Jump to content

Filhote com atraso de desenvolvimento? papinha/ajuda


RoseV

Posts Recomendados

Obrigada @Rosii @NathanMR e @Nina. Estou com o coracao na mao... deve alimenta lo de quanto em quanto tempo? Durante a noite tambem?

Essa é a seringa que tenho usado... só consigo alimentar ele pq abro o bico dele com a pontinha da seringa... mas mesmo com a papa na boca ele não se ajuda... quase não "degluta". A colher seria melhor? Alguém tem foto de como fica? Seria tipo um "funil"?

20160224_175730.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa é a colher. É fácil usar, só segurar o filhote apoiando os dedos na cabecinha, pois é muito pequeno, aí vai virando colher devagarinho, com a pontinha da colher na lateral do bico ele abre um pouquinho.

Colher para tratar de Calopsitas.JPG

Vc terá que se esforçar o máximo agora pra tentar recuperá-lo.

Tenta dar a última papinha umas 23 hs, aí pode dar amanhã bem cedinho, assim evita de ficar estressando o casal por ficar mexendo muito e eles descansam.

 Durante o dia VC reforça várias vezes, e aí é torcer pra ele ter uma melhora.

Reforce de todos.

Capriche na mistura do ovo pra dar ao casal, cozinhe por uns 15 a 20 minutos, amasse, misture farinhada e um pouquinho do pó da papinha. Tente colocar bem cedo, que é a hora que eles comem bastante pra alimentar os filhotes. Deixe essa mistura por umas 3 hs na gaiola. A tarde, lá pelas 15hs faça de novo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada @Rosii. Quase "surtei" agora. Fui olhar os filhotes no ninho já que os pais nao estavam e vi os 3 bebês que estão "bem"na ante sala... só o bebê doentinho no ninho... pq será? Será q os irmãos sentem algo? Vou ficar observando e caso necessite vou abaixar o ninho. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Fique de olho pra ele não ficar sozinho, ele precisa ser aquecido.

Que horas eles dormem?

Precisam dormir cedo viu, descanso é muito importante pra eles, ainda mais depois de um dia cansativo cuidando dos filhotes.

Os meus dormem as 18:30 mais ou menos e acordam as 7. Essa é a rotina deles.

Os seus por estarem com filhotes pode ficar acordados até as 19hs, mais amanhã precisam acordar logo, umas 6 hs, pq senão os filhotes passam muito tempo sem comida.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Rosii. Eles dormem sempre entre 19-20 hs e acordam as 7 hs. Eu havia acabado de dar ovo cozido dai fiz um teste. Tirei os filhotes maiores para ver se os pais davam trato para o pequeno... quando fui ver o pai estava encima do bebê doente e a mãe estava encima do outro na antesala... agora os pais saíram e o bebê doente ficou sozinho no ninho... será q estão abandonando? Ele está bem frio. Dei papinha eram 16:30 devo dar de novo e durante a noite? 

Obrigada pela dica do horário.. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@RoseV eu comecei dando de 2 em duas horas. Agora dou de 3 em 3 mesmo durante a noite. A veterinaria disse que para filhotes saudaveis nao é necessário dar à noite, mas se eu tinha como dar à noite eu poderia, porque ele é raquitico e ficou muito fraco. Acho que mexer no ninho não é legal, se tivesse como isola-lo e VC cuidar dele. Li que os pais descartam os filhinhos fracos por terem menos chance de sobreviver. A Booboo chegou a pisar no meu filhote também, preferi isolar. Com a colher ele certamente comerá mais, o meu começou fraquinho e agora come que é uma beleza! Espero que as dicas ajudem. Para manter o meu filhote aquecido uso maravalha e deixo o quarto climatizado com aquecedor.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O filhote precisa pedir comida pros pais alimentarem, como ele está fraco a tendência será os pais abandonarem sim.

Mais tenta investir na alimentação deles, sou a favor de deixar ele com o casal, assim ele fica aquecido, e vai que ele da uma animada e eles tratam dele.

Se conseguir dar papinha de 2 em 2 hs seria bom. Mais o casal precisa voltar alimentá-lo.

Boa sorte! Torcendo aqui.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal com muita tristeza venho comunicar que o bebê não resistiu e acabou morrendo.:( Hoje cedo quando acordei fui olhar o ninho ele ja estava morto. O que mais me deixou assustada é que ele tava todo escuro e com um cheiro ruim... pode ser alguma bactéria no organismo dele?  E os outros filhotes correm algum risco? Assim q vi retirei o filhote morto, esperei os pais tratarem os demais e quando eles saíram retirei o ninho e os filhotes de dentro, aproveitei que o sol saiu cedo aqui, higienizei o ninho com álcool e coloquei no sol. Fiz isso também com o viveiro todo e com o piso onde os pais andam...

Tenho algumas dúvida:

1)Devo continuar dando papinha para os filhotes? O papo deles não está completamente cheio... mas fiquei com medo de dar papinha e azedar o alimento do papo. (Papo pela metade)

2)Mais uma vez hoje cedo encontrei o segundo bebê na porta do ninho...já é a terceira vez. Devo abaixar o ninho? Parece que os pais estão alimentando so as "albinas" pois eles entraram trataram a menor e quando fui ver a pequena tava junto com a grande no ninho e o bebê de "pena escura" tava como sempre na ante sala com pouco alimento no papo.

3) Posso estar forrando o ninho com papel toalha antes da serragem? Para facilitar a limpeza e não ter tanta umidade...

 Obrigado por todos que me ajudaram.. de coração. Agora tenho uma estrelinha no céu que com certeza foi muito amada aqui na terra....:/

Até tirei foto do filhote que morreu mas achei melhor não postar... se alguém quizer ver posso estar postando...

@Rosii @Nina obrigada  pela ajuda!

Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pela perda, mais reprodução é assim mesmo, caixinha de surpresas.

Vc fez tudo que podia.

Pode reforçar sim com papinha os filhotes, sempre fiz isso aqui em casa, pois nasciam 6 e qdo ficavam maiores eu ajudava um pouquinho, pois o casal ficavam exaustos. Só ter cuidado no preparo da papinha, na consistência, temperatura e sempre ferver os utensílios usados. 

Pode forrar sim com papel toalha, mais olhe se o casal não irá comer, se descobrirem o papel melhor tirar, pois podem dar aos filhotes.

Coloque um pote tipo de sorvete com maravalha na porta do ninho, assim se caírem amortece a queda.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...