Jump to content

ajuda!! achei um passaro, e coloquei junto com minha calopsita


Vinex

Posts Recomendados

1 minuto atrás, KamilaF disse:

É muito lindo! Eu ficaria com ele, com certeza. Só entregaria aos órgãos competentes se for animal silvestre.

Ele está comendo?

Sim, ele comeu um pouco de alpiste, e agora já está dormindo. Pelo azul nas asas, quase certeza de que é um tuim. Ele já está dormindo, e está na mesma gaiola que minha calopsita... Sei que é arriscado, mas não tenho outro lugar pra colocar, nem vizinhos que emprestem. Mas vou deixá-lo dormindo e cuidar dele, amanhã vejo o que for melhor. Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ola pessoal, realmente não é uma maritaca, eu vi um desses no pet marginal tiete, não sei como funciona, se precisa de licença...se vc ligar lá eles informam...

--editado--

Nesse link fala um pouco sobre ele

Screenshot_2016-01-17-21-27-52.png

Caso queira dar uma ligada lá pra tirar duvidas de qual a melhor alimentação pra ele ou coisas do tipo, o número é esse da foto...

 

Screenshot_2016-01-17-21-42-21.png

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Mande notícias depois. A maritaca não é uma "espécie". Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios. Um Tuim pode ser chamado de maritaca de forma popular.

Editado por Igor Salles
Link para compartilhar
Share on other sites

Verdade @Igor Salles...popularmente todos esses pássaros verdes são chamados assim...

Porem o significado de maritaca se refere a uma especie sim...Embora acabou virando um nome popular usado por muito para se referir a diversos pássaros.

Olhe no item 2 da imagem

Screenshot_2016-01-17-22-14-11.png

Editado por GabrielEger
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@GabrielEger, Os termos curica, baitaca, maitá, maitaca, maritaca e suia são designações comuns para diversas espécies de aves psitaciformes da família dos Psittacidaes do gênero Pionus. São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Têm, em média, uma expectativa de vida de trinta anos. Medem de 27 a 29 centímetros e podem pesar de 230 a 250 gramas. (essa informação é da wikipédia, mas como não acho muito confiável vou explicar mais).

O termo maritaca se refere a diversas espécies, mas seu verdadeiro alvo é a família e gênero taxonômica, que no caso são os Psittacidaes, do gênero Pionus. Espécie só vem depois de gênero e família (seguindo a ordem reino-filo-classe-ordem-família-gênero-espécie., por isso que estou falando que não não é adequado chamar maritaca como uma espécie.

Cientificamente, é incorreto chamar um tuim de maritaca, porque os gêneros são diferentes (Pionus X Forpus), mas acaba por ser.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

No final, popularmente acaba tudo sendo maritaca mesmo...entendi o q está querendo dizer...

Embora o tuim não tenha os padrões q vc mencionou no texto do wikipédia (também não acho confiável),pois um tuim possui em media apenas 12 cm, e pesa aproximadamente 26 gramas, acaba por ser mesmo chamado de maritaca...

a intenção foi dar uma direção mais especifica pro nosso amigo...não quis questionar, esses pássaros tem uma infinidade de especies..kkkk

Queria eu ter encontrado um desses, é realmente muito lindo :x

Editado por GabrielEger
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 17/01/2016 at 20:40, Filipe disse:

 

Bom dia!! Hoje o Tuim comeu banana e alpiste, bebeu água... Enfim, se alimentou bem. Mas após pesquisar bastante, descobri que ele é mesmo um Forpus --editado--

tambem descobri que ele é um passarinho muito territorialista... E apesar da diferença de tamanho (tem uns 10 cm no máximo) minha calops tem mais medo dele do que ele dela... Infelizmente eu não tenho condições de ter outra gaiola, porque viajo bastante, e sempre que viajo levo minha calops comigo, e não acho que eles sejam capazes de conviver juntos. A Lisa não se deu muito bem com o novo amigo hahaha :D. Apesar de já estar amando ele aqui (ele também é manso e adora um carinho), descobri que tenho uma amiga que cria Forpus... Vou levá-lo pra ela, e lá ele terá outros amigos. Obrigado pela ajuda de todos!!

image.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Vinex Não estou com tempo para ler todo o seu post, então se responder besteira desconsidere. Vi somente que você achou ele na rua, você tentou achar o dono dele antes de doar para outra pessoa. Imagina que fosse o oposto e você tivesse perdido sua Lisa por um descuido e alguém tivesse achado. Você estaria desesperado atrás dela, sofrendo muito e ela também. Agora imagina o dono dessa ave, quanto sofrimento ele deve estar tendo sem saber se ele foi achado, se está comendo e sendo bem tratado. Eu esgotaria todas as possibilidades antes de decidir o que faria com ele, pois não quero para os outros o que eu não iria querer para mim. Desejaria que alguem encontrasse minha ave e me devolvesse, não pelo valor da ave e sim pelo valor sentimental que adquirimos com o decorrer do tempo. Coloque cartazes na rua, nos petshop, divulgue nas redes sociais, pois ele não é uma ave comum e a facilidade de achar o dono é muito maior do que perder uma calopsita.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutos atrás, Célia Maia disse:

@Vinex Não estou com tempo para ler todo o seu post, então se responder besteira desconsidere. Vi somente que você achou ele na rua, você tentou achar o dono dele antes de doar para outra pessoa. Imagina que fosse o oposto e você tivesse perdido sua Lisa por um descuido e alguém tivesse achado. Você estaria desesperado atrás dela, sofrendo muito e ela também. Agora imagina o dono dessa ave, quanto sofrimento ele deve estar tendo sem saber se ele foi achado, se está comendo e sendo bem tratado. Eu esgotaria todas as possibilidades antes de decidir o que faria com ele, pois não quero para os outros o que eu não iria querer para mim. Desejaria que alguem encontrasse minha ave e me devolvesse, não pelo valor da ave e sim pelo valor sentimental que adquirimos com o decorrer do tempo. Coloque cartazes na rua, nos petshop, divulgue nas redes sociais, pois ele não é uma ave comum e a facilidade de achar o dono é muito maior do que perder uma calopsita.

Eu coloquei fotos em grupos do facebook... Sei o quanto é difícil perder um bichinho, mas não sei nem se ele de fato é de alguém, ou se caiu de um ninho. Quando o encontrei, passei pelas casas próximas e vi algumas árvores no caminho.  O ruim é que as vezes a pessoa por maldade pode pegar nem sendo o dono. Vou procurar, sem sombra de dúvidas! Mas enquanto isso não posso ficar com ele, porque como eu disse, ele não consegue conviver junto com a Lisa...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...