Jump to content

Filhote com atraso de desenvolvimento? papinha/ajuda


RoseV

Posts Recomendados

Olá pessoal. Para quem ainda não sabe meu casal teve sua primeira postura e nasceram 4 filhotes. Desde ontem tenho observado que o terceiro filhote não está com o papo cheio igual aos demais irmãos. Fiquei observando e hoje após os pais serem alimentados com milho e ovo cozido foram tratar os filhotes. Quando saíram do ninho observei novamente que ele continuava com o papo "pequeno". Como eu já tinha comprado papinha para uma emergência e também a seringa resolvi preparar e dar para ele... isso 2 vezes (as 15 hs e depois as 19 hs)... ele comeu pouco mas comeu. Gostaria da opinião dos mais experientes se agi da maneira certa e como está o desenvolvimento dele e dos demais filhotes. Esse filhote que me refiro é  o terceiro filhote de olho escuro. Hoje ele está com 5 dias e a irmã dele albina com 4 dias(acho ela maior que ele) Os outros dois estão com 12 dias e 7 dias. Segue foto da turminha... Foto tirada após ter dado papinha...

Para quem talvez vai falar coloca ele na frente dos irmãos no ninho sempre faço isso mas como ele é pequeno sempre está se enfiando embaixo dos maiores para se esquentar... observei também que ao pegar ele perde a temperatura muito rápido e logo está "frio"

Também tenho dúvida quanto a papinha. Fiz conforme a embalagem... uma colher de chá de pó para três colheres de água... achei meio ralo e engrossei um pouco com mais pó... é assim mesmo?  E como faz para manter morno? Pois até dar para o filhote acaba esfriando... a marca da papinha é da "alcon". Quem puder me ajudar agradeço!

CYMERA_20160223_210708.jpg

CYMERA_20160223_210942.jpg

20160223_192525.jpg

20160223_193351.jpg

O filhote que me refiro é esse de olho escuro. Ele tem 5 dias e a irmã dele (ao lado) 4 dias....

20160223_192701.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O que posso te ajudar é  falando que a papinha é  morninha...e se esfriar durante o tempo q vc ta dando ...morna de novo....aqui em casa eu dou de morna pra quente e nao de morna pra fria...penso q o importante é  os pais alimentarem ...o fato de ser pouco significa q nao vai demorar muito pra alimentar de novo...sendo q se alimentar muito e ficar com papao vai demorar mais pra ser alimentado...o importante é  nao passar fome...assim eu penso...nao sou muito experiente nao...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que seguir a tabela a risca quando for alimentar, caso der muito ele pode morrer,( já aconteceu isso aqui fórum), na minha opinião deixe ele no ninho por enquanto, alimentando-o, se os pais não alimenta-lo mais para frente você retira ele e trata na papa, se os pais ''abandonaram'' só esse filhote provavelmente ele tem algum problema, as aves abandonam os filhotes com problema para manterem a ninhada saudável, por mas que não seja físico pode ser interno.   

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá RoseV. Tenho um tópico sobre isso e tenho alimentado um nenenzinho também. Você fez certo. Como o meu filhote já tem mais de 20 dias, uso a papinha nutropica e um medidor, e o alimento com uma colher modificada. A água deve estar em 50  °c e a papinha deve ser mexida pelo menos por 2 minutos. Provê sempre antes de dar para que nãoesteja quente ou frio. Qualquer dúvida, se eu puder ajudar estarei aqui. :)

Sempre faça a intervenção. Quanto à seringa, não consegui dar comida ao meu filhote. O que ajudou foi a colher modificada com alicate que imita o bico dos pais. A veterinária disse que com a seringa VC tem que alternar os lados para o bico não ficar torto. Levei meu neném lá. Outra dica, repare se ele não está sendo pisoteado no ninho para que não fique com as perninhas tortas. A minha Booboo ficou superprotetora com seu filhote, tirou a maravalha de volta dele e o resultado foi um deslocamento de perna... Levei meu filhote ao veterinário para colocar tala. Espero que tenho ajudado, conte comigo e boa sorte com esses filhotinhos lindos!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@NathanMR. Não vou retira-lo do ninho por enquanto até porque os irmãos estao ajudando a esquenta-lo. Sempre espero os pais alimentar os filhotes e quando eles saem do ninho aproveito e complemento com a papinha. Posso estar fazendo isso de quanto em quanto tempo? De 3 em 3 horas? Também to começando a achar que é algum problema do filhote pois todos os irmãos estao se desenvolvendo menos ele... você tem essa "tabela"?

Link para compartilhar
Share on other sites

@Nina muito obrigada pela ajuda. Bom saber sobre a temperatura  da água e que deve ser mexido  por 2 minutos..  eu so misturava e pronto. O bebê aqui come bem com a seringa so quase não abre o bico...parece estar fraco.A consistência da papa tem que ser mais para "rala"? Ele está com 6 dias hoje

Link para compartilhar
Share on other sites

Alias ja dei sim...uma vez q uma calopsita minha adoeceu e o vet pediu pra dar..mas é  aquela ponteira de metal q coloca na seringa  e q vai ate o papo sabe??? Gracas a Deus ele melhorou!! Mas ele me ensinou direitinho como fazia..tive q fazer algumas vezes na frente dele...fiquei fera no assunto...kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi.... Tirei umas fotos da textura da papinha pra VC ver, e da colher modificada que facilitou totalmente minha vida. Deixo sempre em banho maria pra ficar quentinho e com a agua mirna aproveito e limpo com uma gase qd ele se suja. Meu marido teve a ideia de usar essa colher medidora, uso 2 partes de agua para uma de po. Ele adora! Espero que ajude.

20160224_125457.jpg

20160224_124506.jpg

20160224_124453.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Dando notícias do bebê, ele não está muito bem. Hoje pela manhã tratei os pais e esperei eles entrarem no ninho para alimentar os filhotes. Quando saíram da gaiola peguei o ninho e novamente observei que os 3 filhotes estavam com o papo cheio menos o terceiro filhote. Achei ele tão branquinho, fraquinho.:( Preparei a papinha e dei para ele mas ele quase não abre o bico, parece que tem dificuldade em engolir. Também observei uma "mancha escura" na barriga dele. Ontem quando dei papinha ele defecou normalmente... alguém sabe me dizer pq ele está tão branco? Torcendo aqui para que ele fique bem logo e que nada de mal lhe aconteça 

20160224_112700.jpg

Nessa foto aparece a mancha escura na barriga e o papo que sempre está assim "molinho e rosado" sem aparência de alimento dentro

20160224_110947.jpg

@Rosii

Foto de cima após ter dado papinha e foto de baixo antes da papinha... não consigo alimenta-lo muito, ele quase não abre o bico

Obrigada mais uma vez @NathanMR e @gilva

Obrigadão  @Nina me ajudou muito sim! Vou ver se acho essa colher modificada

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa esse filhote não está bem. Está muito pequeno pra 5 dias. Deve ter faltado alimentação e ficou desnutrido.

A papa tem que ser mais rala mesmo, e manter em banho maria enquanto fornece. Eu usava colher torta, sempre comiam bem e enquanto isso mantinha pote com a papa na água quente. TB usava a papa da alcon.

Essa colher torta, pede pra alguém fazer pra VC, é só pegar um alicate e entortar uma colherinha de café.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...