Jump to content

Comedouros


a.junior
Ir para a solução Resolvido por Paulo.Felipe,

Posts Recomendados

Então eu mesmo tenho 4 comedouros 2 originais da gaiola e um tem grit de areia mineral biotron no outro aguá. Esses ficam do lado do poleiro dai tenho mais dois um fiz de vazilia de condimento. onde coloco o mix de sementes super cria terra passaros. e outro que fiz de uma garrafa de coca de 2 litros onde coloco as duas estrusadas alcon. esses ficam no fundo da gaiola pois preferi fazelos com tampa para não cair fezes. deu muito certo as duas no fundo do viveiro elas comem bem e a rucúla que e a unica verdura que dou pra elas eu mesmo as cultivo. colho 4 pes com a raiz dai lavo bem e coloco em uma tigela de vidro com agua pois ficam o dia todo frescas tenho osso de siba no viveiro e bica pedra estas serão as alimentação das minhas blz....

20170903_171707-1.jpg

20170903_171718.jpg

20170903_171744.jpg

20170903_084825.jpg

20170903_171649.jpg

20170903_084859.jpg

Tanto o de condimento quanto o outro tem um pescoso de garrafa virado pra baixo pra elas não entrar rsrsrs se deixar sem elas fazem um pizeiro. o de condimento tem 4 buracos um em cada lateral e um fundo de garrafa pet onde vai as sementes como eu  disse o pescosso da garrafa para baixo se não elas passam dentro jogando fora rsrsrs...

20170903_173425.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Apolo e lailo disse:

Então eu mesmo tenho 4 comedouros 2 originais da gaiola e um tem grit de areia mineral biotron no outro aguá. Esses ficam do lado do poleiro dai tenho mais dois um fiz de vazilia de condimento. onde coloco o mix de sementes super cria terra passaros. e outro que fiz de uma garrafa de coca de 2 litros onde coloco as duas estrusadas alcon. esses ficam no fundo da gaiola pois preferi fazelos com tampa para não cair fezes. deu muito certo as duas no fundo do viveiro elas comem bem e a rucúla que e a unica verdura que dou pra elas eu mesmo as cultivo. colho 4 pes com a raiz dai lavo bem e coloco em uma tigela de vidro com agua pois ficam o dia todo frescas tenho osso de siba no viveiro e bica pedra estas serão as alimentação das minhas blz....

20170903_171707-1.jpg

20170903_171718.jpg

20170903_171744.jpg

20170903_084825.jpg

20170903_171649.jpg

20170903_084859.jpg

Tanto o de condimento quanto o outro tem um pescoso de garrafa virado pra baixo pra elas não entrar rsrsrs se deixar sem elas fazem um pizeiro. o de condimento tem 4 buracos um em cada lateral e um fundo de garrafa pet onde vai as sementes como eu  disse o pescosso da garrafa para baixo se não elas passam dentro jogando fora rsrsrs...

20170903_173425.jpg

Muito legal sua ideia, não tinha pensado nisso... Estou precisando melhorar os comedouros das minhas filhas, rsrs... Atualmente só tenho um de plástico com a tampa de dois buracos que já roeram quase toda, um com farinha de cálcio (casca de ovo seca e moída) e uma de água, um Tupperware que eu tinha de criança kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

E isso ai os que eu fiz deu super certo. e falando da higiene também como um dos melhor metodo e colocar as vasilias de comida no fundo do viveiro ficam muito espostas as fezes que vem de cima caindo dentro dai improvisei estes. E como disse elas comiam muita sementes e iam beber agua já não comiam a estrusada agora que coloqueia as duas juntos tão comendo as duas que e uma maravilha blz....

20170903_192217.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Apolo e lailo e @a.junior

Segundo os veterinários, os comedouros devem ser feitos de porcelana. Muitas Calopsitas acabam engasgando ou tendo problemas no papo e intestinos por restos de plástico que podem engolir.

Ainda segundo os veterinários, muitas coisas dentro da gaiola, acabam atrapalhando as calopsitas e gerando stress.

Por último, procurem saber mais sobre o mal que estás areias fazem para as calopsitas. São muitos relatos de Calopsitas que acabam morrendo pois a areia toma conta do corpo delas e as mata. Muito cuidado amigos!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!. A alimentação como extrusada e sementes devem ser colocadas no dia. Já houve debate aqui no fórum sobre o consumo diário. Também sobre a existência de muitas coisas dentro das gaiolas, sobre a areia, sobre os comedouros e etc.

Ideal: A calopsitas se alimentam de extrusadas (ração, nada mais do que as sementes trituradas e prensadas), mix de sementes ( vários tipos de sementes), e para complemento nutricional: frutas, verduras e legumes. Se sua calopsita se adaptar com a extrusada, não precisa dar mix de sementes. Muita coisa calórica acaba gerando obesidade na ave. Sobre a quantidade, vai variar de cada criador. O correto é deixar a comida a vontade, mais do que 3 colheres de sopa por calopsita. Peneirar as sementes uma vez ao dia e a sobra descartar no dia seguinte. Assim, evitando fungos e o consumo de sementes/extrusada com fezes. Os comedouros são indicados em porcelana,  para que possam ser facilmente higienizados e desinfetados. A higiene é primordial para a saúde das calopsitas. Como as calopsitas são aves domesticadas e aprenderam facilmente a descascarem as sementes, não necessitam de areia para o auxílio da digestão.Elas causam acúmulo no papo e no estômago, por fim prejudicam a ave.  Porém tem a questão do cálcio, que causa deficiência nos ossos. O bloco de cálcio ajuda, mas lembre-se: Tudo o que é demais, prejudica a ave. Potes e comedouros plásticos, sisal, borracha do rodo, peaçava da vassoura, correntinhas (pessoas colocam para elas brincarem) e afins, devem ser retirados. Ao invés de saúde, acabam prejudicando a ave. A pouca ingestão e por não processarem a digestão desses elementos, acabam perfurando o intestino ou causando outro problema grave, matando a ave. Muitos objetos dentro da gaiola acabam machucando a ave e causando stress. Aves são muito assustadas e no caso de pânico, elas acabam se enroscando nos objetos. Muito cuidado!!!. Ao oferecer alimentos como frutas, verduras ou frutas, utilizem frutas e verduras lavadas. Existem os potes de porcelana que você pode acondicionar, os pregadores de inox para fixar as verduras. Toda vez lembre-se, o menos é mais. Desinfete a gaiola  e os comedouros no mínimo 1 vez por semana utilizando produtos como Vancid 10 ou Herbalvet. Os potes e comedouros devem ser lavados diariamente, assim como o fundo das gaiolas. Não esqueça do chão onde elas ficam. Mesmo dentro de gaiolas, as sementes caídas e fezes são lançadas no chão e nas paredes. Boa sorte na criação. 

Editado por MJujulieta
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Eliezer Jr disse:

http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.veterinariadeaves.com.br/orientacoes.php&ei=pZ4vAfT3&lc=pt-BR&s=1&m=163&host=www.google.com.br&ts=1504527092&sig=ANTY_L0QbDG4afnpvx09Zpu6WrD1Ho_cKQ essa veterinaria e especializada em passaros silvestres. eliezer fala sobre os pistacios da uma lida lá como o dutor bath falou dos passeiformes essa fala dos pistacios sobre a areia e outros artigos os plasticos as minhas só descem ali pra comer por terem outras gaiolas. e lugar pra brincar não vão ali e nem ficam bicando os comedouros tem comedouro de 1 ano nem sinal de bicada elas bicam mais nas madeiras e ficam livres sem estress agora concordo sim com a ingestão fazer mal sim isso acontece muito de bicar plastico quando ficam pressas na gaiola as minhas nem na gaiola dormem o osso de siba e o bica pedra só vi uma beliscado até agora e foi muito pouco se eu ver esageiros tiro e coloco uma vez na semana só más e isso ai blz......

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Eliezer Jr li muito sobre a areia vi os casos em passeiformes que comiam exageradamente e aconteceu de fazer mal e causar a morte. as calopsitas quebram as sementes e realmente não se faz nescessario o uso mais como elas quebram esse grit  que e a farinha de ostras e outros componentes antes de engolir e comem muito pouco sem exageros tem alguns beneficios e ajundam mesmo que elas descascam a semente ela vai ajudar a triturar mais o alimento e sulgar mais nutrientes. quem administra só ração estrusada não precisa pois a mesma tem boa digestão mais como as minhas não comem só a estrusada e comem mais semente e bom elas dar umas biliscadas no grit tudo sobe observação como eu disse sem exageiros até com o bica pedra e osso de siba mais da uma olhada naquele link da doutora adriana e como disse aqui e um forum livre quem sabe um dia eu descarte o uso do grit mais por enquanto não vou o girassol como li muito sobre e vi que não e bom acabei por banir da alimentação delas valeu amigo.......

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutos atrás, Apolo e lailo disse:

@a.junior como as suas destruiram um comedouro de plastico eu não aconselho então você por mais de plastico no terra passaros tem esse ai de porcelana propio para calopsitas blz...

Screenshot_2017-09-04-11-25-49.png

Eu vi esses... mas achei muito caro sem contar o frete para a minha região que está saindo mais que o valor do produto.
Acredito que vou comprar de alumínio mesmo, até por ser mais leve ... Minha gaiola fica presa a um parafuso na parede e a porcelana pode desequilibrar ela por ser mais pesada... rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

@a.junior 

Fiquei horrorizado com preço dos potes de porcelana. Aqui em SP comprei por R$8,00. Realmente, fez bem em não comprar porque está um assalto esse preço.

@Apolo e lailo, eu penso da seguinte forma, que as rações já tem cálcio em sua composição e ainda dou farinhada, ovos etc então não há necessidade de colocar mais cálcio ainda. Além disso, há melhores opções que os grits como o bloco de cálcio.

Em momento algum eu quis dizer pra vc parar de usar. Eu só alertei pois o organismo dos passeriformes é diferente dos psitacídeos.

Veja no Facebook a página Medicina de Aves o vídeo do veterinário sobre isso.

Tem outro , do canal da Brena Braz chamado "Alerta aos donos de Calopsitas" que fala a mesma coisa.

Pelo sim, pelo não eu não utilizo, mas sempre alerto somente como sugestão tá?

Grande abraço!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutos atrás, Eliezer Jr disse:

@a.junior 

Fiquei horrorizado com preço dos potes de porcelana. Aqui em SP comprei por R$8,00. Realmente, fez bem em não comprar porque está um assalto esse preço.

@Apolo e lailo, eu penso da seguinte forma, que as rações já tem cálcio em sua composição e ainda dou farinhada, ovos etc então não há necessidade de colocar mais cálcio ainda. Além disso, há melhores opções que os grits como o bloco de cálcio.

Em momento algum eu quis dizer pra vc parar de usar. Eu só alertei pois o organismo dos passeriformes é diferente dos psitacídeos.

Veja no Facebook a página Medicina de Aves o vídeo do veterinário sobre isso.

Tem outro , do canal da Brena Braz chamado "Alerta aos donos de Calopsitas" que fala a mesma coisa.

Pelo sim, pelo não eu não utilizo, mas sempre alerto somente como sugestão tá?

Grande abraço!

Acabei de ver o video aquela calopsita teve um caso bem triste com o grit más se observa lá também em outros post e videos eles condenam qualquer tipo de semente. passar a observar e acompanhar esse veterinario. e ver oque e melhor pra nossos bichinhos vou parar de dar sugestoes sobre alguns assuntos pois o negoçio e muito serio. más e isso ai vida que segue grande abraço também amigo!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...