Jump to content

Projeto de viveiro


Nascimento
Ir para a solução Resolvido por Nascimento,

Posts Recomendados

Olá, Galera!

Em casa tenho um quintal bem grande e resolvi fazer um viveiro para criar somente um casal de calopsitas (sonho desde criança).
Fiz um ''projeto'' (favor, n riam do desenho kkk) de um que pretendo construir com maior eficiência possível, consumindo menos recursos.

As medidas estão arredondadas e a porta, na verdade, ficará do lado esquerdo, onde haverá cobertura, para facilitar o ''manuseio'' de um futuro longínquo ninho e também o manuseio da comida e água. Todos esses na parte coberta.

Resolvi deixar o chão de cimento pra facilitar a limpeza e a porta desse tamanho mesmo q se vê na imagem.

A estrutura será de caibros e ripas aparelhados (lixados, com melhor aspectos)

Porém tenho duas dúvidas:

1 - Em relação as paredes laterais e traseira, não haverá telas ou tábuas, será na parede de chapisco mesmo. Pensei em dar uma pintada com cal pra ''ornar'' melhor. Vocês acham que pode ter problemas de intoxicação, mesmo que tenha uma pedra de cálcio para elas bicarem? 

2 - Em se tratando das telas, pensei em um primeiro momento telar todo o viveiro com aquela tela peneira (de 5mm, acho) usada geralmente para peneirar areias e tal, pois queria evitar o máximo que possíveis camundongos, baratas, lagartixas ou até gatos tenham a mínima possibilidade de adentrar no viveiro. Até porque não adianta mantermos tudo limpo em casa quando os vizinhos não ajudam, né?
Porém no desenho coloquei metade dessa tela e a outra metade a tela comum (seja de galinheiro ou aquela galvanizada). 
Vocês acham que é muita nóia e que pode meio que ''tapar'' o viveiro ou é melhor fazer do jeito q ta no desenho mesmo?

Enfim. Também pretendo deixa-los soltos com alguns brinquedos tanto dentro como fora do viveiro, pois o quintal é muito grande e muito alto. To pensando em fazer um parquinho ao lado do viveiro pra deixa-las livres e só usa-lo pra repouso diário e alimentação. Quero deixar o ambiente mais natural possível. 
Vocês acham que tem algum perigo de fuga, mesmo que elas venham a ser mansas e tenham as asas aparadas? 

Vlw, galera. Quem quiser dar idéias fique a vontade.

Rascunho Viveiro.jpg

Editado por Nascimento
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola amigo vou tenta ajuda.

1 Eu acredito que e melhor deixa no chapisco mesmo pois cal acho que pode causar intoxicação.

2 Eu nao fazeria nada aberto fora do viveiro pois apesar de serem manso com asas aparadas tem perigo de gato pegar, ja aconteceu isso comigo, entao faça tudo dentro do viveiro.

3 Coloque brinquedo e bastante puleiro alto para eles andar, aqui em casa tem madeiras um pouco larga para eles descansar a patinha e sentar.

4 Eu tambem deixei uma gaiola dentro do viveiro e por fora eu coloquei pvc para eles se abrigarem do vento a noite pois eles podem morrer, e tambem coloquei uma cortina de lona.

5 Se você for fazer reprodução faça alguma divisoria para separar o casal, pois na minha primeira ninhada eles  cuidaram dos filhote perfeitamente pois so tinha o casal dentro, na segunda ninhada que os filhotes ja tem 1 ano, entraram para dentro do ninho e so fazem bagunça, resultado de 5 filhote 4 morreu e 1 ta vivo porque cuidei deis do 7 dia na papa.

Qualquer duvida me avise que se eu puder ajuda estou aqui.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, lxandyl disse:

Ola amigo vou tenta ajuda.

1 Eu acredito que e melhor deixa no chapisco mesmo pois cal acho que pode causar intoxicação.

2 Eu nao fazeria nada aberto fora do viveiro pois apesar de serem manso com asas aparadas tem perigo de gato pegar, ja aconteceu isso comigo, entao faça tudo dentro do viveiro.

3 Coloque brinquedo e bastante puleiro alto para eles andar, aqui em casa tem madeiras um pouco larga para eles descansar a patinha e sentar.

4 Eu tambem deixei uma gaiola dentro do viveiro e por fora eu coloquei pvc para eles se abrigarem do vento a noite pois eles podem morrer, e tambem coloquei uma cortina de lona.

5 Se você for fazer reprodução faça alguma divisoria para separar o casal, pois na minha primeira ninhada eles  cuidaram dos filhote perfeitamente pois so tinha o casal dentro, na segunda ninhada que os filhotes ja tem 1 ano, entraram para dentro do ninho e so fazem bagunça, resultado de 5 filhote 4 morreu e 1 ta vivo porque cuidei deis do 7 dia na papa.

Qualquer duvida me avise que se eu puder ajuda estou aqui.

 

 

Vlw pelas dicas.

Assim que eu começar a construi-lo, vou postando fotos e tal. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Solução

Escrevi um textão e nao foi. tsc.

Enfim.

To reaproveitando material velho de construção pra fazer
Até agora só gastei com cimento e bloco, coisa de 50 reais.

As madeiras usadas pro telhado e porta foram da estrutura de duas camas, reforçadas com ripas das grades dessas camas.

Ainda falta o maior gasto que é com as telas, e telhados, que são de eternit e pintando de branco em cima pra amenizar o calor.

Aceito sugestões.


1 IMG_20171006_145854560_HDR.jpg

2 IMG_20171009_121059397.jpg

3 IMG_20171012_125703033.jpg

4 IMG_20171013_092852903.jpg

5 WhatsApp Image 2017-10-18 at 12.57.47(1).jpeg

Editado por Nascimento
  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Enfim, terminado (99%).

Além dos 50 reais de cimento e bloco (peguei areia do vizinho q nao usava mais kkkk), gastei mais 70 de tela e 60 de telhado. Total de 180. Menos de 200 reais pra um viveiro desse tamanho acho que saiu bom, certo?

Ainda farei umas melhorias aqui e acolá, mas por hora, é isso aí mesmo. 

WhatsApp Image 2018-01-04 at 12.25.20.jpeg

WhatsApp Image 2018-01-04 at 12.31.36 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-01-04 at 12.31.36.jpeg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 9 months later...

Olá...

Acho que o viveiro ficou muito bom, ficou super interessante, principalmente porque você conseguiu reaproveitar muita coisa.

Não vejo necessidade de se fazer nada fora dele pois sabemos que há riscos de predadores (gatos e outros pássaros) e para um casal de calopsitas o tamanho esta ótimo.

Parabéns!

Ninha*

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...