Jump to content

Ração ou sementes?


emylle

Posts Recomendados

Minha calopsita só come sementes, e o veterinário me disse pra dar ração. Eu falei pra ele que ela não gosta, mas ele me explicou como devo entrar com a ração, até que ela possa comer. Eu até comprei a ração, e diminui na quantidade de sementes, eu vejo ela no comedouro da ração, mas não sei se ela está realmente comendo ou só esfarelando. O vet me falou que a melhor coisa é dar a ração, que se eu conseguir tirar a semente será a melhor coisa, pois segundo ele sementes dão muitos fungos que podem causar doenças. Será que elas podem viver sem as sementes? Tenho medo de tirar e ela passar fome, pois a minha não come quase nada de frutas, só gosta de milho e arroz cozido. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Existe muitas controvérsias em relação a alimentação adequada com sementes e ração, pois cada veterinário tem sua opinião. Eu sigo as orientações do meu veterinário especializado, pois as justificativas que ele me deu foram muito convincentes.

As sementes são alimentos que saciam rápido demais e são pobres em vitaminas e nutrientes. Já a ração é um alimento rico em nutrientes e vitaminas. Se você der somente semente, suas calopsitas terão um deficit em vitaminas, que poderá causar doenças e baixar a imunidade por falta de nutrientes. Se você fizer o oposto e der somente ração elas poderão tem uma superdosagem de vitaminas que também poderá causar doenças.

Então, ele me orientou a deixar sementes e ração a vontade no dia a dia, pois elas comeram a ração e por habito uma maior quantidade sempre de sementes, o que proporcionará o equilibrio nutricional das mesmas.

Sementes dão fungos quando armazenadas indevidamente,com prazo de validade vencido ou a muito tempo ensacado. Por isso o correto é comprar sempre pacotes lacrados e nunca a granel, depois de aberto colocar em um pote hermético para evitar contaminações e nunca estocar grandes quantidades (nunca coloque as mãos sujas nos alimentos, lave sempre antes de manusear). Comprar somente a quantidade para um mês no máximo, assim garantirá que elas estarão sempre fresquinhas, procurando sempre no ato da compra olhar o prazo de validade e comprar as que tenham a fabricação com data mais próxima do dia que você estiver comprando.

Eu lhe aconselho a não tirar as sementes, mantenha os dois disponíveis, de início poderá adaptar elas colocando tudo junto em um potinho, inclusive farinhada se ela ainda não estiver habituada a comer, misture na proporção de 1/3 para cada alimento e deixe por aproximadamente um mês dessa forma, ou até quando perceber que está comendo de tudo, dai separe cada uma em seu potinho.

Eu costumo deixar os potes de cada alimento sempre um ao lado do outro, sendo que o de água grudado no de ração, pois dessa forma elas umedecem a ração e comem com mais facilidade. Se você colocar os potinhos espalhados nos quatro cantos da gaiola, provavelmente elas irão direto no de sementes, por isso a necessidade de colocar um próximo do outro.

Elas gostam muito de folhagem verdes, então ofereça verduras como catalônia, espinafre, brócolis, acelga, rúcula, almeirão, etc. que com certeza elas irão se acostumar. Seja persistente, coloque todo dia um punhado, que quando menos esperar elas estarão comendo, basta apenas conhecerem os alimentos.

  • Gostei 4
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu concordo com a Célia sobre a alimentação, caso sua calopsita não goste da ração que está dando tente outras marcas, as minhas não gostaram da nutropica e megazoo então eu estou usando a poytara, você deve experimentar a ração que sua calopsita mais de adapte.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu compro saquinho de ração e vou colocando em um potinho de vidro, na medida que acaba do potinho de vidro, eu viro mais quantidade.  A ração que compro do saquinho não chega a durar um mês, quase isso. Pq eu troco as sementes todos os dias.

Eu vejo  a Meguiri no potinho de ração, vejo ela pegando as bolinhas e tal, mas não sei se ela está comendo ou se está tentando descascar pensando que é semente..rsrs Vejo tudo esfarelado no potinho.

Ela até  come couve, mas coloquei brócolis ela ficou com medo, coloquei cenoura ela também ficou com medo.

O que ela adora é arroz cozido e milho cozido, ela não pode ver um prato de comida que fica louca pensando que é arroz, rsrsr. Gostaria de comprar ração boa, e sementes boa também, mas na minha cidade é fraca para vender coisas para pássaros. Comprei ração da Alcon mas só achei pra filhotes , a própria de Calopsita, uma ração esverdeada da Alcon eu não encontrei. Nem Megazoo eu encontro por aqui L

Link para compartilhar
Share on other sites

Somente o fato dela estar indo até o potinho e pegando a ração, fora os farelos que ficam no pote já é comprobatório que ela está comendo a ração, pois as calopsitas tem uma curiosidade natural, caso não estivesse comendo depois de satisfazer a curiosidade ela não mais iria até o potinho para mexer nas bolinhas. Outra coisa que dá para notar é que na hora que estão comendo a ração da para ouvir o barulho delas triturando a ração e fazendo o movimento do bico mexendo enquanto comem. Nem sempre a marca mais conhecida no mercado indica que é o melhor produto, existem muitas outras sem grande divulgação que são tão boas como essas de nome, o que importa é que no final elas tenham uma alimentação bem balanceada. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente ela faz o barulhinho msm, tipo triturando a ração. Mas cai tantos farelinhos que parece que ela está jogando tudo fora.

Celia essa calopsita do seu perfil é muito linda, vontade de apertar rsrs. É macho ou fêmes? Tem quanto tempo? bj

Link para compartilhar
Share on other sites

Esse é um dos meus menininhos, ele tem 6 anos. Adotei ele e mais outro aqui no forum, a dona não estava nem ai com ele e mandou eles várias vezes para adoção, as pessoas pegavam e eles sentiam falta da dona paravam de se alimentar e ela levava de volta, mas não queria eles, até que anunciou aqui no forum e fiquei sabendo da história deles serem renegados tantas vezes. Eles ficavam numa gaiola muito pequena,  depois de idas e vindas vi que ela colocou eles novamente para adoção e me candidatei para adotar e disse que não devolvia nem que ela quisesse depois, chegaram aqui muito doentes com pneumonia, gastei muito com veterinário, medicamentos e exames,quase morreram. Ela dizia que era um casal, fiz a sexagem e era dois menininhos. Agora está essa lindeza, ele é muito manso.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia lembro de quando essas clopsita  estavam para adoção  foi no antigo fórum  na época  quase me candidatei  só que eu não tinha muito espaço ma minha casa e quando vc se candidatou fiquei torcendo para que vc fica-se com elas  que bom que ficou com v

Referente a semente ou ração eu sempre ofereço as duas os meus comem  ração e sementes só o papagaio que não gosta de ração . meu veterinário  indica dar as duas porque é importante oque falta em uma a outra complementa . guardo em vidros tampado  deixo em um armário da sala que não corre risco de umidade e longe de produtos de limpeza  .  compro toda a semana não gosto de estocar  no máximo  um mês  não mais que isso .

Link para compartilhar
Share on other sites

O veterinário dos meus também recomendou dar apenas ração mas os meus não aceitavam. Fiz um tópico no fórum antigo e vendo os depoimentos tanto dos participantes como do dr Felipe decidi dar sementes e ração além de frutas, verduras e legumes.

Quanto a ração foi dificil acertar um que eles gostassem testei nutropica natural e frutas, nutropica periquitos, zoofood, megazoo calolsitas e maritacas, megazoo calopsitas e periquitos, alcon, poytara. O  último foi o que teve melhor aceitação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pelas informações. Vou deixar dois potinhos mesmo, um com ração e outro com sementes. Ela está comendo a ração sim, ontem eu percebi, e hoje de manhã quando coloquei os potinhos (pq eu tiro toda noite) ela foi direto no potinho da ração e comeu.

 

Célia que legal sua história, quantas calopsitas você tem?

 

Eu ainda não fiz a sexagem da minha, mas eu sempre pensei que fosse fêmea porque ela não canta nadaaa. Mas o veterinário me disse que por ela ter 2 anos de idade, se fosse uma fêmea já teria botado(mesmo sem um macho) e também me disse que a minha calopsita está pesadinha para ser fêmes, ela pesa 110gramas e uma fêmea geralmente pesa no máximo 80gramas. Será que procede o que ele me falou?

Editado por emylle
Link para compartilhar
Share on other sites

Salete, eles ficaram comigo, muitas pessoas já me procuraram para doar para mim suas calopsitas, mas eu sempre tento fazer com que o dono mude de idéia e fique com elas, pois acho que sofrem quando mudam de casa e de donos, mas esses foram especiais, fiquei compadecida com o história de rejeição deles e pensei comigo se não for eu eles não conseguiram ficar com ninguém e dai deu certo se acostumaram de imediato, são uns amores.

Emylle, hoje eu estou com 10 calopsitas, mas já cheguei a ter 15 de uma vez, mas tive uma perda muito grande do meu primogênito e decidi que não quero mais ter um monte, na época pensei até em doar algumas devido tanto sofrimento que tive por conta dele, mas depois superei e decidi ficar com todas, pois percebi que não consigo viver sem minhas penosas, que eu estava fazendo a maior burrada da minha vida,que eles precisavam de mim e que ninguém trataria eles como estão acostumados aqui em casa,  mas a medida que forem morrendo não pretendo ter outras para substituir elas (espero que isso ocorra daqui a uns 20 anos).

Quanto a fêmea colocar ovos, tenho minhas desconfianças dessa afirmação do veterinário dizer que colocam ovos mesmo sem macho, pois eu tenho algumas aqui em casa na faixa de 4 anos que nunca colocaram um ovinho e tenho outros passaros fêmeas também que tem mais de 6 anos e também nunca colocaram ovinhos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...