Jump to content

Não come extrusada


Lidia
Ir para a solução Resolvido por Paulo.Felipe,

Posts Recomendados

As minhas aqui em casa comem a MegaZoo PM-13 misturada às sementes. Deixo um pote dela à vontade também, que comem, mas a paixão delas é a Alcon Eco Club Periquito mesmo. Só de me verem com a garrafinha na mão começam a gritar e correr pelo viveiro... :)

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Eliezer Jr disse:

As minhas aqui em casa comem a MegaZoo PM-13 misturada às sementes. Deixo um pote dela à vontade também, que comem, mas a paixão delas é a Alcon Eco Club Periquito mesmo. Só de me verem com a garrafinha na mão começam a gritar e correr pelo viveiro... :)

A sua e aquela só de periquito e argaponis sei qual e uma hora vou pedir uma dela pra ver....

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
2 horas atrás, Eliezer Jr disse:

As minhas aqui em casa comem a MegaZoo PM-13 misturada às sementes. Deixo um pote dela à vontade também, que comem, mas a paixão delas é a Alcon Eco Club Periquito mesmo. Só de me verem com a garrafinha na mão começam a gritar e correr pelo viveiro... :)

 @Eliezer Jr As minhas estão esnobando rs só comem quando as sementes terminam.... vou atrás dessa Megazoo Hoje!!!!!! rsrs

 

@Apolo e lailo se for essa até eu como, tem um cheiro muito bom, parece de balas hahahah, 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
Em 30/08/2017 at 20:35, Leo Ribeiro disse:

Oi gente!

@Paulo.Felipe também moro em apartamento e a gaiola foi ótima para mim, em relação de arranjar um local para ela no apartamento foi tranquilo e o espaço as aves adoraram. Tem vários modelos, vai no seu Facebook e procura por Gaiopar, manda um inbox para eles e irão te mostrar os modelos que tem mais ou menos como você quer. O material é muito bom também.

Se você não mora no Norte do país não vai sair tão em conta por causa do frete. Para as demais regiões vale a pena pq mandam por transportadora.

IMG_20170107_144625745.jpg.6777f8f49b07b214c8b88f82e44a42f1.jpg

Amigo, como você fez para colocar o ninho externo nessa gaiola?

Comprei uma igual.

Link para compartilhar
Share on other sites

boa tarde.

eu tenho 16 calopsitas e elas nunca tinham ouvido falar em ração extrusada, então no começo não comeram mais depois começaram a comer.

na época comprei 5kg da megazoo

o que eu fiz foi colocar dividir a quantidade de comida que eu dava para elas, era 2 coxinhos grandes de madeira de mix de sementes e coçecei a dar 1 de mix e o outro de ração.

enquanto não comiam tudo não colocava mix de sementes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 28/03/2017 at 10:20, Eliezer Jr disse:

As sementes fazem parte da dieta natural das calopsitas. Elas sempre vão comer mais sementes que extrusada, masnmesmo comendo pouca extrusada, já equilibra a dieta, pois nutre com vitaminas, minerais etc. Se vc quiser, deixe mais alguns dias sim sem as sementes, mas não se assuste, pois quando as sementes voltarem, as aves vão comer muita semente devido a "saudade" do alimento preferido. Vc verá que comerão menos extrusada, mas não tem problema.

Fiquei hiper feliz em saber que gostaram da Alcon. Foi a mesma coisa aqui em casa. :)

Nossa, vou tentar isso! As minhas são bem enjoadinhas para comer, estão com 3 meses, só comem mix de sementes e milho cozido. Couve é só o talo e mais brincam do que comem. Comprei Nutrópica e nem mexem. Vou tentar esta da Alcon. Obrigada pela dica!

Em 30/08/2017 at 10:56, Eliezer Jr disse:

@Paulo.Felipe

A dieta somente com sementes é muito pobre e sobrecarrega o organismo delas de gordura principalmente devido o girassol. Além disso é extremamente pobre em vitaminas e minerais. O que pode diminuir a vida das aves e trazer alterações indesejáveis como bico que cresce sem parar, diminuição das defesas frente a doenças e em casos mais graves até mesmo a paralisia, pois falta a metionina que faz com que os músculos funcionem bem.

Minha dica é que vc inicie com a Alcon Club Periquito ou Alcon Eco Club Periquito que são coloridas, chamam muito a atenção das aves e também são indicadas para Calopsitas. As minhas não gostam muito da específica de Calopsitas. Comece com uma das duas acima.

Prefiro a Alcon Eco Club Periquito, pois a coloração dela vem de ingredientes naturais como urucum, clorofila e cochonilha.

Tem uma técnica bem eficiente: deixe 3 potes sempre um ao lado do outro: um de água, ao lado o de ração e ao lado o de sementes. Sempre que forem comer sementes e tomar água verão o pote de extrusada e acabarão comendo. Vc notará com o passar dos dias que o pote de ração terá rações quebradas e verá também restos de ração no pote de água, o que mostra que estão comendo a ração.

Lembre que o que vale mesmo é a sua persistência, pois as calopsitas só passam a gostar do novo alimento depois que se acostumaram com ele.

Se a ração estiver sempre sequinha, pode ficar no pote por até 5 dias. Se molhar, deverá ser trocada, pra evitar formação de fungos. Nunca deixe a ração faltar, pois ela auxilia muito no aporte de nutrientes nas épocas que as Calopsitas tem maior necessidade como época reprodutiva e muda de penas, aliás elas ficam com as penas lindas!

Espero ter ajudado. :)

alconecoperiquito.jpg

Ótimas dicas! Sou iniciante e estou muito preocupada com a alimentação delas. Preciso pesquisar também sobre farinhada, vi que vcs costumam dar, mas eu ainda não dei.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@agsheila , fico feliz que tenha gostado das dicas.

Quanto à farinhada, aconselho a nunca fazer a farinhada caseira, pois não tem a mesma qualidade das farinhadas industrializadas. Gosto das seguintes farinhadas: Farinhada Alcon Psitacídeos e R.A Criador Premium, do Reino das Aves.

Você pode colocar a farinhada à disposição num pote separado, duas vezes por semana, úmida ou ao natural. Lembrando que em caso de umedecer, deve tirar ao final do dia.

O veterinário das minhas calopsitas me ensinou a colocar farinhada no pote de sementes, 2 ou 3 vezes por semana e misturar bastante. Assim sempre que forem comer as sementes, parte da farinhada gruda na língua delas e elas comem. Essa técnica deve ser utilizada se as suas aves não comerem bem a farinhada pura. Prefira as farinhadas mais finas como as que citei acima. Há farinhadas mais grossas, como a da Nutrópica, que não se mistura bem com as sementes. Não estou falando mal da farinhada da Nutrópica, só não gosto por ser mais grossa.

Lembre sempre que a melhor ração e a melhor farinhada, não é a mais cara, a melhor é a que suas calopsitas comem bem. Grande abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Ração extrusada deve ser introduzida aos poucos na ração das aves! 

Comece a misturar ração  extrusada aos poucos com as sementes e ao passar das semanas vá  aumentando a proporção de extrusada na mistura a ponto ser apenas ração extrusada! Minhas calopsitas quando comem somente ração extrusada percebo que elas vão  menos vezes ao comedouro! Ficando saciadas por mais tempo com a ração  extrusada! 

Mas nunca ofereça apenas uma fonte de alimento! Varie sempre, ovo cozido pelo menos um dia na semana! Uma fonte de proteína que é  ótima pra saúde das aves! 

E tão ruim quanto a calopsita estar com pouco peso é  ela ter vida sedentária  e ficar acima do peso! Se vc não puder deixar ela fora da gaiola pela casa, faça com que movimente na gaiola! Deixe a água  de um lado e a ração  de outro! Coloque brinquedos pra que a ave se entretenha e gaste energia! Obesidade trazem problemas de saúde e abrevia a vida das aves!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...