Jump to content

calopsita com peito seco mais em tratamento..


bruna_psilva
Ir para a solução Resolvido por Ricardo Ronsini,

Posts Recomendados

Gente Boa noite compramos uma calopsita em uma casa de ração aqui da minha cidade..Só que depois de uma semana com ela reparei que ela era muito quietinha

Só queria dormir dai levei ela no lugar aonde eu comprei e ela foi diagnosticada com a doença do peito seco,foi passado um medicamento pra ser administrado na água e no biquinho dela,ele tbm me indicou dar papinhas daquelas de bebe... Alguém já passou por isso?? A calopsita sobrevive?? Por favor me ajudem

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Bruna, peito seco não é uma doença propriamente dita, mas sim o resultado de uma, ou seja, peito seco é o sintoma de uma doença. 

Quando se diz que a pássaro está com peito seco, é por que o osso da quilha (tórax) está proeminente, isso apenas indica que o pássaro está extremamente magro.

Esse estado de magreza excessiva deriva de alguma doença que o organismo do pássaro vem tentando combater, então se a verdadeira causa da doença não for diagnosticada e tratada, dificilmente o pássaro sobrevive.

O melhor é procurar um veterinário urgentemente. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Peito seco​ não é doença e sim decorrência de alguma doença.

Precisa levá-lo a um vet pra investigar o problema que está causando a perda de peso. Só que tem que agir rápido viu,  se ele já está muito magro, senão fica difícil dele aguentar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

gente dei o remédio chamado Tylotrat no biquinho dela e na água e ela está melhor.. Brincando na gaiola, levei ela no vet e ele mandou eu dar esse remédio e papinha de bebe se ela não quiser comer a comidinha dela.. Foi indicada o uso por 5 dias consecutivos descansar 48 horas e analisar se ela melhorou... mais tenho fé que tudo vai dar certo.. Obrigado Rosii e Ricardo Ronsini

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você tem certeza que o veterinário disse pra você dar papinha de bebê?como os amigos falaram peito seco não é doença e sem exames fica difícil,se o veterinário disse pra você dar papinha de bebê é melhor mudar de veterinário,não seria papinha de filhote nao? oO

Link para compartilhar
Share on other sites

No momento vc deve tratar com o remédio , mas também tratar com alimentação reforçada , compre a papinha  alcon filhotes que vem com pro biótico faça como vem descrito se ela não quiser comer coloque em seringa aquelas que vende em farmácia com borrachinha use sem agulha tem uma de 10 ml  faça ela mais ralinha eles comem mais fácil ,  mas só faça o qu ela for comer na hora o que sobrar jogue fora , faça bem pouquinho e de varias vesses ao dia.

Coloque na gaiola milho verde  não coloque cru pois como ela esta debilitada é melhor dar uma fervida de uns dez minutos ,deixe a vontade mas retire no final do dia para que não fique azedo . de também brócolis cenoura ralada  , couve , maçã sem semente ,  coloque também farinhada aquela da alcon é mais fácil de vc encontrar .  de na coringa agua de coco e pinge no bico hidrata e da energia , deixe na gaiola vários potes de sementes de boa qualidade de preferencia  farinhada  ração extrusada , tem da alcon filhotes e fique atenta  nas fezes e se ela esta se alimentando .

Boa sorte 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você tem certeza que o veterinário disse pra você dar papinha de bebê?como os amigos falaram peito seco não é doença e sem exames fica difícil,se o veterinário disse pra você dar papinha de bebê é melhor mudar de veterinário,não seria papinha de filhote nao? oO

​sim thiago pires foi papinha de bebe aqui na minha cidade não temos mto recursos... só tem esse vet...

Link para compartilhar
Share on other sites

Papinha pra filhotes certo?

Como ele está?

​Oie rossi não o vet daqui mandou eu dar papinha da nestlé... Mais ela não quis não coloquei o remédio na água e no biquinho dela parece que vai dar tudo certo,pois ela esta mais animadinha esta brincando na gaiola ta dormindo menos mais ainda esta magrinha... está com as fezes amarelinha e molinhas será normal?? obrigado ai pela ajuda

Link para compartilhar
Share on other sites

Que bom que ela está mais animadinha!

Sobre a papinha eu ñ daria, tem a papinha própria pra filhotes, que tem o que eles precisam.

Ela está comendo? Vc tem balança? Se tiver é bom pra acompanhar o peso dela.

​vou procurar a papinha da alcon pra filhotes na cidade vizinha.. come sim sim brinca um pouco e dorme mais esta dormindo menos..coloquei  uma folha de couve pra vê se ela se anima e come.. estou com mais esperança... ganhei ela hj fez uma semana e já estou muito apegada a ela.. e não quero perde lá estou preocupa com as fezes dela esta muito amerelinha e normal??

 

Editado por bruna_psilva
Link para compartilhar
Share on other sites

Bruna, quando não temos papinha própria para filhotes, a opção mais próxima seria você comprar uma ração própria para calopsitas e triturar ela até virar um pó, você pode pegar um martelo de carne ou colher e socar até se desmanchar, dai coloca água normalmente e deixa ela meio grossa. O resultado é o mesmo que comprar papinha pronta e já vem balanceada para a calopsita com todos os nutrientes necessários. Não utilize mais essa papinha para bebê, pois não traz nenhum benefício para sua calopsita.

O peito seco é quando o passaro devido a alguma doença que contraiu deixa de comer e começa a emagrecer, enquanto ele tem gordura no corpo, vai perdendo essa gordura, mas quando acaba essa gordura, o seu organismo começa a queimar os músculos, por isso a quilha fica proeminente, o passaro fica fraco e não consegue mais se apoiar no poleiro.

Link para compartilhar
Share on other sites

Peito seco não é doença e sim um sintoma causado por alguma doença. O peito seco é quando o passaro devido a alguma doença que contraiu deixa de comer e começa a emagrecer, enquanto ele tem gordura no corpo, vai perdendo essa gordura, mas quando acaba essa gordura, o seu organismo começa a queimar os músculos, por isso a quilha fica proeminente, o passaro fica fraco e não consegue mais se apoiar no poleiro.

Você terá que tratar a doença e não o sintoma dela que é o peito seco. Continue medicando ele com o antibiótico que você mencionou em outro post, que o seu veterinário indicou, mas os 5 dias eu acho pouco, pois meu veterinário especializado informou que muitos passaros não se curam quando estão doentes, devido a forma errada de medicar por curtos prazo de tempo. Normalmente um medicamento leva 5 dias para começar a reverter o estágio da doença, ele diz que os tratamentos normealmente tem que ser por um período acima de 15 dias, quando trato meus passaros de alguma enfermidade ele sempre indica por no mínimo 20 dias, então converse a respeito com seu veterinário. Já tratei doenças em meus passaros com esse antibiótico e foi de 20 dias.

Em outro tópico você informou que não vende papinha em sua cidade, Quando não temos papinha própria para filhotes, a opção mais próxima seria você comprar uma ração própria para calopsitas e triturar ela até virar um pó, você pode pegar um martelo de carne ou colher e socar até se desmanchar, dai coloca água morninha normalmente e deixa ela meio grossa. O resultado é o mesmo que comprar papinha pronta e já vem balanceada para a calopsita com todos os nutrientes necessários. Não utilize mais essa papinha para bebê, pois não traz nenhum benefício para sua calopsita.

Coloque uma luminária com uma lampada de 60W incandescente 24 hs por dia para esquentar ele, pois como ele já queimou os musculos, não terá forças para se esquentar então ela irá ajudar muito ele.Segundo meu veterinário ela faz milagres na recuperação de passaros doentes.

Dizem que não tem cura, pois quando o peito já está seco para reverter fica muito difícil, mas ela está apresentando melhora e todos os casos tem excessões, eu mesma já reverti casos aqui em casa em que a calopsita estava desenganada e ela está aqui viva e forte. Não desanime, continue tratando ela com afinco que tenho certeza que conseguira reverter esse quadro. Estou na torcida por vocês e mantenha a gente informada.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...