Jump to content

Ajuda - Reforma de Viveiro


JCSFILHO

Posts Recomendados

Pessoal Boa Tarde, primeiro gostaria de dizer que estou feliz em Honrado em poder fazer parte dessa comunidade, nesse pouco tempo que descobri vocês já percebi que fazia várias coisas erradas que preciso corrigir urgentemente, para isso vou listar coisas que identifiquei e postar a foto do meu viveiro atual. Eu já tinha identificado que meu viveiro precisava de uma reforma, mas um vendaval fez um galho cair e quebrar parte da frente do telhado o que fez eu correr atrás de um Pedreiro para me ajudar a corrigir e reformar meu viveiro. Moro numa região úmida e Fria(Ribeirão Pires/SP) e quando eu fiz esse viveiro não tinha muitos recursos na época e muito menos conhecimento.

OBS.: Tenho 6 calopsitas Ainda não sei os nomes das raças, então eu tenho 3 cinzas com a cara amarela, 2 inteiras amarelas e um cinza de cara branca(acho que são 3 femeas e 3 Machos) sinceramente não sei. Um desses todo Amarelo tenho a mais de 10 anos.

Já consegui ter filhotes, e cheguei a ter um Total de 11, 2 infelizmente morreram ficando 9 e 3 eu Dei para amigos e vizinhos, restando essas 9.

1) Esse Viveiro precisa urgentemente ser trocado o telhado, já que está com infiltração de água.
2) Não tenho acesso ao comedor e água sem ser pela porta da frente o que dificulta um tratamento diario, ainda mais que minha esposa tem medo de animais de penas, então somente eu faço isso.
3) Não tenho brinquedos
 

O que eu já sei que tenho que mexer nele e já está nos meus planos(por favor aqui que gostaria da experiencias de vocês para proporcionar um melhor lugar para eles.:

1) Vou trocar o teto e aumentar a altura dele
2) Criar um esquema que eu consiga acessar o comedor e bebedouro diariamente
3) Colocar brinquedos
4) Trocar a Tela
5) Refazer a porta colocando ela maior facilitando o acesso.
6) Pendurar os Ninhos

IMG-20160106-WA0002.jpg

IMG-20160106-WA0001.jpg

IMG-20160106-WA0003.jpg

Editado por JCSFILHO
Correção de Português
Link para compartilhar
Share on other sites

Comece trocando o telhado para evitar que tomem friagem e chuva para não adoecerem. Depois pinte as paredes para retirar toda a sujeira que poderá trazer doenças a elas. Se for possível coloque azulejos no chão, pois facilita muito a limpeza, basta você usar uma espátula todo final de dia para raspar e passar um pano úmido com desinfetante. Troque a tela por uma mais resistente, pois essa é de galinheiro e poderá se romper facilmente facilitando a fuga delas, se for o caso faça uma porta para sua altura, mas poderá dessa forma facilitar fugas se não tiverem cuidado ao abrir.  Procure galhos de arvores frutiferas que não fazem mal, os de goiabeira são mais resistente pois não conseguem bicar ele, mas outras arvores também são bem vinda, descasque se for necessário e lave muito bem eles. Coloque galhos de várias grossuras e formatos e tente prender na parede. Você pode colocar prateleiras fixadas na parede na parte mais alta e colocar os ninhos sobre elas, lembrando sempre de colocar o dobro de ninho da quantidade de casais para que não ocorra brigas. Você pode colocar a alimentação delas em recipientes de barro que vendem em pet shop assim evita que elas pisem e virem a comida. Pode ser colocado no chão, mas nunca coloque embaixo de poleiros para ela não sujarem a comida. Depois de montado fica mais fácil de você ter algumas idéias de como colocar os potes, pois montado os alicerces as idéias ficam mais fáceis. Compre brinquedinhos nos pet e pendure nos galhos e no telhado deixando pendente para elas brincarem. Coloque uma cortina na frente dele para a noite poder fechar totalmente a frente dele e elas não tomarem friagem e nem chuva, caso tenha condições poderá colocar um toldo retrátil que a noite você estende ele até o chão e pela manhã descobre a frente. Depois que você for montando vai postando que fica mais fácil de termos idéias visualizando ele.

Editado por Célia Maia
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa Tarde, Lamentavelmente uma das minha calopsitas(a de cara branca) fugiu pelo buraco no teto do viveiro. O restante consegui retirar e acomodar numa gaiola grande provisoria até a reforma do viveiro terminar. Se a chuva deixar até Segunda provavelmente estará terminado. Célio Obrigado ,O piso e o toldo(nem que for improvisado vou fazer). Segue o Andamento da Obra no que deu para fazer ontem.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Legal, mãos a obraxD O espaço é enorme, então vai ficar bem legal. Pena que uma delas fugiu, mas procure na região, deixe cartazes e avise vizinhos para se alguém achar devolver para você. Faça algumas caminhadas pela rua em horários deferentes, talvez você ainda possa encontrar ela. Procure vedar bem todos os vãos do viveiro, pois elas são danadinhas para fugir, depois poste fotos para vermos como ficou.

Link para compartilhar
Share on other sites

Célia, já procurei e moro no região com muita mata, então acredito que ela se perdeu mesmo, como o acesso ao antigo viveiro era complicado, mesmo estando comigo a muitos anos elas não são mansas mais, elas andam em mim, brincam com meu cabelo quando entro no viveiro, com minha correntinha, porém não deixam eu colocar a mão nelas, elas vem por vontade própria, somente um que é o meu mais antigo todo amarelo que ainda vem comigo, mas não deixa eu tocar nele mais.

Ontem devido a chuva o progresso foi pequeno, como não tenho talento e o pedreiro de confiança da família que está fazendo, porém agora somente segunda voltaremos a mexer nele, espero que até quarta se o tempo deixar tudo estará montado.

Segue a Foto de onde paramos e aproveito para mostrar meus pequenos(as)! no seu hotel Provisório não é 5 estrelas, mas controlo a alimentação e a troca de água com frequência, o lugar não tem vento e nem correm o risco de se molhar com outro temporal.

Aproveito e peço a ajuda de quem conhecer o nome de uma tela correta para colocar no meu viveiro, se possível enviado foto dela eu agradeço.

 

IMG_20160115_144633482.jpg

IMG_20160116_124342584.jpg

IMG_20160116_124349718.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olha está quase pronto, falta o piso e a porta. limpar tudo e higienizar

Aí é montar a estrutura onde vou colocar a principio 3 ninhos, pois atualmente só possuo 5 calo, montar os poleiros que vou fazer de bambu, fazer ou comprar brinquedinhos, e levar meus filhos de volta para lá.

 

IMG-20160125-WA0012.jpg

IMG-20160126-WA0039.jpg

IMG-20160126-WA0040.jpg

IMG-20160126-WA0041.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

@nuncadeadeus Agradeço, cara eu acho que não é não, porém não consegui encontrar de goiabeira, e gastar com isso não dá, estou quase estourando meu orçamento da reforma, e gostaria muito de adquirir um Fêmea, então vou partir para o Bambu até me equilibrar novamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

@JCSFILHO Entendo...Realmente fica meio puxado comprar tudo mesmo, estava vendo uns poleiros na Petz, a que tem aqui na minha cidade, e sai muito caro se for comprar todos na loja, ai estou pensando em procurar alguma arvore ou galho de goiabeira para decorar ele, porém ainda estou vendo o orçamento para começar a construção do meu viveiro. 

Continua a postar as fotos aew quando for dando os upgrades pra podermos acompanhar, mais ta ficando show =)

Link para compartilhar
Share on other sites

Estou vendo a possibilidade de construir um grupo de ninho(03 Unidades, com as divisórias), estou pedindo para checar se tem madeiras nas medidas necessárias em casa, aí vou pedir para o cara que fez o telhado do viveiro cortar para mim já que não tenho as ferramentas.

Depois monto tudo.

Também não estou encontrando uma goiabeira por aqui, por isso vou apelar kkkk, mas ainda terei uns puleiros desses.

Link para compartilhar
Share on other sites

@JCSFILHO, Parabéns pelo viveiro ta ficando show de bola, só uma dica esse telhado esquenta demais, procure ver pra por algo térmico, tem manta térmica ou se não me engano o pessoal faz com isopor algo assim, seria melhor para seus filhos em dias muito ensolarado. aqui no forum tem algo assim que fizeram se não me engano!!! Grande abraço!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutos atrás, Caio disse:

@JCSFILHO, Parabéns pelo viveiro ta ficando show de bola, só uma dica esse telhado esquenta demais, procure ver pra por algo térmico, tem manta térmica ou se não me engano o pessoal faz com isopor algo assim, seria melhor para seus filhos em dias muito ensolarado. aqui no forum tem algo assim que fizeram se não me engano!!! Grande abraço!!! 

Então Caio, Moro Em Ribeirão Pires/SP, muito úmido e Frio aqui, por isso optei por essa telha para tentar aquecer mesmo, mas em relação ao viveiro anterior eu subi bastante o teto, então vai ficar bem longe dos puleiros vai garantir um melhor qualidade de vida para eles.

Editado por JCSFILHO
erro
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O viveiro está ficando muito legal! Eles vão adorar a casa nova quando terminar tudo. 

Colocar brinquedos é muito bom. Se na sua cidade (como na minha) não encontrar para comprar, você pode fazer alguns. Procura aqui no fórum mesmo e no youtube também. Você vai achar uns bem legais e fáceis de fazer.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...