Jump to content

Postura ovos quebrados


Vanessa de Paula
Ir para a solução Resolvido por Vanessa de Paula,

Posts Recomendados

Boa tarde, Pessoal!

Duvidas de uma inexperiente na área da reprodução, tanto eu quanto minha duas fêmeas (risos).

Tenho uma fêmea albina de 3 anos a Sophia, ela sempre ficou com meu macho Nico por 2 anos juntos na mesma gaiola e nunca houve gala, ganhei mais 2 calopsitas e pela necessidade de mais espaço porque hoje são 6 comprei uma mansão pra eles, coloquei todos juntos e como havíamos adquirido uma fêmea adulta resolvi colocar o ninho, ai vem a minha surpresa, Sp´hia começou a pedir gala para o Arthur e se apossou do ninho, mas não vi os dois juntos eles sempre batia nela, só que ela começou a entrar e permanecer no ninho com frequência, quando fui ver eis que estavam dois ovos dela lá, um estava trincado e o outro estava quebrado. Separei ela em outra gaiola e como vi que a alguns dias ele estava tentando galar ela coloquei os dois juntos foram mais 3 ovos quebrados, acredito que por inexperiência deles e por não estarem galados, no dia que eu iria retirar o ninho pq já havia tirado todos os ovos de manha no sábado dia 04/06 tinha um ovo lá e ela estava chocando, não esta quebrado então deixei, na segunda ja tinha mais um ovo são 2 agora... estou com medo de tentar olhar e eles abandonarem o ninho, o macho revesa com ela a choca.

Estou preocupada porque já são 7 ovos que ela botou e esta chocando os dois, reforcei a alimentação mas acho que ela ja botou demais não é?

Para ovoscopia quantos dias preciso pra saber se estão galados? Não quero deixar ela chocando ovos não galados, se não estiver já tiro os ovos e o ninho junto e deixo mais alguns meses pra ela se recuperar.

A segunda fêmea a Perola e o Frodo estão de namorico a um mês... separei em outra gaiola também para evitar brigas e coloquei o ninho ja tem 2 semanas, nem se arriscavam a entrar no ninho, a dois dias o macho entra e sai e a femea ontem comecou a entrar mas so bagunçam a maravalha rs, é normal?

01a2a93f5988f73c6457a82e11a7c382023190afc0.jpg

0109eb99015ac95b7aa4b1300cb0425a27c5b7a31a.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Vanessa, 1° parabéns pelas calopsitas, são lindas.

Bom, esses problemas que você está tendo são comuns em casais que estão na 1° cria, e conforme ganhão a experiência passam a criar corretamente.

7 ovos é um número grande, mas está dentro da média, que varia de 4 a 8 ovos, o importante é não deixar faltar uma fonte de proteínas e uma de cálcio durante esse período, assim como manter uma dieta rica e variada, só evite que ela venha a fazer posturas consecutivas, pois isso desgasta muito as calopsitas.

A partir de 5 dias de incubação você já pode fazer a ovoscopia pra checar se estão galados. 

Sobre o seu 2° casal, você fez o correto separando eles em uma gaiola, assim a reprodução é mais tranquila, só o fato dos dois estarem entrando no ninho já é positivo, e talvez daqui alguns dias comessem a copular, agora é com eles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Vanessa, 1° parabéns pelas calopsitas, são lindas.

Bom, esses problemas que você está tendo são comuns em casais que estão na 1° cria, e conforme ganhão a experiência passam a criar corretamente.

7 ovos é um número grande, mas está dentro da média, que varia de 4 a 8 ovos, o importante é não deixar faltar uma fonte de proteínas e uma de cálcio durante esse período, assim como manter uma dieta rica e variada, só evite que ela venha a fazer posturas consecutivas, pois isso desgasta muito as calopsitas.

A partir de 5 dias de incubação você já pode fazer a ovoscopia pra checar se estão galados. 

Sobre o seu 2° casal, você fez o correto separando eles em uma gaiola, assim a reprodução é mais tranquila, só o fato dos dois estarem entrando no ninho já é positivo, e talvez daqui alguns dias comessem a copular, agora é com eles.

Obrigada Ricardo, estou mais tranquila agora, como tem 4 dias vou esperar ate sexta para confirmar, assim não se estressam a toa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Vanessa, coloque osso de siba para os dois casais,fonte de cálcio e a fêmea sempre está roendo está pedra tão importante, e para você ver se estão galados os ovos e que nem o Ricardo falou 5 a 7 dias de choco de cada ovo então quando vc for ver o 2 ovo o 1 já vai estar com mais dias de choco:).E se por ventura tu nao conseguir ver atravez da luz ,a olho nu com 10 dias de choco se ele estiver bem branco da cor da folha de um papel esta galado e se continuar transparente meio rosado nao está!!;)

Editado por cilene1234
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Vanessa, coloque osso de siba para os dois casais,fonte de cálcio e a fêmea sempre está roendo está pedra tão importante, e para você ver se estão galados os ovos e que nem o Ricardo falou 5 a 7 dias de choco de cada ovo então quando vc for ver o 2 ovo o 1 já vai estar com mais dias de choco:).E se por ventura tu nao conseguir ver atravez da luz ,a olho nu com 10 dias de choco se ele estiver bem branco da cor da folha de um papel esta galado e se continuar transparente meio rosado nao está!!;)

Oi Cilene estou oferendo ossiba e cálcio, comprei a vitamina de produção também é alimentação bem variada, ontem fiz ovoscopia dos três ovos que estavam no ninho vou postar 

Vídeo da ovoscopia feita ontem 09/07 com ovos de 04/07, 06/07 e 09/07, o primeira já aparece o embrião o do meio e o mais recente é o terceiro e do dia 06/07 só aparece as veias.

Hoje pela manhã quando os pais saíram do ninho fui olhar e tinham 4 ovos só que um dos ovos estavam na ante sala já frio =( e o ovo de número 2 peguei e fiz a ovoscopia e vá da pra ver o embrião mas será que morreu pé era o único não sendo chocado e estava bem frio, coloquei de volta no ninho e estou na torcida pra dar tudo certo.

IMG_0144.MOV

IMG_0144.MOV

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Legal vanessa , o primeiro ovo hoje ja tem 6 dias e esta galado os outros 02 não da para tu ver ainda o do dia 06/07 só tem 4 dias de choco,amiga quando o ultimo que ela botou completar 5 a 7 dia de choco voce olha novamente, ,não mecha mais por enquanto pode estressar os pais, e coloque muita serragem nesse ninho principalmente embaixo dos ovos, vai por mim eles tiram e tu põe de novo ,depois acabam aceitando principalmente depois que o filhote nascer. os meus acabaram quebrando um dos ovos nesse novela de por e tirar serragem.:o:$Deixa eu te falar pelo tamanho dos ovos ,estão de tamanho uniforme tem otimas chances de todos estarem galados, a minha colocou o 1 e era um pouco maior dos outros nada deu,vou ficar na torcida"!!!

Editado por cilene1234
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Legal vanessa , o primeiro ovo hoje ja tem 6 dias e esta galado os outros 02 não da para tu ver ainda o do dia 06/07 só tem 4 dias de choco,amiga quando o ultimo que ela botou completar 5 a 7 dia de choco voce olha novamente, ,não mecha mais por enquanto pode estressar os pais, e coloque muita serragem nesse ninho principalmente embaixo dos ovos, vai por mim eles tiram e tu põe de novo ,depois acabam aceitando principalmente depois que o filhote nascer. os meus acabaram quebrando um dos ovos nesse novela de por e tirar serragem.:o:$Deixa eu te falar pelo tamanho dos ovos ,estão de tamanho uniforme tem otimas chances de todos estarem galados, a minha colocou o 1 e era um pouco maior dos outros nada deu,vou ficar na torcida"!!!

Oi Cilene, consegui hoje ver os ovos eles estão bem protetores rs.

Vou postar o vídeo pra você ver, não sei se estou postando o vídeo corretamente mas acho que e assim rs.

Hoje quando abri fiquei surpresa e preocupada, tem 7 ovos que fiz as contas ficaram nessa sequencia.

04/07 - 06/07 - 08/07 - 10/07 - 12/07 - 14/07 - 16/06

Fiz a ovoscopia no vídeo e 5 estão claramente galados com veias, outros vi embrião, somente 2 que são os mais novos que não consegui ver nada.

Mas o que me preocupa que ela começou a postura e foram 5 ovos não galados todos ela quebrou, quando eu ia retirar o ninho tinha um ovo que estava inteiro que foi o primeiro do dia 04/07 ai não tirei mas já são 12 ovos ao todo...

video-1437050545.mp4.mp4

Link para compartilhar
Share on other sites

Vanessa, ela botou essa quantidade pq iniciou uma nova postura após ter botado os primeiros ovos, não é grave e é comum acontecer, só reforce o cálcio e a alimentação.

Quanto aos ovos quebrados, não acredito que tenham quebrado por não estarem galados, e sim por causa da inexperiência da fêmea ou por não ter nada forrando o ninho ( calopsitas não costumam confeccionar o ninho, por isso é importande por maravalha, eles tiram, mas é bom repor sempre que necessário.) 

Boa sorte com os filhotes!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Wesley, realmente eu também acredito que a quebra dos ovos foram por inexperiência do casal, porque ela começou a botar antes da gala e o macho começou a entrar no ninho pra chocar e quebrava, ambos faziam os mesmo, quando eu havia desistido até mesmo pq uns 2 que ela botou e quebrou estavam provavelmente galados pq já estavam namorando.

Ja reforcei a alimentação e introduzi vitamina assim que se iniciou a reprodução, só fiquei preocupada porque andei pesquisando e vi sobre postura crônica todos os ovos que ela está botando estão galados e não posso tirá-la da gaiola pq ela está ajudando o macho a chocar os dois dividiram o ninho e ficam chocando.

o primeiro ovo hoje faz 12 dias acho que logo começa a eclodir com 21 dias não é?

nao sei se vc conseguiu ver o vídeo que anexei fiz hoje pela manhã ovoscopia de todos

Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo que pude perceber estão galados sim, com 21 dias os etzinhos começam a nascer.. :D

Não acredito que seja postura crônica, a natureza é sabia, por instinto ela percebeu que os primeiros ovos não deram certo e começou uma nova postura.

Aqui em casa tive um caso parecido, minha fêmea botou dois ovos e começou a chocar, uma semana depois botou mais quatro.. rsrs, nasceu um filhote dos primeiros ovos e uma semana depois mais 2 filhotes. kk

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Vanessa, 1° parabéns pelas calopsitas, são lindas.

Bom, esses problemas que você está tendo são comuns em casais que estão na 1° cria, e conforme ganhão a experiência passam a criar corretamente.

7 ovos é um número grande, mas está dentro da média, que varia de 4 a 8 ovos, o importante é não deixar faltar uma fonte de proteínas e uma de cálcio durante esse período, assim como manter uma dieta rica e variada, só evite que ela venha a fazer posturas consecutivas, pois isso desgasta muito as calopsitas.

A partir de 5 dias de incubação você já pode fazer a ovoscopia pra checar se estão galados. 

Sobre o seu 2° casal, você fez o correto separando eles em uma gaiola, assim a reprodução é mais tranquila, só o fato dos dois estarem entrando no ninho já é positivo, e talvez daqui alguns dias comessem a copular, agora é com eles.

Obrigada Ricardo, estou mais tranquila agora, como tem 4 dias vou esperar ate sexta para confirmar, assim não se estressam a toa.

Que lindo Vanessa 5 ovos galados por enquanto,sobre as posturas o Wesley está correto na afirmação lembra do cálcio ossiba,e por favor amiga encha de marvalha serragem este ninho tem muito pouco principalmente embaixo dos ovos,vão tirar?Vão ,não tem jeito,aí você repõe ,quando nascer os filhotes está folia de põe e tira acaba,vai por mim... Estamos na torcida!!!!:x:x:x:x:x;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) 

Vanessa estes ovos são do cara branca com albina ou do silvestre com a pérola??????

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Cilene os ovos são da Albina com o CB...

Estava aguardando a postura da Pérola mas hoje aconteceu o inesperado... Quando fui tirar a cobertura da gaiola da pérola percebi ela apática e ofegante... Vi que ela ontem ficou o dia todo no ninho achei que tinha iniciado a postura, antes de verificar ela olhei no ninho pra ver se tinha ovo e não tinha... Quando peguei ela estava muito inchada a cloaca e aparecia uma parte do ovo, me desesperei e corri pro veterinário aqui perto de casa ela atende aves, achei que estava quebrado o ovo, quando a veterinária manipulou ela pelo estresse começou a regurgitar e soltou o ovo graças a Deus, estava com ovo atravessado fiquei super preocupada pq vi casos da fêmea morrer por isso, já está medicada e separei ela do macho e retirei o ninho para cortar a postura porque agora estou com medo de novamente ficar entalado, já to dando vitaminas e vou reforçar mais ainda o cálcio, e vou esperar mais alguns meses pra nova reprodução... Ela tem mais de 1 ano não entendi o porque isso aconteceu se alimenta bem com legumes e verduras a mesma alimentação de todos, quando comprei ela a moça disse que ela tinha 9 meses já está a 5 meses comigo... Bom tomei um susto mas agora ta tudo bem só continua apática.

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa que susto heim,mas graças a Deus que sua pequena já se recupera bem, quanto ao ovo preso todas as fêmeas mesmo as que  já tiveram posturas normais parece que correm  o mesmo risco,nunca deixo faltar aqui em casa osso de siba ,o bendito cálcio, quanto aos ovos , parabéns vovó ,muito trabalho pela frente prepare-se ,nossa com duas as vezes fico até sem folego, pois a fêmea reclama quando o potinho esta cheio de cascas ,legumes e frutas não aceitam de jeito nenhum ,milho acho que enjoaram, ponho aveia sem casca, farinhada ,sementes e extrusada, inclusive as paquenas comem bastante a extrusada,aquela da megazzo pm13 é ótima e tem cheirinho de bolacha, grãos bem pequenos ,perfeita!!,.Cuide muito bem da perola converse com o veterinário deles ,e pergunte sobre glicopan gold ,principalmente no caso dela que passou por toda está tensão, é ótima vitamina e os meus já tomaram depois da muda e depois da vermifugação !!Boa Sorte com todos ai e principamente com perola,coloque o ovo dela para a Sophia chocar junto, quem sabe está galado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:o:(:$9_9:x

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...