Jump to content

Minha calopsita tem hábitos de sono muito estranhos..


gtmoraes

Posts Recomendados

Olá!

 

Tenho minha calopsita a aproximadamente um ano, e crio ele solto em casa. A gaiola é muito pequena (no sentido de que não cabe ele de asas abertas dentro), mas serve mais como uma base pra colocar comida e água, e prendê-lo em alguma eventualidade.

Então, tenho observado quatro atitudes um pouco estranhas:
1 - Ele cochila no poleiro, mas não dorme nele. 
       Quando dá vontade, ele vai pro poleiro, estufa as penas, fica de um pé só e fecha os olhinhos. Muitas vezes vira a cabeça pra trás e fica assim, até alguma coisa o acordar. Mas durante a noite, quando apago as luzes e é a hora dele dormir, ele simplesmente sai do poleiro e vai pra um dos outros lugares que ele dorme.
2 - Ele dorme fora da gaiola, em cima da gaiola
       Na hora de dormir, ele fica alguns instantes no poleiro, após o apagar das luzes, depois escala pro topo da gaiola, fica com a cabeça praticamente encostada na parede (como se tivesse com a "testa" na parede) e dorme. As vezes a cabeça fica pra trás, enterrada nas costas (O que é normal, eu sei).
3 - Ele dorme dentro da gaiola, no fundo da gaiola, com a "bunda" levantada
       Quando ele decide não dormir fora da gaiola, ele vai pra parte mais funda da gaiola, sempre do lado esquerdo, coloca as penas da cauda dele pra cima, escoradas nas grades da gaiola, com o peito virado pra baixo (e fica com a "bunda" paralela com a parede), vira a cabeça pras costas e dorme. Ele tem espaço suficiente pra não precisar escorar a cauda na gaiola (quando ele come dentro da gaiola, ele não faz isso), então não sei porque ele faz isso
4 - Quando ele percebe que "alguém o viu dormindo", ele acorda desesperado e corre pro poleiro.
       Sim, pro poleiro que ele não dorme, só cochila. Se ele estiver na parte de cima da gaiola, ele corre e escala pra baixo, até chegar no poleiro e agir como se nada tivesse acontecido, inclusive assoviando as vezes. Quando ele tá dentro da gaiola, ele sai atropelando tudo pela frente (passa por cima da comida, da banheira, oq for) e vai pro poleiro ficar em pé lá. Parece até que ele é um soldado e eu sou um general que fez uma visita surpresa ao batalhão, e ele estava dormindo em serviço.

Durante o dia ele voa, brinca, pousa nas nossas cabeças, vai pras janelas ficar bicando e cantando, chega perto da gente pra pedir carinho, pipoca ou arroz, cantarola sozinho e tudo mais. Ele me parece saudável, mas esses hábitos de sono me são estranhos. Alguém sabe dizer se isso é normal? Pode ser causado pela gaiola pequena, mesmo considerando que ele vive 100% solto em casa? Pode ser algum problema de saúde?

Editado por gtmoraes
  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, gtmoraes disse:

Pode ser algum problema de saúde?

Demência...

Brincadeira kkk

Pode ser normal. Talvez por a gaiola ser pequena, ele vai para a parte mais alta(o que é normal ). Agora ele ficar com a "bunda" pra lua e cabeça na parede vou ficar te devendo. Deve ser mania, meu periquito só dorme de cabeça pra baixo, nada tira ele de lá. A não ser que durante a noite eles voltam ao "normal" quando não estamos vendo.

Se possível, coloque fotos dele.

Link para compartilhar
Share on other sites

 

5 hours ago, SAM 3 said:

Se possível, coloque fotos dele.

 

Olha ele aqui!
https://imgur.com/a/ma0SVjX

Nome dele é Bóris ☺️

 

Mas a foto dele nessas posições, vou ficar devendo! Ele é ninja demais. Qualquer variação na luminosidade ou ruído, ele acorda e corre. Parece até menino pequeno fazendo coisa errada.
Vou ver se consigo tirar uma foto dele durante a noite

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, gtmoraes disse:

 

 

Olha ele aqui!
https://imgur.com/a/ma0SVjX

Nome dele é Bóris ☺️

 

Mas a foto dele nessas posições, vou ficar devendo! Ele é ninja demais. Qualquer variação na luminosidade ou ruído, ele acorda e corre. Parece até menino pequeno fazendo coisa errada.
Vou ver se consigo tirar uma foto dele durante a noite

Olá, belas fotos ele é muito lindo.

Eu observei que tem muita coisa na gaiola... E ela é pequena pra tanto. Pode até ser isso. Tire um pouco das coisas e vai trocando o brinquedo a cada semana. Não acho que vai resolver, acho difícil tirar os hábitos de uma ave adulta. 

Adorei a foto dele com corrente no pescoço kkk 😂😅

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, gtmoraes disse:

Olá!

 

Tenho minha calopsita a aproximadamente um ano, e crio ele solto em casa. A gaiola é muito pequena (no sentido de que não cabe ele de asas abertas dentro), mas serve mais como uma base pra colocar comida e água, e prendê-lo em alguma eventualidade.

Então, tenho observado quatro atitudes um pouco estranhas:
1 - Ele cochila no poleiro, mas não dorme nele. 
       Quando dá vontade, ele vai pro poleiro, estufa as penas, fica de um pé só e fecha os olhinhos. Muitas vezes vira a cabeça pra trás e fica assim, até alguma coisa o acordar. Mas durante a noite, quando apago as luzes e é a hora dele dormir, ele simplesmente sai do poleiro e vai pra um dos outros lugares que ele dorme.
2 - Ele dorme fora da gaiola, em cima da gaiola
       Na hora de dormir, ele fica alguns instantes no poleiro, após o apagar das luzes, depois escala pro topo da gaiola, fica com a cabeça praticamente encostada na parede (como se tivesse com a "testa" na parede) e dorme. As vezes a cabeça fica pra trás, enterrada nas costas (O que é normal, eu sei).
3 - Ele dorme dentro da gaiola, no fundo da gaiola, com a "bunda" levantada
       Quando ele decide não dormir fora da gaiola, ele vai pra parte mais funda da gaiola, sempre do lado esquerdo, coloca as penas da cauda dele pra cima, escoradas nas grades da gaiola, com o peito virado pra baixo (e fica com a "bunda" paralela com a parede), vira a cabeça pras costas e dorme. Ele tem espaço suficiente pra não precisar escorar a cauda na gaiola (quando ele come dentro da gaiola, ele não faz isso), então não sei porque ele faz isso
4 - Quando ele percebe que "alguém o viu dormindo", ele acorda desesperado e corre pro poleiro.
       Sim, pro poleiro que ele não dorme, só cochila. Se ele estiver na parte de cima da gaiola, ele corre e escala pra baixo, até chegar no poleiro e agir como se nada tivesse acontecido, inclusive assoviando as vezes. Quando ele tá dentro da gaiola, ele sai atropelando tudo pela frente (passa por cima da comida, da banheira, oq for) e vai pro poleiro ficar em pé lá. Parece até que ele é um soldado e eu sou um general que fez uma visita surpresa ao batalhão, e ele estava dormindo em serviço.

Durante o dia ele voa, brinca, pousa nas nossas cabeças, vai pras janelas ficar bicando e cantando, chega perto da gente pra pedir carinho, pipoca ou arroz, cantarola sozinho e tudo mais. Ele me parece saudável, mas esses hábitos de sono me são estranhos. Alguém sabe dizer se isso é normal? Pode ser causado pela gaiola pequena, mesmo considerando que ele vive 100% solto em casa? Pode ser algum problema de saúde?

1 - Calopsita n se deve criar solta. N sao como cachorros ou gatos. Uma hora ela vai sofrer um acidente (pisão, ficar presa, ingerir algo tóxico, voar e bater em algum lugar) e n vai ser nada agradável. Tenha em mente q é uma ave muito frágil. 

Solta so qnd for interagir com vc, sob sua supervisão. Ou vc bota ela numa gaiola maior ou cria um ambiente só pra ela, como uma varanda telada.

2 - arrume uma gaiola maior, com boa ambientação. Dê conforto e segurança p sua ave. Deixa-la solta n é seguro. 

3 - enquanto ao sono, deixe a gaiola em um local com pouco barulho e sem movimentação. 

 

Aproveite pra ler esses tópicos

 

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/11889-a-responsabilidade-de-quem-tem-calopsita-não-incentivar-a-comercialização/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10413-vou-começar-a-criar-uma-calopsita-pela-primeira-vez-peço-dicas/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/11485-marinheiro-de-primeira-viagem/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10490-minha-primeira-calopsita/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12627-alimentação-adultos-e-filhotes-ração-sementes-entre-outros/?tab=comments#comment-85237

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/11612-acho-que-minha-calopsita-não-gosta-de-mim/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10548-cuidados-com-as-asas-criando-calopsita-solta/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10408-ajuda/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10436-calopsita-muito-ativa/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12091-calopsita-muito-grudada/?tab=comments#comment-82509

Editado por Nascimento
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Nascimento said:

1 - Calopsita n se deve criar solta. N sao como cachorros ou gatos. Uma hora ela vai sofrer um acidente (pisão, ficar presa, ingerir algo tóxico, voar e bater em algum lugar) e n vai ser nada agradável. Tenha em mente q é uma ave muito frágil. 

Solta so qnd for interagir com vc, sob sua supervisão.

Já vi isso que não é legal deixar ele solto, mas ele passa 98% do tempo no poleiro, de toda forma. Quando voa, ele voa pra gente, quando estamos no sofá, ou vem pro quarto quando estamos conversando (acho que ele ouve as pessoas falando e quer ficar perto. Ele fica "conversando" também, fazendo um piado rouco contínuo e com variação de tons, feito um burburinho, como se ele estivesse falando mesmo kkkkk)
Minhas maiores preocupações são ele acabar ingerindo algo tóxico e voar e bater em algo, mas felizmente, nos percursos de vôo dele pela casa, ele nem chega nos lugares que possam ser perigosos pra voar (como onde ficam os cristais, ou onde a cafeteira fica, com açúcares e grãos de café). Pisão e ficar preso não tem problema, pq não tem como ele ficar preso, e ele [odeia] ficar no chão, de todo jeito, hehe

Pretendo colocar uma gaiola bem maior pra ele num futuro próximo, mas infelizmente isso implicaria em tirá-lo da sala, e deixá-lo em algum lugar com pouquíssima movimentação de pessoas (somos só eu e minha mulher na casa, passamos 90% do tempo na tríade sala/jantar/quarto). Ainda estou nesse dilema.

Atualmente a gaiola dele fica na sala, próximo ao nosso sofá. Ele sempre interage com a gente, e nós sempre interagimos com ele durante o tempo que estamos aqui. A noite, de umas 22hrs, para garantir um mínimo de 10 horas de sono, se ainda estivermos na sala, ele vai pra o quarto de hóspedes, com a gaiolinha dele aberta. Lá é arejado, mas eu sinto que ele não fica muito confortável em dormir lá, creio que seja por ser um pouco incomum a ele. Ele dorme muito melhor, ao meu ver, quando está na sala.

 

Vou dar uma lida nos tópicos recomendados, agradeço bastante! Quero deixar ele sempre muito bem confortável 😃

 

59 minutes ago, SAM 3 said:

Olá, belas fotos ele é muito lindo.

Eu observei que tem muita coisa na gaiola... E ela é pequena pra tanto. Pode até ser isso. Tire um pouco das coisas e vai trocando o brinquedo a cada semana. Não acho que vai resolver, acho difícil tirar os hábitos de uma ave adulta. 

Adorei a foto dele com corrente no pescoço kkk 😂😅

 

Eu vou tirar os brinquedos.. ele nem brinca, nem nunca brincou com eles. Deixei na expectativa de que ele fosse começar a brincar, mas talvez ele ou não goste, ou ache muito claustrofóbico lá dentro, e não queira brincar.
Ele é louco, apaixonado pelo espelho, porém. Se deixar, passa o dia olhando pro espelho. Chegou a um estágio que se eu tirar o espelho, ele voa pra um lugar que tenha espelho, ou possa ver seu próprio reflexo (como na tela da TV desligada, ou um vidro escurecido). Se trancar ele na gaiola sem o espelho, ele fica andando de um lado pro outro e piando. Acho que vou deixar só o espelho mesmo, pra ele ter mais espaço na gaiola
Vc me deu uma ideia também, a gaiola tem um poleiro fora (que ele passa a maior parte do tempo) e um poleiro dentro, que ele só usa quando tá trancado lá. Esse poleiro de dentro fica um pouco baixo, pra evitar que ele precise escalar ou pular muito alto pra alcançá-lo, o que acaba prejudicando quando ele precisa passar por debaixo do poleiro (fica mto próxima a cabeça dele).
Vou experimentar tirar esse poleiro de dentro também, pra aumentar o espaço

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...