Jump to content

Usar ou não GRIT


cezarlima

Posts Recomendados

Pessoal, já vi muita gente falando que tem que dar grit e já vi muita gente falando que não pode.

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o uso do grit, fui na primeira vez no veterinário hoje e ele disse que tinha que oferecer diariamente para ajudar na digestão da calopsita.

Link para compartilhar
Share on other sites

É bom oferecer sim, realmente auxilia na digestão mecânica dos alimentos, visto que as aves não possuem dentes como nós, mamíferos, elas naturalmente ingerem areia, que na moela ajuda a triturar os grãos de sementes, consequentemente fazendo com que o alimento seja mais facilmente digerido pelas enzimas, e melhor incorporado pelo organismo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado Ricardo...... Ai mesmo oferecendo o GRIT eu devo oferecer a pedra de cálcio e o osso de siba, pq no GRIT que eu comprei diz que ele é composto por osso de ostras, carvão mineral, entre outros "ingredientes".?

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também ofereço diariamente para os meus. Mantenho um potinho no viveiro somente com ele para quando quiserem comer. Alguns na sua formulação tem erva doce e elas adoram. Mesmo tendo na formulação cálcio eu ofereço a vontade o osso de siba natural, pois a concentração que vem no grit é muito pouca e elas necessitam muito de cálcio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também ofereço diariamente para os meus. Mantenho um potinho no viveiro somente com ele para quando quiserem comer. Alguns na sua formulação tem erva doce e elas adoram. Mesmo tendo na formulação cálcio eu ofereço a vontade o osso de siba natural, pois a concentração que vem no grit é muito pouca e elas necessitam muito de cálcio.

Celia vc poderia me indicar qual comprar ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Cezar, se oferecer o Grit diariamente não vejo necessidade de fornecer outra fonte de cálcio, ele contendo farinha de ostra já seria o suficiente, eu só ofereço uma fonte extra durante a fase reprodutiva, quando a demanda por cálcio é grande.

Mas se quiser deixar a disposição delas o tempo todo também não tem problema nenhum.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também ofereço diariamente para os meus. Mantenho um potinho no viveiro somente com ele para quando quiserem comer. Alguns na sua formulação tem erva doce e elas adoram. Mesmo tendo na formulação cálcio eu ofereço a vontade o osso de siba natural, pois a concentração que vem no grit é muito pouca e elas necessitam muito de cálcio.

Celia vc poderia me indicar qual comprar ? 

Cristiane, eu costumo dar esses abaixo, mas existe uma variedade muito grande de fabricantes bons no mercado, eu optei por esses pois já comprei vários e a aceitação delas foi melhor com esses, além de que eles tem erva doce e elas apreciam muito. 

IMG_20150714_182605[1].jpg

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Antigamente fornecia para os meus da marca Prestige a cada 15 dias, mas atualmente quase não ofereço mais, de vez em nunca coloco uma pitada junto com a farinhada.

Para quem fornece extrusada e a ave come normalmente, vale lembrar que em sua composição já tem cálcio.

O excesso desse tipo de alimento pode ser prejudicial.  

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

To com o Bruno, 

Muita gente peca pelo excesso e quando a ave apresenta algum problema, nem sabe qual o causador. 

Hoje em dia é muito comum ver aves com problemas renais e hepaticos, o grit mineral é uma fonte de calcio, minerais, alguns contém carvão ativado, outros não. Ele foi feito especialmente para as aves, e seu uso não é proibido e sim indicado em alguns casos, o importante é saber dosar tudo isso. 

O uso contínuo prejudica os rins e geralmente o dono nem consegue identificar. Eu tenho uma ave nefropata e uma situação delicada, ela faz tratamentos períodos e pra ela é totalmente proibido. 

Tudo na alimentação da ave deve ser dosado, não é saudável você enfiar tudo diariamente, tem gente que diz que a aves tem a melhor alimentação, tudo a vontade, farinhada, grit, semente, ração e tudo mais .. mas não é bem assim. 

Voltando ao grit, acho bastante valido oferecer a ave, desde que vc ofereça uma porção pequena e em períodos bem espaçados, principalmente se ela consome ração extrusada e farinhada, ambas contém calcio. 

Eu ofereço para as aves saudáveis geralmente um punhadinho por mês ou há cada quinze dias.  

Link para compartilhar
Share on other sites

As minhas calopsitas comem sementes em maior quantidade e ração como complemento, dando 1x por semana faria algum mal?

não Lucas, principalmnte pq comem mais sementes, mas vale controlar a quantidade.

 

outra coisa, ofereceu grit, nao ofereça ossiba ou pedra de cálcio, um substitui o outro.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

As minhas calopsitas comem sementes em maior quantidade e ração como complemento, dando 1x por semana faria algum mal?

não Lucas, principalmnte pq comem mais sementes, mas vale controlar a quantidade.

 

outra coisa, ofereceu grit, nao ofereça ossiba ou pedra de cálcio, um substitui o outro.

Obrigado. Vou comprar esta semana.
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...