Jump to content

Papagaio Filhote verdadeiro


Luiz Reis
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Salve clube! queria muito a ajuda de um veterinário ou de alguém que já passou por isso, ele chegou aqui sexta-feira, coloquei ele para dormir no meu quarto e a gaiola ficou em frente ao ar-condicionado, porém cobri com lençol e edredom (sendo que em baixo do apoio da gaiola tem um exaustor que fazia uma tremulação na gaiola mínima, mas fazia!!) e de sexta para Sábado quando fui limpar a gaiola de manha percebi um liquido vermelho semelhante a sangue ou é sangue, fiquei alertado e joguei o problema para o ar condicionado e o exaustor, logo troquei a gaiola de canto e botei em um quarto vazio apoiado na parede (como na foto) porém quando foi de sábado para domingo (hoje) o liquido amanheceu novamente na bandeja, limpei e fiquei observando o papagaio hoje durante todo dia e percebi que ele não obrava esse liquido vermelho pela a manha ou a tarde era somente a noite/madrugada, para minha infelicidade a tarde eu vi uma fezes dele com esse liquido(fraca textura mas tinha) então comecei a pensar que seria o horário das papinhas que estava muito distante (7 da manha, as 12:30, as 5:30 e pronto) então comecei a dar a papa de 3 em 3 hrs e encher  o bucho dele, e estou agora observando, ele ta bem mole, fica nessa posição da foto o tempo todo e quando vai para algum canto com luz do sol ele tende a procurar um canto escuro como esse da porta, na maioria das fezes ao dia sai dessa coloração que mostra na foto, mas algumas saiem vermelhas, estou testando se poderia ser o tempo da papinha.. (mas acho que não é )

gente sei que o texto é grande mas é bem explicativo !!

 

 

P_20150531_090514.jpg

P_20150531_143118.jpg

P_20150530_151329.jpg

P_20150530_124527.jpg

P_20150530_171205.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Luiz leve ele urgente  ou veterinária  , essas fezes estão muito ruins é sangue ele deve estar  com algum problema muito

 serio no intestino .                    Ele esta assim quieto porque esta doente e por isso quer ficar quietinho , não força ele em nada tentar brincar a situação vai piorar

Que papinha vc esta dando , ela é  comprada pronta aquelas de pote que vc  coloca agua morna  é esta pronta .  tem nos petes  é fácil de encontrar

 De papinha varias vezes ao  dia  ,coloque frutas na gaiola  tipo maçã lavada e sem sementes   mamão maduro em cubos  milho verde em espiga   primeiro de uma fervida deixe esfriar e corte em rodelas grossa e coloque em pote de louça nunca coloque nada de plástico na gaiola eles roem tudo

 Tenho um papagaio verdadeiro eles são bem ativos  por isso estou achando o seu muito abatido .  

 As fezes tem que ser  parte verde parte branca e firmes não precisa estar duras mas firmes   

Forre  o chão da gaiola com papel não deixe assim

Sempre coloque agua filtrada não da torneira , compre mix de sementes   que já vem com a quantia certa de  cada  semente evite de dar muito girassol porque tem muita gordura e  ataca o fígado e o coração . marcas que eu  uso reino das aves é a melhor  o meu adora

Estamos aqui para ajudar conte com a gente

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se vc morar em lugar frio deixe ele em um lugar fechado  sem barulho e com a gaiola coberta com um cobertor  e deixe a parte da frente aberta não deixe ele solto no chão  porque ele pega friagem e da pneumonia  e doenças respiratória ,  ainda mais que ele esta assim 

A APERENCIA DELE  ESTA BEM RUIM   VA O MAIS RAPIDO POSSIVEL  AU VETERINARIO  PORQUE ELE NÃO VAI AGUENTER MUITO TEMPO .

 Pergunta ele comeu alguma coisa vermelha

Link para compartilhar
Share on other sites

Ajudo sim Salete, tou dando a papa da Alcon pra ele, ele não come nada solido frutas ou milho e etc, tá só na papa, ele ta dormindo deitado na gaiola, ai forrei ele apenas geme, não faz mais nenhum som, peguei ele sexta-feira, desde de sexta ele tá assim, vou levar amanha no veterinário, de preferência um especializado em aves, tomara que ele resista hoje :/

Link para compartilhar
Share on other sites

Tadinho Luiz tomara que ele a aguente  esta noite  deve estrar com muita dor para dormir assim onde vc mora está frio  aconselho  vc colocar uma lâmpada  de 60w  em um soquete bem vedado perto da gaiola  por fora  coloque um pano preto entre a gaiola e a lâmpada para não  atrapalhar ele a dormir 

Leve ele logo cedo  melhor vc deixar ele  internado pois só assim ele vai se recupere,

Onde você mora  se for em são Paulo tem veterinário 24 horas  sei de vários 

 Estou aqui na torcida se Deus quiser ele vai ficar bem

Abraço

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Moro aqui em Fortaleza, é quente aqui, tou so esperando amanhecer e dar o horário comercial para poder leva-lo, meu medo dessas internações é que ele morra la ;~, nem consegui dormir direito é osso mesmo,  e aqui não tem muitos veterinários especializados em aves silvestres, outro medo é que eu chegue com ele no veterinário e o veterinário nem saiba cuidar, mas isso não corre risco de acontecer neh, que chegue logo as 9 da manha ;////

Link para compartilhar
Share on other sites

Cheguei do veterinário , 120$ a consulta!!!

 

ele pesou e tudo, o peso tava normal (400 e poucas G) mostrei as fotos da bandeja e tudo pra ele,  as fotos do comportamento e tudo, resumindo o que ele falou: "seu papagaio é  filhote, ele não vai brincar nem nada, vai apenas se esconder por causa disso, e sobre esse "sangue" se tivesse nas fezes poderia ser algo, mas é só no liquido ao redor delas, as fezes estão normais e a parte branca delas tbm, já essa coloração vermelha pode ser por causa da papinha da Alcon e que essa coloração é apenas a pigmentação" dai ele aplicou no papagaio vitamina K e um ant-inflamatório, e me passou 2 guias, a primeira é para eu aplicar 1 gota de Profenid a cada 12 horas por 3 dias e a segunda guia é pedindo um raio-X do abdominal (130$)

 

paguei a consulta, a aplicação da vitamina K e o ante-inflamatório= 165$

e tenho direito a retorno durante 30 dias

achei um absurdo esse preço!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Luiz Reis também tenho um papagaio verdadeiro, e quando são filhotes a grande maioria não sobrevive pois exigem muito cuidado. Siga as recomendações médicas do veterinário e abaixo complementarei algumas informações que recebi do meu veterinário especializado para lhe ajudar.

Papagaios não são como calopsitas, esses não devem comer semente que devem ser oferecidas raramente ou nunca, pois as sementes vendidas para papagaios mesmo que misturadas na maioria é composta de girassol que é o que comem. Você terá que habituar ele a comer ração e esse viverá uma média de 80 anos se bem cuidado.

A papinha que eu indicaria é a megazoo, pois é a única no mercado isenta de corantes, custa um pouco mais caro, mas ela dura mais de mês e se for isso que está causando esse vermelho nas fezes irá acabar. Não adianta dar frutas, verduras e nem nada agora nesse período, pois ele não irá comer.

Quando o meu era filhote, coloquei ele numa gaiola parecida com essa sua, tirei a grade do fundo e coloquei maravalha. Da mesma forma que você fez, coloquei um potinho com raçãosólida da megazoo para ele ir se acostumando a triturar ela, e oferecia a papinha também da megazoo várias vezes ao dia, uma média de 4 em 4 horas.

Devido ao frio cobria toda a lateral da gaiola durante o dia, deixando somente a frente aberta e a noite cobria a gaiola totalmente. Evite locais que tenham correntes de vento, pois pode adoecer ele. A noite se estiver muito frio além de cobrir a gaiola coloque uma lampada de 60W sobre a gaiola para esquentar ele.

Você pode pegar nas mãos as bolinhas da ração e oferecer no bico dele para ele ir acostumando.

Depois de crescido a alimentação da minha é 80% ração megazoo, 10% Alcon Club Psita Bits (essa é uma ração em forma de biscoito) e 10% verduras, legumes e frutas. Ela gosta de comer sementes, mas por indicação do veterinário somente dou no sábado e domingo a quantidade de aproximadamente 1 1/2 xicaras de café somente para matar a vontade, mesmo assim aquela mistura que vem com outras sementes além do girassol como semente de mamona, arroz cateto, uva passa, amendoas, etc.

Você terá que acostumar ele nesse inicio a comer somente a ração, verá que ele crescerá forte, saudável e com penas viçosas. O meu vai fazer 8 anos, nunca ficou doente, e quando o veterinário vê ele, diz que nunca viu um papagaio tão saudável e com penas bonitas como ele

Quando ficar maior ofereça também osso de siba que é fonte de cálcio e brinquedos de madeira para desgastar o bico.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Esqueci de mencionar, também dou farinhada de mel e ovo da nutrópica diariamente. Tem pessoas que falam que tiveram papagaio e esse viveu "bastante" em torno de 10, 15 anos, mas se for ver os coitadinhos não viveram nada, pois a estimativa de vida deles é em torno de 80 anos, então vale a pena investir um pouco a mais na alimentação deles que o que irá economizar com veterinários e medicamentos cobre a diferença de despesas do ano com a alimentação e a sua única preocupação com ele será em arrumar os possíveis herdeiros nas próximas gerações para adotar e cuidar dele.^_^

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado e muito pelo o apoio Celia e Salete :D:D, fiz uma filmagem dele agora pouco (18:20 01/06 ) Célia quando eu peguei o papagaio ele estava tomando papa da alcon, eu introduzi essa da MegaZoo, pois não tinha a da alcon, e no dia seguinte começou aparecer essa aguado vermelho, mencionei isso pro veterinário, ele falou que poderia ser isso também pois quando você troca de papa radicalmente, o bio-mecanismo do papagaio pode sofrer (algo assim) pessoal, resumindo, o veterinário não mostrou preocupação ao ver a foto da aguada, como pode isso?!?! fiquei até com um pé de desconfiança, mas perguntei se ele já tinha acabado faculdade e tal, ele me formou que já tinha acabado a 6 anos atrás que já trabalhou por muito tempo em zoológico e tal..

segue a filmagem dele, de hoje..

 

https://www.youtube.com/watch?v=a-0XVEVudus 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Luiz como esta seu papagaio ?

E verdade veterinária  é caro mesmo acho um absurdo mais o que vamos fazer não podemos deixar nossos  bichinhos  morrerem sem cuidado , eles só tem a gente para protege-los  .Aqui   a consulta esta nesta faixa de preço .mas tem ate um mês de retorno  se vc perceber que ele não esta melhorando volte ou veterinária quantas vezes for preciso ele vai te atender sem cobrar outa consulta .

Mai vc não só esta dando papinha a papinha e incolor não deveria estar saindo nada vermelho . Mas oque ele falou do estado  dele  estar gemendo  e abatido tudo bem que ele é filhote mais este gemido não é normal  .  Tire o raio x só assim vc vai ter certeza do que ele tem  e leve assim que vc tiver em mãos ao  veterinário  ,  pode ser que ele engoli-o  algum objeto e machucou o intestino .

Quando adquiri minha calopsita ela  veio doente  fui ao  veterinária  só de consulta e remédios deixei quase 300,00 reais fora os exames que fiz na época gastei  140,00

Paguei tudo no cartão depois a gente se vira  para pagar

Sobre papagaio o meu já peguei  ele com uns 2 anos  a dona morreu e ninguém queria ficar com ele passou em umas 4 famílias   chegou todo sujo fedendo tipo xixi  na gaiola  velha pequena e suja  .  Só tinha um pote feito com lata de massa de tomate  cheio de girassol  no começo ele só  não comia nada  eu colocava frutas  ração extrusada e mix de semente ele só comia o girassol  fui tirando o girassol aos poucos   hoje ele come de tudo frutas  legumes  só não come ração extrusada    .Esta lindo e saudável  mas só eu   e minha filha trata ele  é bem bravo .

 Se Deus   quiser ele vai ficar bem  :x

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Salete, você chegou a ver o vídeo ? https://www.youtube.com/watch?v=a-0XVEVudus  foi de hoje, pois é tou intrigado com esse raio-X, eu liguei para o veterinário e falei para ele que se voltar  acontecer esse liquido vermelho, eu irei levar as fezes para fazer exame, ele achou uma boa, o raio-X é mais uns cento e pouco reais =( euheuhe, o que vc achou desse profenid que ele passou ? é um anti-inflamatório ...

Link para compartilhar
Share on other sites

Acabei de ver o vídeo . Me parece que ele esta bem  , não sei se é pelo medicamento que ele tomou  ou o remédio esta fazendo efeito  e esta melhorando

Referente o  Profenid  ele é ante inflamatório   analgésico  ele tira a dor  e ajuda na  recuperação de animais pós operatório  e nas dores musculares .   Se fosse vc eu faria o raio x  só assim para saber se ele esta com mais alguma doença  interna  .    VC notou algo nele acha que esta melhor  parou de gemer as fezes estão saído sem o liquido  vermelho parou de gemer só assim  para saber se ele esta melhorando .

  E fique atento com as fezes e   se notar alguma   diferença como muito aguada ou riscos de sangue  leve as fezes ao veterinário para ele avaliar pessoalmente  ,   não fique trocando de  papinha porque também  deixa as fezes moles e as vezes da ate diarreia  procure comprar potes grandes assim dura mais e  quando estiver no meio do pote compre outro assim da tempo de vc achar da mesma marca e não corre o risco de acontecer de ficar sem .

Eu  faço isso com as comida dos meus pássaros  até porque eu tenho  três raças  papagaio calopsita e periquito e são ração e sementes diferentes .

Estou na torcida  para ele melhorar :x

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Uma dica Luiz antes de dar o remédio leia com atenção a bula tire duvidas lendo artigos na net . Para não errar na dosagem  erro de dosagem de remédio pode matar sua ave

Esses dias atrás um colega nosso do Club  levou a calopsita  dele  ao veterinário  ele prescreveu o remédio mas não colocou a dosagem  certa  ele acabou dando o remédio em dosagem muito alta e matou a ave . quando foi ver  já era tarde demais

 Então tome cuidado com antibiótico em aves  qualquer gota a mais pode levar a morte por intoxicação  de remédios   ,  quando for dar remédio sempre de papinha antes assim evita da ave vomitar  por estar com o papo vazio ,  onde vc mora tem coco natural pode dar uns 10 ml  de agua  do coco    ao  dia enquanto ele esta doente vai ajudar hidratar, e  deixe um pote de  água  perto porque remédios da bastante sede neles .

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...