Jump to content

Usar ou não GRIT


cezarlima

Posts Recomendados

As vezes sou um pouco repetitiva, mas novamente digo que cada dono tem que conhecer bem seus passaros, seus costumes, habitos e manias em geral. Se todos observarem como já mencionei outras vezes o fato do grit ou cálcio ficar disponível em tempo integral não quer dizer que eles comem o tempo todo. Deixem disponível e observem que eles comem de vez em quando e não o tempo todo como é sugerido por alguns. Quanto a mal, volto a dizer que foi indicado por um veterinario especializado em aves com quase 30 anos de experiência, formado pela USP, além de ser um médico japonês que pela origem são inteligentes aos extremos em sua grande maioria e procuram sempre a perfeição naquilo que fazem, não é a toa que o Japão é um pais de primeiro mundo e uma potência mundial. Não precisaria ficar dizendo toda hora isso, mas cada dono tem que fazer o que acha melhor e mais indicado para o seu passaro e não sou eu que digo que não faz mal, quem disse foi esse veterinário que estudou muito e se especializou demais na área de passaros silvestres e tem uma bagagem enorme de experiência que afirmou que não faz mal, mas não estou aqui para fazer propaganda de ninguém, ele por si só é um dos mais renomados e conhecido aqui em São Paulo por ser criador e possuir experiência na área silvestre, inclusive para algumas doenças que a própria USP informa que ele é o único que conhece o tratamento, pois foi dessa forma que conheci ele, na hora do aperto a USP falou para eu procurar ele, pois seria o único capaz de salvar os meus passaros anos atrás e ele conseguiu com maestria. Eu apenas estou transmitindo os ensinamentos que um profissional da área passou para mim. Faço dos outros as minhas palavras, não tem como ficar dizendo o que é certo ou errado, pois estão pecando no excesso de auto confiança e supostos "conhecimentos" sem estudo ou qualificação para isso, ser criador não traz experiencia para ninguém, apenas temos conhecimentos de fatos que dependendo de cada pessoa podemos achar ser certo ou errado. Eu aqui não sou dona da razão apenas compartilho aquilo que aprendi em 10 anos de criação para que tenham mais uma opinião sobre procedimentos e cada um faça o que achar melhor para o seu passaro.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia

Aqui ninguém é dono da razão, conforme você mesmo citou e também concordo com o fato de que cada um sabe o que faz melhor para o seu animal, isso vale para as informações que seu veterinário te passou e hoje você passa a diante. Mas discordo que ser criador não traz experiência, hoje com mais de 50 aves posso dizer que sei bastante e que a experiencia me ensinou sim, assim como bons veterinários, que me auxiliam.

Claro que se seu passaro não come o grit constantemente ou de maneira exagerada não vai fazer mal você deixa-lo lá 24 hs por dia, 7 dias por semana, usamos uma quantidade para orientação daqueles que ainda não tem esse controle ou para passaros que consomem em grandes quantidades. 

Existem dados que comprovam que a utilização do grit, bloco de calcio e afins de forma desenfreada causam mal, problemas renais são piorados com a utilização deste e tenho uma ave de exemplo e por isso me sinto na obrigação de passar para aqueles que não tem acesso a tais informações. Eu tenho um veterinário renomado, também formado na USP que é responsável pelo meu plantel, ele não é japonês mas creio que isso não interfere em nada, tenho assessoria de grandes veterinários de são paulo também, formados em grandes faculdades, mas isso é um tanto quanto relevante. 

Estamos aqui para ajudar os demais, aqueles que não tem acesso a bons veterinários e uma grade maior de informações, cada um vai se basear na informação que melhor lhe convir, respeitamos a sua opinião como se deve respeitar a dos demais. 

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Revivendo aqui só pra agregar uma coisa que aconteceu comigo.

Uma das minhas primeiras calopsitas morreu pois literalmente devorava Grit. O papo (e  provavelmente as moelas) estava praticamente petrificado com o excesso. Como eu era novato e não pesquisava sobre nada, dava a vontade. Hoje em dia continuo dando, mas MUITO controlado. 
Quanto ao calcio, prefiro dar siba. Me sinto mais confortável e menos preocupado.
Grit dou 1 ou 2 vezes na semana e, mesmo assim, não deixo o potinho lá o dia inteiro. 

Não sei se o culpado foi mesmo o grit. Mas, pra que arriscar? A grande maioria dos criadores nem utilizam dele e tem aves belíssimas e super saudáveis.

Só pra constar, não estou dizendo que VAI ACONTECER com qualquer ave, mas aconteceu comigo e PODE ACONTECER com qualquer um.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

@victorsanglard5  Então, essa polêmica de que pode ou não dar grit ou cálcio está longe de acabar, cada pessoa tem que se sentir a vontade aqui no forum para filtrar o que achar de melhor e fazer para o seu passaro o que achar que está correto.

Sábado agora fui ao meu veterinário que como já disse é especializado em aves a quase 30 anos, além de criador de passaros de competição e perguntei novamente para ele se podia ou não dar, uma vez que ele é até consultor da Usp em relação a tratamentos de passaros, pois os veterinários de lá muitas vezes procuram ele para ele dar possíveis diagnosticos de passaros doentes uma vez que ele domina o assunto.

Expliquei o seu caso e ele disse que pode sim ser dado de forma contínua o grit e o osso de siba, que não traz problemas aos passaros se oferecidos diariamente, disse que sua calopsita não morreu por conta do grit e disse que ela deveria estar com algum outro problema (doença) que não estava possibilitando a digestão, mas que não pode opinar pois somente avaliando o passaro doente para dizer o que tem ou não tem, mas que com certeza a morte não foi ocasionada pelo grit.

Quanto ao produto na própria embalagem vem escrito que pode ser fornecido a vontade para a ave. Existem criadores que dão, outros não. Eu particularmente conheço muitos criadores de passaros de todos os gêneros, não somente calopsitas e nunca vi nenhum dar para eles, pois criadores que investem em passaros para comercializar não tem interesse em gastar com eles, apenas querem fazer rotatividade rápida dos passaros, então investem em produtos que façam com que aumentem a sua reprodução e grit não foi feito com essa finalidade.

IMG_20150831_145308[1].jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
Em 30/08/2015 at 15:05, Célia Maia disse:

@victorsanglard5  Então, essa polêmica de que pode ou não dar grit ou cálcio está longe de acabar, cada pessoa tem que se sentir a vontade aqui no forum para filtrar o que achar de melhor e fazer para o seu passaro o que achar que está correto.

Sábado agora fui ao meu veterinário que como já disse é especializado em aves a quase 30 anos, além de criador de passaros de competição e perguntei novamente para ele se podia ou não dar, uma vez que ele é até consultor da Usp em relação a tratamentos de passaros, pois os veterinários de lá muitas vezes procuram ele para ele dar possíveis diagnosticos de passaros doentes uma vez que ele domina o assunto.

Expliquei o seu caso e ele disse que pode sim ser dado de forma contínua o grit e o osso de siba, que não traz problemas aos passaros se oferecidos diariamente, disse que sua calopsita não morreu por conta do grit e disse que ela deveria estar com algum outro problema (doença) que não estava possibilitando a digestão, mas que não pode opinar pois somente avaliando o passaro doente para dizer o que tem ou não tem, mas que com certeza a morte não foi ocasionada pelo grit.

Quanto ao produto na própria embalagem vem escrito que pode ser fornecido a vontade para a ave. Existem criadores que dão, outros não. Eu particularmente conheço muitos criadores de passaros de todos os gêneros, não somente calopsitas e nunca vi nenhum dar para eles, pois criadores que investem em passaros para comercializar não tem interesse em gastar com eles, apenas querem fazer rotatividade rápida dos passaros, então investem em produtos que façam com que aumentem a sua reprodução e grit não foi feito com essa finalidade.

IMG_20150831_145308[1].jpg

Revivendo seu comentário, afinal: quem dá o grit precisa dar a pedra de cálcio também? Ou quem da somente o grit já está de ótimo tamanho para cálcio?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...