Eu estou apostando com tudo nas manchinhas q estou vendo, mas pode ser só uma pegadinha da própria foto... Nesse caso ela seria de fato uma Lutino Arlequim e, com sorte, portadora de CB. Não acho q tenha outra possibilidade, mas ainda há como confirmar. 
Vc poderia tirar uma foto da frente dela, de forma q ela não esteja contra a luz dessa vez? Talvez usando o flash da camera pra ter certeza, e os olhos tbm novamente, pois pelo ângulo e iluminação não dá pra ver direito a área do pescoço e peito onde estão as manchas como as primeiras fotos.

EDIT - Supondo q ela seja arlequim: se ela nao portar CB, os filhotes com o pretendente da foto vão ser arlequins comuns portadores de CB. Se ela portar, os filhotes vão ser cara-brancas arlequins (os machos sempre portarão Lutino).

Editado por Helena C
Link para compartilhar
Share on other sites

eu vejo manchinhas bem formadas amarelinhas! E pela cor dos olhos, pra mim ela porta arlequim! O meu lutino não possui essas manchinhas, ele é de um amarelinho bem clarinho, quase branco, e possui olhos vermelhos! A filha dele saiu igualzinha a ele, e veio de um cruzamento de pai lutino e mãe canela!

primeira foto do pai, e a segunda da filha! 

998262c8-6b5e-4956-a581-fd0811a4262c.jpg

Pedrita.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Vdd @Isabel Faria, essa manchas me intrigaram... Ainda bem que nao estou ficando doida kkk

Quando um lutino não tem olhos vermelhos dá pra ver de longe... nem precisou de flash pra notar nos seus por exemplo.

Tbm acho que porta arlequim, talvez seja de fato um Arlequim (pq se vc reparar no pretendente da foto, o arlequim CB, ele não tem muitas manchas notáveis, como um Arlequim Light, talvez seja o caso da Frida). Mas pode ser q porte Cara-Branca tbm, nunca se sabe. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Verdade, as duas fotos estão sem flash e dá pra notar os olhos, se tem flash fica vermelhão mesmo! 

Então, menina, mas me falaram que pra sair arlequim ambos tinham que portar, pois é, sem saber e jogando no bingo, aqui vieram não um, e sim 2 Arlquins lindos, um arlequim cinza, e outro arlequim canela! 

Joga na loteria, arrisca no que acha, e deixa pra surpresas lindíssimas por sinal que virão!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...