Jump to content

Dia mais desesperador da minha vida


Livi

Posts Recomendados

@Silviajapa @KamilaF

Na verdade deixar uma pena grande na ponta não muda muita coisa (é claro que voam mais alto COM do que SEM). Eu gosto de deixar pq assim eles podem planar perfeitamente sem cair e bater no chão de forma desequilibrada como acontecia quando eu deixava sem essas da ponta, era dolorido de ver.

O que acontece é que logo as outras penas começam a crescer e/ou vc não cortou da forma certa, daí elas ficam grandes o suficiente pra eles voarem alto e fugirem com as da ponta (se vc mora em um lugar alto, eles vão conseguir planar sim pra mais longe, mas não vão conseguir alçar voo e sair pelos altos). 

As medidas devem ser tomadas independente de as asas da ponta estiverem cortadas ou não, eles podem fugir de uma forma ou de outra pq as vezes não notamos q outras penas já estão grandes.

De qualquer forma cada um tem sua preferência, tem gente que prefere não cortar nada pq possuem um ambiente em que há riscos mínimos de fuga... Como contei ali em cima tive um problema com fuga mas ela com certeza não foi tão longe, moro no segundo andar então no máximo foi até o fim da rua (sei disso pq a outra já passou por algo parecido), o real problema foi que não notei quando ela fugiu pq eu estava em outro cômodo e ocupada... Se eu tivesse visto com certeza poderia tê-la recuperado.

Não gosto nem de lembrar.

Enfim, isso tudo vai de cada um.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 19/10/2016 at 01:00, Livi disse:

Gente, só queria compartilhar com vocês  o que aconteceu hoje. Pra mim foi desesperador, mesmo tendo final feliz. Vamos lá: 

Aos finais de tarde, costumo pôr a gaiola dos meus nenis no quintal, para que eles possam tomar banho de Sol. a Olívia, escandalosa do jeito que é, sempre começa a gritar por volta das 17h para entrar dentro de casa. E foi assim que eu fiz. Quando deu 17 horas, eu fui lá e cuidadosamente abri a gaiola e dei a mão a ela e ao Ji Hoo.. Eles subiram. Foi nesse momento que algum filho da p* sem mãe me solta uma porcaria de um rojão. Ji Hoo não tem medo, porém a Olívia MORRE de medo. Resultado? Por já estar com as asas um pouco grande, ela saiu voando quintal a fora. E voou MUITO longe, pelo que eu pude ver. Eu me desesperei na hora quando vi ela atravessar o muro, pois aqui tem BASTANTE gatos. E lá vou eu, de pijamas, sem roupa de baixo sem nada, correndo na rua atrás dela. NADA dela. Me disseram que ela voou para a rua de trás. E lá vou eu. Passei o finalzinho da tarde DESESPERADA  assoviando e esperando ela responder, nada dela. Quando já estava na boca da noite e eu havia perdido as esperanças e tava pensando em como seria minha vida sem meu mini despertador pedidor de dengo, e em como o Ji Hoo iria ficar dali pra frente ( A partir do momento que ela voou, o coitado não deu se quer UM piu).. E eis que a dona Olívia me surge no telhado do quintal, na maior, como se nada tivesse acontecido, me olhando com cara de "Não vai me tirar daqui não, escrota?". E lá vou eu, chorando de felicidade subir no telhado pra pegar ela. Agora posso dormir em paz, sabendo que meus dois nenis estão em segurança e que não vão ser comidos por nenhum gato, mas não vou mentir, foi a PIOR sensação do mundo, não desejo a NINGUÉM. 

Ah sim, só uma pergunta.. É possível ela ter voltado por que quis? Ou ela estava voando aleatoriamente e por sorte veio parar aqui? 

Nossa @Livi Vou falar sei que não vai acreditar mas vou falar, fiquei emocionado quase chorei de emoção, tive essa mesma experiencia traumática com minha ave também consegui recuperar mas só no dia seguinte a tarde quando um vizinho de outra rua conseguiu pegar e me devolver.

 

Editado por celsoqmj
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, celsoqmj disse:

Nossa @Livi Vou falar sei que não vai acreditar mas vou falar, fiquei emocionado quase chorei de emoção, tive essa mesma experiencia traumática com minha ave também consegui recuperar mas só no dia seguinte a tarde quando um vizinho de outra rua conseguiu pegar e me devolver.

 

Celso, como mãe de filhos de pena entendo o que sentimos ao ler histórias como essas, mesmo sendo de outras pessoas.. Então não duvido de você não.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@HelenaX 

Helena me identifiquei muito com a sua comovente história, minha bebê fugiu na 2ª Feira (17/10). Ainda tenho esperança de encontrá-la, é tanto amor, tanto carinho, tanto dengo. Está doendo demais. 
Por um descuido meu, a porta estava aberta, ela se assustou e saiu voando, fiquei desesperada, era 15 horas quando aconteceu, chegou o fim da tarde eu comecei a escuta-lá, e lá estava ela numa árvore na frete de casa, meu marido já tinha chegado e tentou alcançá-la com a ajuda de uma escada, mais não conseguiu, estava muito alto, a danada subiu em uma galho mais alto ainda, peguei um pau de bambu enorme com a vizinha e mesmo assim não conseguimos alcançá-la, a árvore é realmente muito alta. Enfim dali ela se assustou e voou mais longe ainda. Aqui estou triste, abalada, não paro de pensar na minha bebezinha, se alguém a encontrou, se está sendo bem cuidada. Torço todo dia para que ela tenha dado a sorte de encontrar uma alma boa que cuide dela. 

Realmente é uma situação horrível, são tanto sentimentos, tanto amor por um serzinho tão pititi. Aí está ela no seu playground, a danadinha brincava com todos os brinquedinhos, não parava, ligada no 220. Quanta falta sinto dela.

14800790_173103166478945_7065906_n.jpg

14800838_173103963145532_790319866_n.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@RaissaFerri

Que triste Raíssa, espero que vc consiga encontrá-la!!

Realmente são sentimentos muito grandes por uma ave, animais q a gente um dia pensou q nem pudesse criar afeto...

Sinto muita falta da minha bb, mas tenho esperança q ela esteja em boas mãos.

Boa sorte, q Deus conforte seu coraçao.

Link para compartilhar
Share on other sites

É muito triste mesmo perder um anjinho mais eu não sou a favor de cortar as penas das asas pois vejo com meu Nick coitadinho cortei as asas dele deixando aquela pena na ponta depois ele acabou perdendo ela dos dois lados e agora nem consegue descer da gaiola sem se esborrachar na chão da muita dó ele não consegue ir pra lugar nenhum sem minha ajuda, já decidi assim que as penas dele crescerem novamente não vou mais cortar pois como muitos aqui disseram com a asa cortada ou não elas fogem do mesmo jeito então prefiro não cortar as asas e ter muito cuidado mantendo sempre as portas e janelas fechadas... Mas enfim cada um sabe oque é melhor pra sua calosita...

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Tainá disse:

É muito triste mesmo perder um anjinho mais eu não sou a favor de cortar as penas das asas pois vejo com meu Nick coitadinho cortei as asas dele deixando aquela pena na ponta depois ele acabou perdendo ela dos dois lados e agora nem consegue descer da gaiola sem se esborrachar na chão da muita dó ele não consegue ir pra lugar nenhum sem minha ajuda, já decidi assim que as penas dele crescerem novamente não vou mais cortar pois como muitos aqui disseram com a asa cortada ou não elas fogem do mesmo jeito então prefiro não cortar as asas e ter muito cuidado mantendo sempre as portas e janelas fechadas... Mas enfim cada um sabe oque é melhor pra sua calosita...

Exato, se vc mora em um lugar que tem certeza q não há riscos (diferentemente de quem mora com a família, pois eles muitas vezes não entendem e acabam por deixar tudo aberto e assustam as coitadas sem o mínimo de consideração) eu não vejo problema em deixar as asas grandes.

Mas quanto a se "esborrachar", é meio lógico. Minha nova calopsita (Eden) tbm não sabe fazer nada, mas creio que isso seja pq a ave fica acostumada a voar alto com as asas grandes e quando vc a tira essa liberdade ela vai levar um tempo pra se adaptar. A minha fêmea mais velha por exemplo não tem problema nenhum com isso, está acostumada a correr e escalar tudo sem qualquer ajuda das asas, já o Eden é somente um filhote que teve as asas cortadas pela primeira vez e não sabe fazer praticamente nada, nem o mais simples como descer ou subir uma baixa distância e por isso acaba sempre caindo de forma feia pq ele fica contando com a ajuda das asas e não entende pq elas não funcionam.

Parece cruel, mas especialmente no meu caso ele precisa ficar com as asas assim como todas as minhas outras calopsitas sempre ficaram, pq não quero ter q perdê-lo e sofrer com o pensamento de q ele pode morrer nas ruas. Infelizmente calopsitas são aves muito assustadas.

O corte é indolor e seguro, então sempre optarei por deixar as asas aparadas até q possa um dia mantê-las intactas em uma casa grande e fechada. :)
Como eu disse vai de cada um, mas apoio sua decisão, espero poder dar aos meus pius tal liberdade um dia.

Ele está aprendendo com a outra a ciscar pela casa, subir nas coisas e locais e correr por aí, então logo se acostuma, creio que seja o que acontece com sua calopsita. Não fique triste pq logo ele irá se acostumar!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

São muitas experiências ruins com o corte que deixa a pena da ponta da asa sem cortar. Infelizmente, não funciona no meu caso. É  só navegarmos pelo fórum que vamos ver muitos casos de calopsitas que sumiram mesmo estando com as asas aparadas. Tem algumas que voam mais, outras que são menos ansiosas para voar, voar. Mas no caso de se assustarem, repito, o corte com as pontas das asas com pena inteira, a calopsita voa sim, voa alto. Não apenas plana. Eu achava que somente iria planar, mas depois do "passeio" da Hebe, eu concluí que não tem jeito. As asas delas foram corretamente, segundo este corte, aparadas em menos de uma semana. E ela voou alto.

É uma pena pq eu também não gosto delas sem conseguir ao menos aparar as quedas. Mas no meu caso funciona bem pq elas não ficam em lugares altos, até evitamos andar com elas nos ombros, então as raras quedas são mais pulos e de lugares baixos. As penas das asas que ficam e as penas do rabo são suficientes para que eles não batam com força no chão.

Fugas são sempre situações muito frustrantes e traumáticas.

As aves que ficam no viveiro e são ariscas tem as penas aparadas desse modo e voam tranquilamente pelos poleiros. O impulso e as penas que restam são o suficiente para elas irem de um lado a outro, mas espero que ajude alguma coisa, caso ocorra algum acidente com fuga. Sinceramente, não sei se adiantaria nada pq agora eu sei que elas voam mesmo assim, mas fica pela esperança.

Editado por KamilaF
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, KamilaF disse:

São muitas experiências ruins com o corte que deixa a pena da ponta da asa sem cortar. Infelizmente, não funciona no meu caso. É  só navegarmos pelo fórum que vamos ver muitos casos de calopsitas que sumiram mesmo estando com as asas aparadas. Tem algumas que voam mais, outras que são menos ansiosas para voar, voar. Mas no caso de se assustarem, repito, o corte com as pontas das asas com pena inteira, a calopsita voa sim, voa alto. Não apenas plana. Eu achava que somente iria planar, mas depois do "passeio" da Hebe, eu concluí que não tem jeito. As asas delas foram corretamente, segundo este corte, aparadas em menos de uma semana. E ela voou alto.

É uma pena pq eu também não gosto delas sem conseguir ao menos aparar as quedas. Mas no meu caso funciona bem pq elas não ficam em lugares altos, até evitamos andar com elas nos ombros, então as raras quedas são mais pulos e de lugares baixos. As penas das asas que ficam e as penas do rabo são suficientes para que eles não batam com força no chão.

Fugas são sempre situações muito frustrantes e traumáticas.

As aves que ficam no viveiro e são ariscas tem as penas aparadas desse modo e voam tranquilamente pelos poleiros. O impulso e as penas que restam são o suficiente para elas irem de um lado a outro, mas espero que ajude alguma coisa, caso ocorra algum acidente com fuga. Sinceramente, não sei se adiantaria nada pq agora eu sei que elas voam mesmo assim, mas fica pela esperança.

Isso é muito relativo, as vezes pensamos que as asas estão aparadas quando na verdade já cresceram outras penas (comum durante a muda) ou deixamos alguma que deveria ter sido cortada (eu deixo a da ponta e tento cortar até 9 penas). Vai de cada um também, tem gente que prefere nem cortar pq tem condições de manter as aves voando livremente sem riscos de escape.

Eu prefiro deixar a pena da ponta independente de morar num apartamento e saber dos riscos. Se estiverem voando alto pela casa eu irei perceber e tentarei aparar mais a asa, dificilmente vão passar por uma janela. Não gosto de vê-las tendo quedas que podem machucar, e se eu posso evitar isso então irei evitar (especialmente por gostarem muito de ficar no alto e no meu ombro).

No caso da minha piu que fugiu, eu tinha conhecimento de que ela estava na muda e já era hora de cortar muitas penas que haviam crescido (já tinha cortado algumas ), mas eu decidi esperar o restante crescer, imaginando que não haveria problema... Mas houve, e foi um erro de outra pessoa que deixou a janela escancarada quando sabia que uma grande regra da casa é manter todas fechadas ou minimamente entre-abertas, além de que eu estava tão acomodada que não estava olhando no momento, despreocupada. Aconteceu, se eu tivesse visto o momento da fuga tudo poderia ter sido diferente, e se a janela estivesse fechada, também.

Novamente, acho que é bem relativo. Se pra você dá certo as asas completamente aparadas, sem problemas. Fazemos o que achamos ser melhor pros nosso bebes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...

Olá, sinto seu desespero aconteceu cmg a pouco tempo (28/11/2021) e até hj não encontrei, moro em Recife (bairro do cordeiro) e estou procurando por ele pq eu ainda o escuto um pouco longe, e estou OFERENCENDO RECOMPENSA DE 150 REAIS, então caso alguém aq de recife do bairro do cordeiro tenha encontrado pode me chamar no instagram (@eu_jujuf ou @giseldalemos)

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...