Jump to content

Ajuda URGENTE


PAOLA
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Bom dia pessoal, preciso de uma orientação urgente!!!

Comprei um filhote que estava meio doentinho, levei no vet. na sexta feira e ele já esta melhorando, porem ontem as minhas outras duas aves começaram a ficam quietinhas, e dormindo muito, porem estavam se alimentando normalmente. Liguei para a veterinária e ela me orientou a dar o antibiótico para as outras calos também. Mas um deles esta muito pior hoje, so dorme, não quer comer e vomitou um pouco, gente vou leva-lo ao vet mas ela só atende partir das 13:30, mas preciso de uma orientação, devo forca-lo a comer, dar papinha e água na seringa, ou espero a orientação da veterinária.

 

Desde já obrigada

20150525_084613[1].jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Mantenha​ ela próxima a uma lâmpada pra manter a temperatura.

Tente dar umas gotinhas de água com açúcar e aguarde até a consulta.

O filhote que vc comprou ficou junto com os seus? O que ele tem? A vet pediu exames?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola Rosi!!! Então tenho uma femeá de um ano e um macho de 6 meses, infelizmente cai na bobeira de colocar o filhote em contato com eles, não deixei na mesma gaiola, mas isso mesmo assim tiveram contato e se contaminaram. A veterinária disse que o filhote esta com dificuldade pra respirar, e como se estivesse com começo de pneumonia (ela falou o que era alguma coisa nos sacos aéreos), ela passou enrofloxacina  e glicopan. A  femeá esta bem melhor e esta ate se alimentando mas o macho ta muito triste e não quer comer  nem beber água, quando falei com  a veterinária ontem ela falou que se parasse de comer eu ia ter que triturar nutropica e dar em forma de papinha...pior que ela so atende a partir 

Link para compartilhar
Share on other sites

É aconselhável que quando VC comprar uma calo nova tem que deixa la de quarentena em outro viveiro, pois pode ter alguma doença e transmitir para outras calo, que é oque aconteceu no meu ver. 

Agora faz oque a amiga rosii sugeriu e leve ao vete o quanto antes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

De imediato, de papinha para ele, pois como não tem comido a falta de alimento complica o estado de saúde dele, pois ele ficará mais debilitado e a doença irá consumir ele mais rápido, caso não coma sozinho de a papinha por sonda. Coloca uma pitada de açucar na papinha para dar energia e mantenha a luz sobre a gaiola até a hora da consulta e mesmo depois que voltar da consulta.

Não acredito que seja pneumonia, pois essa não é transmissível. Eu acho que pode ser clamídia, pois ela apresenta esses sintomas respiratórios e é a única doença que até hoje eu vi que é muito rápida a sua propagação. Quando os meus tiveram a alguns anos atrás, comprei um passaro que estava contaminado e por confiança na pessoa que vendeu que era conhecida minha de anos e afirmou que estava seguro e não tinha doenças juntei com os meus, como ocorreu com o seu, com três dias algumas minhas já estavam manifestando sintomas da doença.

Verifique com sua veterinária a possibilidade de ser clamídia e de fazer o tratamento preventivo mesmo sem ter exames nas mãos, pois você não terá tempo para isso. Compre uma papinha pronta pois é mais fácil do passaro aceitar e aproveita que vai na veterinária e já solicita para ela ensinar você como dar o alimento via sonda, pois se não se alimentarem você terá que fazer dessa forma.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Mais pneumonia ñ é contagioso! Se o filhote apresentou sintoma de estar doente, e agora esses seus tb, é pq é algo que foi transmitido.

Eles ficam bem protegidos do vento? A noite vc cobre eles? Com esse tempo tem que ficar a noite dentro de casa.

E as fezes, como estão? Já forra a gaiola com papel branco e leva tb pra vet analisar.

O ideal é fazer um parasitológico hoje que sai resultado na hora e mandar as fezes pra fazer outros exames, conversa com a vet sobre isso. Agora terá que tratar todos, pois esse que vc comprou estava doente e passou pros seus.

Tenta dar a água com açúcar pra ele e mantenha na lâmpada como te falei. Tenta dar umas bolinhas de extrusada na sua mão, quem sabe ele come. Tem alguma coisa que ele goste muito de comer, tipo, fica doido querendo, tenta dar tb.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nem me fala, nunca mais coloco junto ate ter certeza de que o filhote esta saudável,

Gente só não entendi o por que do açúcar, alguém pode me esclarecer?

Quanto ao veterinário, infelizmente a vet de silvestres so atende a partir das 13:30, prefiro levar somente no veterinário especializado em aves, pois, quando levei em um que não era ele receitou um medicamento errado, e a calo piorou.

 

 

Obrigada a todos!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

O açúcar da energia ao passaro, quando ele está caidinho e você coloca açúcar na comida ou água, não vai curar, mais ele ficará mais esperto para se alimentar e se esquentar. Quanto a não separar, agora não adianta mais, uma vez contaminado sempre terá que cuidar de todos, então tanto faz deixar junto ou não.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente vou agora comprar um seringa e uma sonda e levar na vet, acho que vou ter que alimenta-lo por que ele não quer comer, agora ele esta no sol e já não está muito encolhido, não esta ventando e estou observando o tempo todo se não está quente demais pra ele. Dei a segunda dose do antibiótico (enrofloxacina) como a vet me aconselhou ontem, eu não forcei ele a comer pois como eu disse hoje de manhã ele vomitou, logo que acordou, e eu não soube o que fazer, não sabia se forçava a comer ou esperava ele fazer a digestão, ontem a noite ele comeu bem, comeu bastante...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe a gaiola dele em local quentinho sim, e coloque uma pitada de açúcar no bebedouro. Se o sol está quentinho deixa então, só ñ deixe tomar vento e nem corrente de ar. Cubra a gaiola com um pano e deixe a outra parte no sol, quem sabe ele se anime pouquinho e até coma alguma coisa. 

Torcendo aqui pra que todos fique bem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ele já está com aparência bem melhor, mas de qualquer forma aproveita que vai na veterinária e aprende a ministrar papinha por sonda, pois pode precisar. Arrume também uma luminária para colocar uma lâmpada incandescente de 60 W, pois nesses dias frios é bom quando estão doentes a noite. Para sonda eu costumo usar uma seringa de farmácia de 5m e corto uns 5 cm de borrachinha mais fina dessa utizada para amarrar no braço quando tiramos sangue vendida em loja de produtos ortopedicos, custa em torno de cinco reais, ela é da mesma largura do bico da calopsita, então não tem como dar via falsa, pois a largura dela consegue passar somente pelo papo. Eu costumo manter em casa sempre a disposição para emergências, seringa, borrachinha e papinha, pois nunca sei quando irei precisar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal muito obrigada pela atenção! Vou mante-lo aquecido e tentar alimentar, ofereci um pedaço de maça, ele deu umas duas bicadas e não quis mais, daqui a pouco vou oferecer de novo,

 

Obrigada a todos, Deus os abençoe!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...