Jump to content

Diário do sr. calô e dna. psita


leandroamaralrj
Ir para a solução Resolvido por Sandra Gomes,

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal!

Abri um tópico, para mostrar meus futuros bebês. Sou “pai” novata de aves, mas acredito que estou indo bem. O que não falta aqui é carinho!

Tenho um casal que está chocando, e o primeiro ovinho da dna. Psita foi botado no dia 22/06, então, acredite que se há ovos galados, meus netos podem começar a nascer a partir do dia 08/07 é isso mesmo?

Como vejo se estão galados? (tempo que posso fazer e como fazer qdo eles estão fora do ninho)

 

Até o presente momento temos 4 ovos, os pais começaram a ficar direto no ninho, se revezando entre dia e noite.

 

Foi um presente para minha filha, eles já estavam namorando e aí instalei o ninho no viveiro. Essa é a primeira postura deles, o Calô é mais velho (Veio de um viveiro grande), mas acho q nunca foi pai e a Psita é a primeira com certeza, ela chegou aqui muito bebê.

Estamos com medo pela saúde deles... Achamos q era muito nova, ela tem +- um ano, ele é mais velho... Não sei o que preciso fazer para facilitar a vida deles, como alimentar melhor ou até preparar para receber os babys... Um tanto qto ansioso! kkk

 

Estou reforçando a alimentação deles com papa de ovo, deixando um pouco mais de ração e trocando todos os dias, colocando osso de Ciba na gaiola e 4 gotas de Hidrovit na água. Retirei frutas e verduras (elas comem muita couve), pois lí que alimentos que contém água, fazem eles beberem um pouco menos de água e como estou dando hidrovit na água, não quero q isso aconteça.

 

Estou procedendo de forma correta?

Segue algumas fotos do ninho, com os babys (ovinhos).

Obrigado a todos pelas ajudas... Vou postando nesse tópico a evolução… Se alguém tiver algo para complementar, vão me ajudando… Até mais!

 

IMG_20170702_174052.jpg

IMG_20170702_172808.jpg

IMG_20170702_173945.jpg

IMG-20170702-WA0064.jpg

IMG_20170629_062941.jpg

Editado por leandroamaralrj
Postar nomes corretos
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Estou reparando que eles estão ficando muito tempo no ninho, estão saindo pouco até para se alimentar, estão parecendo que perderam um pouco de peso... Acho q vou voltar as frutas... deve ajudar a eles na dieta, comer algo que eles já gostam e estão habituados.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

não vejo nenhum problema de colocar frutas e legumes , eles são mansos? (nesse período eles ficam bravos e eu aconselhava vc não ficar mexendo muito no ninho , tipo deixa a gaiola em um lugar único q nao tenha muito movimento , tenta por só a comida é a água esquece o ninho e eles , eles podem abandonar fácil fácil , em perde peso infelizmente o choco faz isso pq eles querem cuida e não saem do ninho , ) em fazer a ovoscopia eu também não aconselhava , muitos fazem e eu tentei e não deu certo em seguida eles abandonaram o ninho e tava com bichinho o ovo porém quebraram tudo , mas se for fazer esquenta bastante a mão para não dá choque térmico e o principal faz correndo e devolva o ninho logo para eles. 

um abraço

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu já penso que não deveria ter tirado as frutas e legumes...são essenciais para as aves, inclusive a couve que você disse que eles gostam tanto (é rica em ferro).

Não conheço esse hidrovit. O que é e por qual razão você está dando? 

Nesse período de choco e depois para a alimentação dos filhotes, você deve triplicar a quantidade de alimentos. Se os pais perceberem que há pouca comida, a chance de abandonar os ovos são grandes pois pensarão que não vai ter o suficiente para eles bem como para alimentar os filhotes. 

Quanto ao ninho, não consegui identificar direito o que é esse material que você usou para forrar...o ideal é colocar folhas de papel toalha ou guardanapo (2,3 folhas) embaixo e depois serragem/maravalha. Não sei o que é isso que você colocou, precisa pensar se oferece algum risco dos pais e/ou filhotes enroscarem o pézinho.

 

 

Editado por LRVN
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

47 minutos atrás, Deh31Dih disse:

não vejo nenhum problema de colocar frutas e legumes , eles são mansos? (nesse período eles ficam bravos e eu aconselhava vc não ficar mexendo muito no ninho , tipo deixa a gaiola em um lugar único q nao tenha muito movimento , tenta por só a comida é a água esquece o ninho e eles , eles podem abandonar fácil fácil , em perde peso infelizmente o choco faz isso pq eles querem cuida e não saem do ninho , ) em fazer a ovoscopia eu também não aconselhava , muitos fazem e eu tentei e não deu certo em seguida eles abandonaram o ninho e tava com bichinho o ovo porém quebraram tudo , mas se for fazer esquenta bastante a mão para não dá choque térmico e o principal faz correndo e devolva o ninho logo para eles. 

um abraço

São mansos mais ou menos, não deixam fazer carinho a todo momento, mas qdo querem, sabem pedir... cantam muito e vivem soltos, deixamos sempre a gaiola aberta. Não sou muito de mexer no ninho, só qdo fico muito tempo sem ver eles, pois saio para trabalhar cedo e qdo volto e não vejo eles saírem da gaiola, vou lá olhar, para saber se estão bem...

Já li mais sobre ovoscopia e vou seguir sua orientação, vou deixar a natureza seguir seu percurso... não vou fazer!

 

Obrigado, vou postando aqui as evoluções..

30 minutos atrás, LRVN disse:

Eu já penso que não deveria ter tirado as frutas e legumes...são essenciais para as aves, inclusive a couve que você disse que eles gostam tanto (é rica em ferro).

Não conheço esse hidrovit. O que é e por qual razão você está dando? 

Nesse período de choco e depois para a alimentação dos filhotes, você deve triplicar a quantidade de alimentos. Se os pais perceberem que há pouca comida, a chance de abandonar os ovos são grandes pois pensarão que não vai ter o suficiente para eles bem como para alimentar os filhotes. 

Quanto ao ninho, não consegui identificar direito o que é esse material que você usou para forrar...o ideal é colocar folhas de papel toalha ou guardanapo (2,3 folhas) embaixo e depois serragem/maravalha. Não sei o que é isso que você colocou, precisa pensar se oferece algum risco dos pais e/ou filhotes enroscarem o pézinho.

 

 

Vou voltar hj mesmo com as frutas... obrigado pela dica!

Hidrovit é um polivitaminico, ele ajuda a deixar as aves com vitaminas... eu li em um tópico aqui e conversei com uma veterinária... é uma dose baixa, só para auxiliar, pode ser comprado em qq casa de ração, tem uma outra da alcon tbm, mas o falaram aqui q esse q uso é melhor... 

Alimento tem bastante, estou mantendo o pote cheio e troco todos os dias, mas a papa de ovo e recentemente deixei um bastão de ração... vou voltar as frutas tbm...

Em relação ao ninho, está com serragem / mavalha com fibra de coco (para orquídeas), não sabia do esquema do papel e como tinha a fibra em casa, passei a usar isso e depois comprei a mavalha... Tem sentido em relação a ser um problema, pode prender o pé dos filhotes, não tinha pensado nisso... Como faço para trocar agora... não quero mexer nos ovos, tem 4 lá, não sei como posso remover a fibra sem afetar eles... Se tiver alguma dica, me ajuda nessa... rs

 

Obrigado pelas dicas

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@leandroamaralrj, o papel toalha ou guardanapo serve para fixar o pé dos filhotes no ninho, se ficarem escorregando pode atrofiar. Aqui eu tinha colocado apenas serragem e depois li sobre o papel, fiquei com medo de mexer no ninho e deixei até os filhotes nascerem...na primeira limpeza que fiz aproveitei para colocar e deu super certo! 

Quanto ao ninho aí, não sei como te ajudar. Realmente acho perigoso os filhotes se enroscarem...mas também tem o risco de mexer e os pais abandonar. Vamos aguardar os mais experientes. @Sandra Gomes, o que você acha???

Editado por LRVN
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho q uma boa opção é deixar a primeira limpeza e aí faria a troca completa... depois q nascer o primeiro que faz a limpeza ou tem um tempo certo... eu li algo de 10 dias depois q nascer todos... é isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutos atrás, leandroamaralrj disse:

Acho q uma boa opção é deixar a primeira limpeza e aí faria a troca completa... depois q nascer o primeiro que faz a limpeza ou tem um tempo certo... eu li algo de 10 dias depois q nascer todos... é isso?

Aqui a primeira limpeza fiz na segunda semana de nascimento dos filhotes..na verdade precisaria antes, pois eram cinco filhotes e no quarto/quinto dia o ninho já estava bem sujo. Mas eu morria de medo de pegá-los...tão pequeninos e frágeis..sem contar o medo dos pais abandonarem. 

Mas enfim, é em torno de dez dias mesmo. 

Quanto ao hidrovit, você pensa em colocar na água até quando? Não sei se seria legal permanecer o uso após os nascimentos...o excesso de vitaminas também pode levar os pequenos a óbito, já li em algum post aqui no fórum. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado @LRVN, vou estudar esse caso do hidrovit e vê se suspendo... é q com essa friagem q está no RJ, já vi eles espirrando duas vezes, vou manter até perceber q estão bem... estou deixando a casinha dentro de casa, tirei da varanda, pela friagem e por demorar a chegar em casa e ficar muito frio pela noite.

Link para compartilhar
Share on other sites

Espirros é mal sinal. Cubra a gaiola com coberta mesmo dentro de casa.  São sintomas de vários problemas pra sua criação. Eu aconselho a suspensão imediata do remédio. Não tem causa provável para o uso, visto que a alimentação deles é boa. Reforce a alimentação deles para que não perca peso. Invista em proteínas ( ovos, camarão, tenebrio). Ofereça extrusada, farinhada pura ou com ovos etc. Isso já garante saúde pra elas. O remédio é metabolizado no fígado e pode causar sobrecarga. Ovoscopia vc faz com 10 dias, em local fechado, sem corrente de ar ( banheiro é ótimo) com as mãos aquecidas pra não dar choque. Peça ajuda de alguém. Caso não fique mexendo no ninho as possibilidades de abandono são mínimas. Mas só manuseie em caso de extrema necessidade. Sei que a ansiedade é muita mas não é legal. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Sandra Gomes disse:

Espirros é mal sinal. Cubra a gaiola com coberta mesmo dentro de casa.  São sintomas de vários problemas pra sua criação. Eu aconselho a suspensão imediata do remédio. Não tem causa provável para o uso, visto que a alimentação deles é boa. Reforce a alimentação deles para que não perca peso. Invista em proteínas ( ovos, camarão, tenebrio). Ofereça extrusada, farinhada pura ou com ovos etc. Isso já garante saúde pra elas. O remédio é metabolizado no fígado e pode causar sobrecarga. Ovoscopia vc faz com 10 dias, em local fechado, sem corrente de ar ( banheiro é ótimo) com as mãos aquecidas pra não dar choque. Peça ajuda de alguém. Caso não fique mexendo no ninho as possibilidades de abandono são mínimas. Mas só manuseie em caso de extrema necessidade. Sei que a ansiedade é muita mas não é legal. 

Eu não cobri a gaiola, por que falaram q eles não gostavam qdo estava no ninho... então é mito? Vou fazer isso hj, assim q chegar em casa...
Em relação ao hidrovit, vou suspender por enquanto e voltar no veterinário sábado para saber um parecer dele...

Estou controlando bem a ansiedade, minha maior preocupação é com os pais por enquanto... eles são especiais e como é tudo muito novo, não quero arriscar a saúde deles, estamos aprendendo muito por aqui. Obrigado!

@LRVN Vou tentar manter uma postagem por cada etapa nesse canal, desde já agradeço pela torcida!

Link para compartilhar
Share on other sites

Aviso aos amigos que nasceu no dia 11 pela noite o primeiro ovinho!... Meu primeiro alienígena veio ao mundo! kkk

Faltam 3 ovinhos, esta um fedor horrível aqui, mas a curiosidade nao me afasta... Nao sei ao certo se devo ou nao, tirar a casca do ovo que nasceu e se o fedor relacionando a algum ovo que nao esta bem... nao estou mexendo no ninho para nao atrapalhar a natureza, eles estão muitos agressivos.

Outra duvida em relação a alimentação, alguém sabe se devo colocar algo a mais? Li que posso incluir ovo e espiga de milho, nao sei se cozido ou cru.

PS: Desculpa os assentos, meu teclado desconfigurou

 

 

IMG_20170713_003029.jpg

IMG_20170713_003025.jpg

IMG_20170713_002842.jpg

Editado por leandroamaralrj
Ajuste ortografico
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, leandroamaralrj disse:

Atualizando, agora são dois... Acabou de nascer mais um... O q faço com a casca do ovo?

A casca pode tirar.
Parabéns pelos filhotes :)
Mó legal ver o nascimento e desenvolvimento dos filhotes, daqui a pouco vão estar do tamanho dos pais haha

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...