Jump to content

Espelho e Calopsita Combinam?


DDL
Ir para a solução Resolvido por MAMUTE,

Posts Recomendados

Olá amigos!

Venho pedir ajuda mais uma vez pra tirar uma dúvida: A vida de um calopsita e a presença de espelho dentro do viveiro ou gaiola.

Vejo várias pessoas dizerem que eles adoram o espelho, pensam que estão com amiguinhos, as vezes ficam mais ariscos, que ajuda a cantar, mas estive analisando algumas coisas e gostaria de compartilhar com vocês.

1 - Desses exemplos de comportamento acima quais são verídicos?

2 - Se for pra colocar o espelho na gaiola ou viveiro onde melhor fixar?

3 - Qual o tipo de espelho que devo usar?

4 - Pela curiosidade e o natural das calopsitas de bicarem tudo, não corre o risco deles bicarem o espelho e engolirem farelos de vidros eu até mesmo pedacinhos e prejudica-los, talvez até levar a morte?

5 - É melhor usar dentro da gaiola / viveiro ou somente no playgraound?

6 - Cuidados em escolher o espelho, quais cuidados devo ter?

7 - Quem usa espelho com suas calopsitas, por favor, conta sua experiencia e a do seu calopsita desde o inicio, adaptação e situação atual, da mesma forma como quem teve problemas com o uso do espelho por favor também comentes sobre essas experiencias para servir de alerta e cuidados.

8 - Existe um tamanho ideal do espelho?

9 - Realmente ajuda a desenvolver o canto?

10 - Quem aconselha o uso ou desaconselha?

Espero que este tópico possa ajudar a muitos que querem deixar o dia a dia dos nossos amados cada vez mais divertido e alegre mas sem por em risco a saúde física, mental e comportamental deles.

Abraços.

PS: Para quem acompanhou meu último problema com o meu Liminha, venho avisar que ele está ótimo, ganhou bastante peso, de papo vazio está pesando 82ge super animado com a casa nova que ganhou. Vou postar as fotos, assim quem for a favor do uso do espelho pode até indicar pelas fotos da casinha nova de Liminha o melhor local para colocar.

 

19088_785177724912202_2645210392988896409_n.jpg

11078240_785177651578876_2066294928649417470_n.jpg

11169938_785177688245539_56879993177405920_n.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Como está mt longo vou responder oq sei

1 - Desses exemplos de comportamento acima quais são verídicos?

Ja vi em varios videos do Youtube onde dizem que é recomendado usar o espelho para calopsita arisca quando vc for alimentar ela (normalmente usando um alimento q ela gosta, 1 vc da pela gaiola segurando na sua mao e deixa ela ver o espelho, nisso quando ela comer ela vai olhar para o espelho e ve q o passarinho do outro lado tbm ta comendo e ela vai imitar).

 

2 - Se for pra colocar o espelho na gaiola ou viveiro onde melhor fixar?

Tem espelho proprio nos pets q sao para calopsita, mas vc tbm pode usar aqueles com borda laranjinha porem esse acho q n vai ter como fixar, so se vc segurar

 

3 - Qual o tipo de espelho que devo usar?

O de borda laranja ja vi bastante gente usar, ou uns pequeninhos que vendem no pet, é um quadradinho bem pequeno

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

eu particularmente não uso espelhos com minhas calos....acho que as vezes pode estressar a ave...mas como bem dito: existem várias duvidas acerca dos espelhos...alguns criadores curtem outros não...vc tem que ver o que é melhor para a sua ave...se ela se adapta ao espelho e isso é uma ferramente que te auxilia então use...se ela se estressa e não te ajuda com a calo não tem pq usar,....faça o teste ..

Link para compartilhar
Share on other sites

Particularmente, acho que depende da personalidade de cada ave. Podem se estressar achando que tem outro machinho no território deles, alguns ficam fissurados com o brinquedo, mas outros até curtem numa boa sem problemas. Eu costumo colocar sim. É bem pessoal. Como disse o Mamute, varia de criador para criador.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

os espelhinhos que vi nas lojas de pet são tipo colados em uma madeirinha e tem um poleiro, porém é isso que me preocupa pq o espelho em si não tem nenhuma proteção no contorno e é onde tenho medo de ele bicar e tirar pedacinhos de vidro e engolir, questionei na loja mas claro que vendedor vem com papo de vendedor e foi logo dizendo que não tinha perigo algum... então falei, ok, vou levar 10, 1 para cada gaiola, se algum pássaro morrer e houver vestígio de que foi por bicar o espelho eu entro com uma ação indenizatória de 50 salários mínimos por ave por danos emocionais que irão me causar, e peço também para em particular a loja responder pela informação errada e despreparada do um funcionário podendo vir a causar sua demissão por justa causa, agora te pergunto novamente: Existe a possibilidade do calopsita arrancar bicando pedacinhos do espelho e engolir e fazer mal? O vendedor olhou para os dois lados e disse: Eu não entendo bem, fale com o dono da loja mas ele só vai estar na loja semana que vem.

Incrível como vendedores só visão seu lucro e não o bem dos animais.

Alguém já aconteceu ou soube de ter acontecido com algum colega do calopsita bicar o espelho e tirar pedacinhos dele? É isso dentre todas as minhas dúvidas que mais me preocupa.  

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

existem espelhos proprios que sao feitos de um material tipo de inox cimo o Alisonrm falou.

veio com um prendedor para fixar na gaiola. 

estressou um pouco meu Comendador, ai optei por tirar.

varia de animal para animal.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha diante de todo o exposto. 

Acredito muito que depende da ave, mas nunca vi nenhum tipo de relato sobre problemas causados por espelhos. Não estou dizendo que eles não existem, mas, eu nunca os vi, ouvi, ou li.

Nas minhas gaiolas eu coloco os espelhos dos mais vagabundos possiveis comprados nas feiras livres, onde eles gostam muito de destruir toda a madeira em torno do espelho, conto nos dedos os que brincam com o espelho, ou vice e versa, os espelhos que brincam com eles, rsssssss..

Porém, o principio básico do espelho é dar inteiração ao animal. Psitacideos geralmente são aves de bando, e convivem assim. Logo, o espelho serve para "popular" o ambiente do mesmo, aumentando a interação, e por serem aves que costumam imitar, é um motivo de distração, divertimento, e interação social.

Mas, também ocorre o contrário, a primeira análise é do tipo, ou espécie, né. Mas, dentro do grupo, temos as diversas "raças", "espécies" ... E suas individualidades, e dentro disso, os indíviduos, a forma que foram criados, suas personalidades, o ambiente em que vivem, a personalidade de seus donos, etc, etc, etc.

Logo, é muito complexo julgar e afirmar se é bom ou ruim. 

è o que sempre falo pra todo mundo, de diversos meios de animais. Não existe ciência exata, em comportamento, e sim, o faça você mesmo.

Uma ração maravilhosa pra um pode ser uma porcaria para outro. Pelo simples fato da individualidade, tenho ave que não come legumes e frutas e de forma alguma, mas come os vegetais, e ja fiz de tudo para tentar dar frutas e legumes, ela prova e "cospe".... Ou seja, pra essa ave, e pra mim, os legumes e as verduras não são tão bons. Mas, continuo religiosamente oferecendo todos os dias.

A mesma coisa ração, eu uso um mix de ração. Porque ja tive caso de dar uma ração a qual gostava muito, e ser muito dificil de encontrar, só achar na feira, o cara não vende mais na feira. e PAssei um dobrado para algumas aves readaptarem a outras ração. Eu não curto ração, assim como não curto nos meus cães. Por N motivos.

Mas, utilizo um pouco de ração, porque pode ser necessário.

Enfim, é um assunto diverso, longo, e o mais legal é que a cada opinião e experiências aprendemos e agregamos no final para nossas vidas e aves.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sinceramente não curto espelho pra ave, mas é como a Eliana disse, cada caso é um caso.

Cada criador sempre tem que criar de acordo com suas convicções e a observação individual da ave é fundamental.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pessoal, comprei hoje um espelho desses de feira da borda laranja, gostei mais ainda pela borda ser plastica e não de madeira assim dura mais (eu acho). Acabei de fazer uns furos para melhor fixar na gaiola e coloquei acima dos potes de comida e água, até o momento não deu pra saber a reação dele pois é horário de dormir, mas amanhã depois de 24hr eu comento o resultado inicial.

Torcer para ele gostar.

Abraços!

Link para compartilhar
Share on other sites

Bem pessoal, coloquei o espelho como falei, mas até o momento não ví uma mudança grande de comportamento dele ou muita interatividade dele como espelho não, as vezes ele passa, olha, passa o bico no espelho, tenta bicar a borda, e só... sai e vai comer, não fica se olhando ou interagindo, mas também não está o estressando não. Então vou dar mais um tempo pra eles se conhecerem melhor.rsrsrsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

Em casa tem um espelhinho com dois arames cheios de miçangas, tudo grande e bastante seguro, sempre tem dele na Cobasi. Os meus machos e uma das meninas adoram tanto as miçangas como interagir com o espelho, até pedem carinho, as outras duas meninas brincam com as bolinhas mas é bem raro. 

Agora os agapornis se tornaram bastante agressivos quando eu coloquei, tanto com o espelho quanto com os outros que tentavam se aproximar, foi péssimo. 

Você colocou há pouco tempo, se você observar que ele não esta se irritando e o espelho não é um incomodo pra ele não precisa se preocupar em tirar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em casa tem um espelhinho com dois arames cheios de miçangas, tudo grande e bastante seguro, sempre tem dele na Cobasi. Os meus machos e uma das meninas adoram tanto as miçangas como interagir com o espelho, até pedem carinho, as outras duas meninas brincam com as bolinhas mas é bem raro. 

Agora os agapornis se tornaram bastante agressivos quando eu coloquei, tanto com o espelho quanto com os outros que tentavam se aproximar, foi péssimo. 

Você colocou há pouco tempo, se você observar que ele não esta se irritando e o espelho não é um incomodo pra ele não precisa se preocupar em tirar. 

​Com que idade suas calopsitas foram apresentadas ao espelho?

O meu até o momento não se incomoda não, coloquei o espelho em cima do comedouro, então ele come, tranquilo de frente pro espelho, as vezes limpa o bico na borda do espelho, mas o meu é filhote, está na fase de sair da papinha, mas ainda come papa 2x por dia. Dar mais um tempo para ver se ele se interessa mais.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...