Jump to content

Minha calopsita aparenta estar doente após botar ovo.


Felipe Curvelo
Ir para a solução Resolvido por MJujulieta,

Posts Recomendados

Bom dia.

Estou precisando de ajuda urgente com relação à minha calopsita Paçoquinha.

Ela botou um ovo e agora parece estar doente. Está fraca, abatida e querendo dormir o tempo todo. Sem contar que aparenta estar com diarreia.

59468bd859354_Diarria.thumb.JPG.ed089e58b383721e4d48d8f0895948e7.JPG

Moro em uma cidade muito pequena em que não temos veterinários que entendam de Calopsitas e como hoje é Domingo estou com muito receio de que ela piore muito até amanhã e não de tempo mais de tentar fazer alguma coisa a respeito.

Poderiam me ajudar por favor?

Estou meio que no desespero.

Obrigado pela atenção.

Diarréia.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
5 minutos atrás, Felipe Curvelo disse:

Bom dia.

Estou precisando de ajuda urgente com relação à minha calopsita Paçoquinha.

Ela botou um ovo e agora parece estar doente. Está fraca, abatida e querendo dormir o tempo todo. Sem contar que aparenta estar com diarreia.

59468bd859354_Diarria.thumb.JPG.ed089e58b383721e4d48d8f0895948e7.JPG

Moro em uma cidade muito pequena em que não temos veterinários que entendam de Calopsitas e como hoje é Domingo estou com muito receio de que ela piore muito até amanhã e não de tempo mais de tentar fazer alguma coisa a respeito.

Poderiam me ajudar por favor?

Estou meio que no desespero.

Obrigado pela atenção.

Diarréia.JPG

Bom dia!. Você tem somente ela ou é casal?. Observe se tem algo na cloaca. Com cuidado, pegue a calopsita enrole ela numa toalha, verifique se tem fezes grudadas ou se tem sangue. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

52 minutos atrás, Felipe Curvelo disse:

Bom dia.

Tenho um macho e duas fêmeas.

Olhei e não tem sangue, somente escretos agarrados nas penas por fora. 

IMG_2183.JPG

Ela acabou de botar o ovo?. Está dentro do ninho?. Se for é normal ficar um pouco estressada, cansada. Massageie lentamente e bem suave um pouco acima da cloaca em forma circular para sentir se tem outro ovo.  Fique observando se ela vai comer ... também reponha o cálcio e vitamina D3. O cálcio vem da pedra de cálcio ou osso de siba e a vitamina vem de verduras de folhas bem verdes e dos banhos de sol. Fique observando o comportamento. Se ela vai comer ou ficar só encorujada e triste. Observe também se a cauda fica oscilando para baixo. E vai nos relatando.

Editado por MJujulieta
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Farei exatamente como disse. Ela botou o ovo pela madrugada, achei estranho que ela estava desde Quinta-feria tentando botar esse ovo e só conseguiu fazer nesse madrugada. Não sei se alguma coisa errada estava acontecendo com ela. No momento ela comeu um pouco da ração dela, bebeu água e comeu um pouco do milho.

Muito obrigado mesmo pela atenção e ajuda. É muito difícil quando acontece uma coisa assim pra quem mora em cidade pequena.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Curvelo disse:

Farei exatamente como disse. Ela botou o ovo pela madrugada, achei estranho que ela estava desde Quinta-feria tentando botar esse ovo e só conseguiu fazer nesse madrugada. Não sei se alguma coisa errada estava acontecendo com ela. No momento ela comeu um pouco da ração dela, bebeu água e comeu um pouco do milho.

Muito obrigado mesmo pela atenção e ajuda. É muito difícil quando acontece uma coisa assim pra quem mora em cidade pequena.

Felipe, um bom sinal que ela comeu. O ovo preso é perigoso, pode causar a perda da ave. Fique observando e vai nos relatando. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Curvelo disse:

Colocamos ela no sol com as outras. Ela continua com o mesmo tipo de fezes. Estou tentando encontrar algum veterinário que entenda de aves aqui por perto mas não esta fácil. Moro em Carangola MG.

IMG_2186.JPG

Ela está na pedra de calcio ou essa do fundo da gaiola?. Tente enviar uma foto dela retinha na gaiola no poleiro e sem estar na posição de bicar ou comer. Tire de frente, lado e das costas. No aguardo. 

Felipe, ela está sentada em cima do rabo e fica com a perninha esticada?. Fica só no fundo da gaiola?. Está com as penas eriçadas e não anda?. Essas perguntas são essenciais. 

Editado por MJujulieta
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Felipe Curvelo disse:

Seguem as fotos. Estou muito preocupado.

IMG_2197.JPG

IMG_2198.JPG

IMG_2199.JPG

IMG_2200.JPG

IMG_2201.JPG

Não tem nenhuma secreção na boca ou nas narinas, nada nos olhos, as fezes continuam da mesma forma ainda. Quanto a comida só beliscando.

Realmente ela não está legal. Vai precisar de um veterinário. Te mandei uma mensagem privada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Fezes grandes e moles são normais no período reprodutivo. Se ela tava tentando botar desde quinta é ovo preso. Provavelmente o ovo de sábado tbm tá preso. Mantenha-na aquecida hoje e amanhã busque cedo um veterinário. 

Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutos atrás, Sandra Gomes disse:

Fezes grandes e moles são normais no período reprodutivo. Se ela tava tentando botar desde quinta é ovo preso. Provavelmente o ovo de sábado tbm tá preso. Mantenha-na aquecida hoje e amanhã busque cedo um veterinário. 

@Felipe Curvelo, é exatamente o que eu te disse: Ovo preso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

OI BOA NOITE

SOU A ELIZANGELA DE MG 

PELA MANHÃ DE HOJE PERCEBI Q MINHA CALOPSITA ESTAVA FRACA,CANSADA

DEPOIS DO ALMOÇO ELA BOTOU ,E AGORA PARECE Q ESTA SEM FORÇA PARA SE ALIMETAR

ELA JA BOTOU MAIS DE 10 OVOS ,

E TODOS FORAM TIRANDO DA GAIOLA.

O QUE EU FAÇO!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, ELIZANGELA23 disse:

OI BOA NOITE

SOU A ELIZANGELA DE MG 

PELA MANHÃ DE HOJE PERCEBI Q MINHA CALOPSITA ESTAVA FRACA,CANSADA

DEPOIS DO ALMOÇO ELA BOTOU ,E AGORA PARECE Q ESTA SEM FORÇA PARA SE ALIMETAR

ELA JA BOTOU MAIS DE 10 OVOS ,

E TODOS FORAM TIRANDO DA GAIOLA.

O QUE EU FAÇO!!!

Isso é normal em calopsitas solteiras,denominado como postura crônica, ocorre periodicamente.

Como em mamíferos femeas no período reprodutivo, só que em aves elas põem ovos...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...

Olá, minha calopsita colocou 3 ovos, mas não tem macho para dar filhotes, então tirei os ovos, ela está muito triste e fica deitada o dia inteiro, e a coloração das fezes dela está diferente, oq faço?

Estou com medo de algo mais grave acontecer com ela ...😭😥

Editado por Mariana Rivellino
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...