Jump to content

Postura "mal sucedida" seguida de nova postura... Me ajudem!!!


RoseV
Ir para a solução Resolvido por RoseV,

Posts Recomendados

Olá pessoal! Essa é minha segunda postagem nesse tópico sendo que na primeira eu havia relatado que meu casal estava chocando 4 ovinhos (primeira postura) e eu estava na esperança de nascer algum filhotinho. Hoje já se passaram 25 dias do último ovo (29 - 31 e 33 dias dos demais) e eu iria retirar a casinha ja que não "descascou" nenhum ovo. :(. Acontece que desde semana passada eles estavam namorando e então colocaram mais 2 ovos além dos 4 que já estavam chocando. Minha dúvida é: devo retirar todos os ovos e o ninho e deixar o casal descansar, ou posso deixar eles  chocarem esses novos ovinhos que vem por aí.... (tô morrendo de dó de jogar os ovinhos novos fora) O que eu faço genteeee? Quem puder me ajudar agradeço...

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi.. 

Aconteceu a mesma coisa com a minha calopsita, ela botou 5 ovos e depois de 35 dias que o primeiro filhotinho nasceu ela botou mais 3 ovinhos.. 

Eu conversei com um veterinário e ele disse que é normal isso acontecer, o que não pode acontecer e ela fazer uma terceira postura para não "sacrificar" muito ela... Tem q reforçar a alimentação e o cálcio pra ela. 

Já a questão dos ovos, você precisa fazer a ovoscopia e ver se tem algum ovinho galado se não tiver é bom você tirar os ovos antigos já que ela deve ter ficado chocando os primeiro ovinhos e agora de novo.Espera uns 10 dias faz a ovoscopia nos ovinhos mais recentes se não tiver galado tira os ovos e o ninho para não estimular a terceira postura dela.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Tarcizo junior Obrigada pela ajuda. Acabei de retirar os antigos 4 ovinhos (fiz bem?) e deixei só os 2 mais recentes. Acabei fazendo ovoscopia nesses dois e num deles (que tem 4 dias) pude ver o coração batendo :x acho que nao vou ter coragem de tirar esses ovinhos deles. O outro já está com a gema mas como é muito recente nao formou embrião ainda... vc indica alguma vitamina para que eles possam estar tomando no momento?

@Rosii que tanto me ajudou... o que eu faço? Coração na mão rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

Se fosse pra retirar teria que ter tirado no  dia que ela botou, agora deixa.

Coloque pedra de cálcio e osso de siba e reforce bem a alimentação deles. De milho, ovo cozido, verduras e frutas, além de uma boa mistura de  sementes, extrusada e farinhada.

Vamos torcer pra dar certo agora.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se esses ovinhos recentes você fizer a ovoscopia e tiver galado você não tira, deixa que o casal vai chocar.. Você só vai tirar se os ovinhos estiverem vazios .

Reforce a alimentação somente que dará tudo certo..

Estou torcendo ...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não deixaria as minhas calopsitas terem duas reproduções no ano, o que diria duas seguidas. Na maioria das vezes quando deixam elas reproduzirem tudo bem que o lado sentimental influencia um pouco, mas quando pensamos no bem estar delas não pensamos duas vezes em não permitir esse novo choco. O que os olhos não veem o coração não sente, então eu não permitiria jogando os ovos na sequência, se não ouvir, não fazer ovoscopia não tem como saber se está galado ou não, é apenas um embrião, não acredito que você tenha conseguido ouvir o coração com 4 dias, pois se ver na ovoscopia é apenas uma tripinha lá dentro, acho que foi mais o seu lado psicológico que ouviu ou sentiu. 

Entre pensar no ser que está se formando lá dentro, mas ainda não tem nenhum forma ou sentimento, e as minhas aves que estão comigo e convivem comigo a anos, pensaria no bem estar delas, pois foram vários casos nesses últimos meses aqui no forum em que morreram calopsitas tanto macho quanto fêmea durante a reprodução sendo no meio e no fim dela. Depois os donos ficam desesperados dizendo "ele estava tão bem e amanheceu quietinho e morreu". 

Se formos fazer uma matemática por cima, uma calopsita bem saudável viverá em média 15 anos ou mais quando bem cuidada e nutrida. Se permitirmos uma reprodução por ano em que tenhamos um filhote (a média é acima de três), pensamos que no final da vida dela tivemos quinze reproduções com quinze filhotes. Se o interesse não for comercial, acho que é bastante, isso pensando em uma pessoa que tenha somente um casal, se pensarmos em mais a conta vai longe.

Eu diria que devemos conter nossa ansiedade e não pensrmos somente no nosso prazer de acompanhar todo o processo, pois elas precisam de descanso e viveram muito para nos darem essa alegria muitas e muitas vezes. A menos que tenham prazo de validade e precisem correr contra o tempo para tirar o máximo de proveito possível. Essa é minha opinião.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pela ajuda e opinião de todos

@Rosii não tirei no início porque quando ela botou o primeiro ovo dessa "segunda ninhada" ainda fazia 20 dias de um dos ovos antigos (havia chance de descascar). Quis esperar mais 5 dias e acabou que ela pôs esses 2 novos ovos. Lembra que comentei contigo? Até falei que ia tirar o ninho mas agora fiquei com "dó"...

@Tarcizo junior e @Rosii se eu continuar com o choco vou reforcar a alimentacao sim. Obrigada pelas dicas. Posso estar dando alguma vitamina?

Link para compartilhar
Share on other sites

Lembro sim. Mais daria pra VC ter tirado. Dava pra saber o ovo novo que ela botou.

Mais agora deixe, como te falei, deveria ter tirado. Com dias de choco eu TB não tiraria. Como eles estão? Estão comendo bem? Fica tranquila que TB não é assim viu! Tem criadores que deixam duas posturas seguidas, e os seus ainda nem alimentaram filhotes, que acho ser a parte mais desgastante.

Eu não  deixo meu casal ter mais que uma postura no ano, desgasta muito, e aqui sempre nascem 6 filhotes de uma vez, ficam esgotados. 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia concordo contigo. Por isso abri esse tópico para ter opiniões de criadores mais experientes. (Haja visto que tenho eles a somente um ano)

Em nenhum momento penso no lado financeiro mas sim no bem estar delas... me preocupo sim se elas podem adoecer/ ficar desgastadas... mas também me passou pela cabeça o fato delas ficarem tristes e ou doentes se eu retirar esses novos ovos... realmente não sabia que decisão tomar.

Quanto a ovoscopia não "ouvi" o coraçãozinho. O que aconteceu é  que fiz a ovoscopia com a lanterna do celular e vi o embrião em formação (bem pequeno) e no meio dele uma "bolinha" pulsando/batendo. Até minha filha de 10 anos viu... imaginei que fosse o coraçãozinho 

Obrigada pela sua opinião... Vou decidir o que fazer.:):):):)

@Rosii obrigada querida. Elas estão comendo normalmente. Mas so comem ração "normal"(mistura de sementes)e folhas escuras... e também ovo bem cozido e milho. Ração extrusada dei uma vez mas não gostaram e farinhada ainda não dei pois no lugar q eu compro havia acabado (posso estar dando?) Beijão 

A fêmea acabou de botar o 3 ovinho :x

Link para compartilhar
Share on other sites

Que bom que estão comendo!

Tente outras marcas de extrusada, as vezes elas gostam. 

Pode dar a farinhada sim, essencial pro período da reprodução. Misture com o ovo, as vezes comem melhor. 

Da uns petiscos TB, barrinhas de sementes, pipoca, semente de abóbora, até um pouquinho de semente de girassol, que agora eles precisam de energia.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, te indico o organew, tem um canal do YouTube que é do Bruno Sotero que fala tudo sobre reprodução de calopsita cuidados, você também pode tirar suas dúvida lá no canal, e também como pode usar o organew, que é um suplemento, muito bom estou dando aos meus e estou amando, melhora muito a saúde do animal se forçar em nada o organismo, 

atenciosamente, 

Cláudia Araújo 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...