Jump to content

Primeira postura


a.junior
Ir para a solução Resolvido por Jair Jr,

Posts Recomendados

Olá amigos, boa tarde

Sou novato aqui no fórum e tenho pouca experiência com minhas calopsitas, apesar de ter a fêmea a uns 3 ~ 4 anos.

Bom, é o seguinte, minha fêmea vivia sozinha na gaiola a uns 3~4 anos aproximadamente, durante esse tempo todo eu não quis um macho para que ela formasse casal, porém, resolvi adotar um macho, segundo o rapaz que me deu, é macho mesmo.

Enfim, pouco mais de um mês, juntei eles na mesma gaiola. Minha fêmea então colocou o primeiro ovo no dia 20 ou 21/04. Fui então em busca de um ninho de madeira em um pet shop, comprei e coloquei-o por fora da gaiola, tendo em vista que ele não cabe na minha gaiola. Hoje 24/04, minha fêmea colocou outro ovo, porém, fora do ninho.

 

Minhas dúvidas são:

  • Como saber quem colocou os ovos? Afinal, só a fêmea está sexada, ou seja, o outro pode ser fêmea também.
  • Deixo o ninho assim mesmo, por fora da gaiola?
  • Os ovos, onde deixo? 
  • Devo retirar os ovos?
  • Devo deixar o ninho?
  • O que aconteceu que ela só botou ovo esse tempo todo depois?
  • Ela só irá entrar e preparar o ninho quando acasalar? Ela não mostrou interesse no ninho nem nos ovos.

 

OBS1: Eles não entraram no ninho ainda. 

OBS2: O macho é novo, acredito que não seja maduro sexualmente, e que não tenham acasalado, até porque acredito que ainda não formaram casal.

OBS3: Eles não estão nem ai para os ovos, não estão chocando, acredito que não estão fecundados.

 

Editado por a.junior
Adição de informação.
Link para compartilhar
Share on other sites

como é a primeira postura do casal eles ainda são inexperientes , como a outra calopsita é nova é provável que não foi ele mesmo que seja uma femea , poste uma foto para vermos como está , dentro do ninho , espere até que a femea bote todos os ovos , deixe o ninho por mais algum tempo até a femea terminar de botar , normalmente elas botam um dia sim um dia não , talvez ela não tenha demostrado interesse porque não sabe o que são.

Editado por Gabriela M. S. Rodrigues
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas respostas.

Acredito que eles não tenham formado casal ainda, pois tem pouco tempo juntos e por ele ser muito novo, não está maduro sexualmente falando e não demonstra interesse na fêmea.

Minhas dúvida eé porquê ela só colocou ovo agora pela primeira vez? Tantos anos depois. E porque so colocou ovo quando o "macho" foi morar com ela?

Devo então retirar o ninho e todos os ovinhos que ela por?

Devo colocar o ninho apenas quando eles acasalarem?

 

Passo a maior parte do dia fora, como vou saber que eles querem formar ninho?

Logo mais posto algumas fotos deles.

Ele ainda está arisco.

Link para compartilhar
Share on other sites

P_20170424_174212_vHDR_Auto.thumb.jpg.cb70a2876b1d16d2cbdf5ddf0abfd794.jpg

Ai acima está o Peeter, dominando o pote de comida como sempre.

Aqui em baixo está a Nina, comigo a uns 3 anos e meio, super mansa e acostumada comigo, olocou seu primeiro ovo esse mês, só depois que o Peeter chegou aqui em casa.

As duvidas são sobre ela.

P_20170424_174118_vHDR_Auto.thumb.jpg.75003bf181bb40f13eff25c842de1b09.jpg

 

Editado por a.junior
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite ...  Ela deve seer novata no asaunto tenha calma segura ansiedd vc vera ela fazendo ninho .... Colocou o ninho? Coloque serragem ... Uma banheira para ela toma banho vc alguma hora vai veer oa dois acasalando ... Ai vc tira suas duvidas os lutinos sao dificil sabee qm eh macho ou femea 

Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Cinthia celini mamprim disse:

Boa noite ...  Ela deve seer novata no asaunto tenha calma segura ansiedd vc vera ela fazendo ninho .... Colocou o ninho? Coloque serragem ... Uma banheira para ela toma banho vc alguma hora vai veer oa dois acasalando ... Ai vc tira suas duvidas os lutinos sao dificil sabee qm eh macho ou femea 

Isso, eu sei que é dificil saber quem é quem. 
Só que ele é muito novinho, acredito que não é maduro sexualmente, e que nem formaram casal ainda.
Meu receio é que ela tenha me escolhido como par, até porque ela viveu sozinha durante quase 4 anos comigo.

Devo deixar o ninho mesmo sem ela demonstrar interesse nele (o ninho) e nos ovos?

Devo retirar os ovos?

Link para compartilhar
Share on other sites

como eles ainda não acasalaram os ovos não devem ter filhotes , retire os ovos e o ninho , e espere o macho ficar maduro , caso a femea continuar botando recoloque o ninho e espere ela acabar de botar para que ela não tenha postura cronica.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, Gabriela M. S. Rodrigues disse:

como eles ainda não acasalaram os ovos não devem ter filhotes , retire os ovos e o ninho , e espere o macho ficar maduro , caso a femea continuar botando recoloque o ninho e espere ela acabar de botar para que ela não tenha postura cronica.

Ela não está colocando no ninho, devo deixar mesmo assim?

Link para compartilhar
Share on other sites

Certo, já retirei o ninho, ela já está no segundo ovo. Acredito que irá continuar a colocar.

O problema é que ela já tem uns 3~4 anos e só colocou ovo a primeira vez agora, porque eu trouxe um macho para morar com ela. Será que foi estimulo?

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, a.junior disse:

Certo, já retirei o ninho, ela já está no segundo ovo. Acredito que irá continuar a colocar.

O problema é que ela já tem uns 3~4 anos e só colocou ovo a primeira vez agora, porque eu trouxe um macho para morar com ela. Será que foi estimulo?

Desculpa a demora sim um macho ia estimular sim .... Faca assim retira os ovos vermifuga os dois ... De vitminas colocar comida a vontade e deixa eles serem felizes vc ve os dois acasalando ou ouvio coloca o ninho e deixa eles fora o ninho com serragem

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Cinthia celini mamprim disse:

Desculpa a demora sim um macho ia estimular sim .... Faca assim retira os ovos vermifuga os dois ... De vitminas colocar comida a vontade e deixa eles serem felizes vc ve os dois acasalando ou ouvio coloca o ninho e deixa eles fora o ninho com serragem

Deixar eles fora da gaiola? O ninho eu pendurei por fora da gaiola, bom a entrada na portinha, pois não cabe dentro da gaiola...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia! 

Se ela ainda continua botando seus ovinhos acho melhor você deixar o ninho para que essa postura dela não vire crônica! Quando passar uns 3 dias sem ela botar,  aí você retira o ninho e os ovos. Com certeza foi estimulada pela chegada de um parceiro e por esse motivo entrou em postura. Nas experiências que eu tive aqui, posso te afirmar que NÃO EXISTE um tempo certo para que se forme um casal entre eles. Certa vez comprei um Cinza Silvestre (Zeus)e a intenção era q ele formasse casal com outra cinza Silvestre. No mesmo instante que coloquei ele junto com ela na gaiola ele nem bola deu e se agachava na gaiola para olhar e cantar para uma lutino que ficava numa gaiola ao lado. Foi amor à  primeira vista. . . Juntei os dois então e desde o primeiro dia já faziam carinho um no outro. Não demorou muito e já estavam acasalando. Tive outros casais que se formaram com 7 dias,  outros 15 dias... isso é muito relativo. 

Espere sua calopsita terminar a postura dela e reforce a alimentação dos dois com alimentos balanceados  (costumo entrar com milho verde, couve, quiabo, brócolis,  etc) ,  sementes e estrusada. Isso por si só já vai estimular a parte reprodutivo dos 2 é aí é só esperar. Antes que eu esqueça,  aqui meus ninhos ficam todos do lado de fora da gaiola tbm, acho muito mais fácil de manuseá los.

Nos dê notícias. 

Abraços 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...