Jump to content

Pé atrofiado do filhote


Ir para a solução Resolvido por cástella,

Posts Recomendados

  • Solução

Me parece um lutino.

Quanto ao pé. Só o direito que é assim? Os pais são irmãos? Me parece que os dedos são menores e tortinhos. Nunca tinha visto isso. Não vou poder te ajudar.

Editado por cástella
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não é lutino. O pai é a terceira geração de um Silvestre e nunca saiu lutino. A mãe não é Lutino, então não tem como ser. Mas o Pai eu acho que possa ser portador de canela.

O primeiro filhote dessa ninhada aí nasceu com os olhos da mesma cor, porém morreu. A fêmea estava abandonando ele e tirando do ninho.

E não são parentes. O Pai era meu, nasceu aqui. Filho do meu Silvestre/Pérola, que também nasceu aqui. Só que não sei se ele nasceu do ovo da pérola que tenho, ou se de uma Cara Branca Canela, pois botaram juntas e misturou.

Apesar de pequeno, o pé parece inteiro. Será que ainda cresce? É bem menor em relação ao irmão, que tem só um dia de diferença.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pela minha experiência com filhotes , aqui em casa de 4 filhotes que nascem 2 é lutino, lutino pérola, lutino arlequim e assim vai obrigatoriamente, então teu filhote de olhos rosados é lutino de certeza amigo tom, agora sobre os pés aconteceu um aqui em casa aqui em casa e com 10 dias também estavam deste tamanho mas conforme foi passando o tempo cresceram normal aguarde e verás, tanto a mutação como os pés! Um grande abraço e um beijinho nesses Pequenos...

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

Há tenho Shenna a matriarca aqui em casa ela é canela e agora nasceu o Zeus neto de Shenna dá mesma cor até as pintas na nuca no mesmo lugar incrível canela , nascem de olhos mais escuros que rosado!!

 

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho uma fêmea que tem deficiência nos pés.

Não tinha certeza se era a mesma deficiência da sua. Então, hoje de manhã quando fui alimentá-los, dei uma boa olhada e achei até parecido.

Os dedos são menores que dos outros. Mas é pouca coisa menor. E eles são um pouco menos curvados que o da sua. Detalhe que são nos dois pés. e um dos dedos chega a ser curvado para o lado e não para dentro.

Não sei dizer como ela era quando filhote pois já ganhei ela adulta. Mas ela se locomove, de vagar e com a ajuda do bico, por toda a gaiola. Tem uma vida relativamente normal.

Vou tentar tirar fotos e coloco aqui assim que puder.

Link para compartilhar
Share on other sites

Fui hoje ver pessoalmente. Eles estão com o papo muito cheio mesmo, tem mais papo de caloposita naquilo. Acho que os pais de primeira viagem estão exagerando na comida. E eles parecem bem feios de perto, com a pele mais seca. Os meus filhotes que nascem aqui sempre foram bonitinhos. Um já até abriu o olho e anda. Acho que não é deficiente, apenas estão com desenvolvimento bem atrasado.

Pedi pros donos tirar os pais de perto por hoje até a hora de dormir, e deixar só água e ovo até amanhã no meio dia, pra dar um tempo dessa comida sair do papo deles. Dei também um pouco de papinha pra fazerem e reforçar a alimentação deles, pois eu julguei estar fraca de nutriente.

 

E continuo achando que não é lutino não. O pai é neto de um Silvestre com um Pérola, filho de um Silvestre/Pérola com uma Canela Cara Branca portanto arlequim. Não tem de onde vir gene lutino. O único de olho rosado que nasceu aqui em casa, foi filho dessa Canela CB, mas já nasceu e morreu no mesmo dia.

10 horas atrás, cástella disse:

Achei algumas no computador. Mas não estão muito boas. Se conseguir melhores eu coloco.

IMG_4046.JPG

IMG_4068.JPG

IMG_4041.JPG

Gostei do seu Viveiro. Posta fotos dele inteiro? :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não me preocuparia com o papo. Meus filhotes tinham o papo tão grande de comida que parecia que iam explodir. Pelo que entendi, não são pais de primeira viagem, eles são pais experientes então sabem oque estão fazendo. Eu não separaria os pais dos filhotes para não correr o risco de abandono.

Quanto ao viveiro, foi meu marido quem fez. Nossas 4 calopsitas parecem viver bem felizes lá.

 

IMG_3972.JPG

IMG_4050.JPG

IMG_3781.JPG

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 31/01/2017 at 20:13, Tom disse:

Não é lutino. O pai é a terceira geração de um Silvestre e nunca saiu lutino. A mãe não é Lutino, então não tem como ser. Mas o Pai eu acho que possa ser portador de canela.

O primeiro filhote dessa ninhada aí nasceu com os olhos da mesma cor, porém morreu. A fêmea estava abandonando ele e tirando do ninho.

E não são parentes. O Pai era meu, nasceu aqui. Filho do meu Silvestre/Pérola, que também nasceu aqui. Só que não sei se ele nasceu do ovo da pérola que tenho, ou se de uma Cara Branca Canela, pois botaram juntas e misturou.

Apesar de pequeno, o pé parece inteiro. Será que ainda cresce? É bem menor em relação ao irmão, que tem só um dia de diferença.

@Tom...eu também acredito ser um filhote lutino...e consequentemente uma fêmea.

Pelo que eu entendi, os avós desse filhotinho eram Macho: Silvestre e Fêmea: Pérola

Se o avô Silvestre desse seu Macho portar Lutino, (o que é comum hoje em dia por ser muito difícil de achar um silvestre "puro" que não seja portador de absolutamente nada), existe a possibilidade de que esse seu Silvestre/Pérola, seja um portador de lutino tbm.

E quanto aos pézinhos, eles estão bem menores mesmo...o.O. Mas acho que ele consiga conviver com isso e compensar a deficiência de alguma forma. Poleiros mais finos, e com aquelas estrias...podem ser uma boa opção pra ajudá-lo quando chegar na época de aprender a empoleirar. Poste mais fotos quando ele tiver maior ...Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Parecem bem, apesar de meio atrasados em relação aos meus.

E sobre ser lutino ou não, será que o gene sobreviveu 3 gerações sem se manifestar? O bisavô, avô e pais são cinzas. Já nasceram bem uns 10 do avô e nada de vir lutino. Só nessa ninhada, que é um cinza portador de canela, com uma canela arlequim que veio 2 de olhos avermelhados. Um morreu.

 

IMG-20170207-WA0005.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Esperar crescer para ver. Estou curiosa aqui!!

Quanto ao pé. Descobri o que aconteceu com os pés da minha calopsita.

Ela já veio adulta aqui para casa então sempre achei ser má formação ou falta de maravalha no ninho em que foi criada. Há uma semana estou dando Hemolitan Pet. Um suplemento muito bom. E percebi que a deficiência melhorou significantemente, nem precisa mais ajuda com o bico para andar no chão do viveiro. Então, pesquisando, encontrei algo que desconfio ser o problema dela. Chama-se Doença do Dedo Curvo.

http://veterinariodeaves.blogspot.com.br/2013/11/a-doenca-do-dedo-curvo.html

Resumindo, a deficiência da vitamina B2 pode causar uma paralisia nos pés e pernas. Quanto mais grave, poderá afetar os filhotes ao nascerem e matar a ave adulta também. Então, já que depois do início do tratamento com o suplemento tenho notado uma melhora significante, acredito ser esse o problema.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 31/01/2017 at 19:57, cástella disse:

Me parece um lutino.

Quanto ao pé. Só o direito que é assim? Os pais são irmãos? Me parece que os dedos são menores e tortinhos. Nunca tinha visto isso. Não vou poder te ajudar.

os penugens amarelo não e lutino não, todos tem, depois cresce a cor real deles.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...