Jump to content

Positivo para Micoplasmose


Lydiane
Ir para a solução Resolvido por Lucas Oliveira,

Posts Recomendados

Olá Pessoa..!! Eu tenho 8 calopsitas e desde de que as tenho faço os exames de saúde, há 2 semanas eu tinha adquirido outro filhote, e este filhote acabou morrendo, mesmo mantendo ele em quarentena fiquei preocupada e refiz os exames nos meus, tive a má noticia hoje que deu positivo para Micoplasmose ( Esperei 7 dias para a coleta das fezes (Incubação da doença), e fiz o exame de Plantel do São Camilo).

A veterinária já foi informada e pediu para administrar no bico Tylotrat  no bico. Por agora, eles estão com as fezes normais, a alimentação foi reforçada ainda mais depois da morte do filhote, e 4 delas estão apresentando espirros com secreção, estão também mantendo o peso e ativos. Eles comem uma ração de saco fechado e não dou girrasol e misturo o pó de Organew em todos os pacotes, eles também tem a disposição extrusada da Alcon e da Neutropica. Quanto a idade, sei que filhote e mais propenso, eu tenho 1 calopsita de 2 anos, 1 calopsita de 1 ano, 1 calopsita de 7 meses, 4 calopsitas de 6 meses e 1 calopsita de 5 meses. Eles estão entrando na muda.

Eu gostaria de saber se alguém que já possou por essa situação (Micoplasmose) poderia me dar alguma dica ou compartilhar algum aprendizado ? 

Também gostaria que dessem dica da melhor maneira para administrar remédio no bico, pois mesmo eu já tendo dado antes, aconteceu via falsa com 2 dos meus pequenos e quase morreram.

 Estou muito preocupada com a saúde dos meus pequenos, todo o dia acordo rezando que para que eles estejam bem, não sei quão mortal essa doença pode ser.

Obrigada desde já.!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Lydiane  eu compraria uma seringa  bem pequena acho que é de 5 ml  tem em farmácia  e em pet  também  eu usei para dar o remédio que meu veterinário  passou para o floquinho quando ele chegou para mim ele veio bem doente com pneumonia  fiquei com dó e não quis devolver no pet levei ao veterinário e ele o antibiótico doxy  e me explicou como dar coloque na seringa  sem agulha  a apoie bem na mão  vá empurrando o remédio até formar uma dota então vc lava ao  bico da ave para ela tomar  conte cada gota que ela toma pois algumas caem fora  tem que ter muita paciência mais é o melhor jeito de dar remédio .senão vc corre o risco de dar muito remédio e matar intoxicado

 Se achar eu posto a foto da seringa para vc  depois que eu dava o remédio eu fazia um pouco de papinha da alcon  bem ralinha com agua de coco e colocava na seringa e dava no bico  assim evitava de dar vomito nele . 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lydiane 

Poxa, fiquei triste em saber que eles estão com micoplasmose.

Os meus tiveram resultado positivo para micoplasmose e fiz 1 tratamento que não surtiu efeito e continuaram positivo. Então fizeram tratamento com esse mesmo medicamento que você citou e ficaram negativos. Já repeti exames 3 vezes e todos foram negativos.

O tratamento foi também com gotas diretamente no bico. Eu pedia ajuda a minha mãe, pedia que ela os pegasse com as mãos em forma de concha, ou seja, as asas ficavam nas mãos dela e eu segurava a cabeça mais ou menos onde são as bochechas e encostava a ponta da bisnaga na lateral do bico deles, ai administrava 1 gota. Com o Kiko sempre foi fácil de dar remedio mas Tobi odeia tomar remedio.

Durante o tratamento eu também adicionei organew. Não tiveram alterações nas fezes e o tratamento foi tranquilo.

Eu também não dou girassol e eles comem mix de sementes e ração tanto da nutrópica quanto megazoo.

Vai dar tudo certo. Estou aqui torcendo pelos seus pequenos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Lydiane  eu compraria uma seringa  bem pequena acho que é de 5 ml  tem em farmácia  e em pet  também  eu usei para dar o remédio que meu veterinário  passou para o floquinho quando ele chegou para mim ele veio bem doente com pneumonia  fiquei com dó e não quis devolver no pet levei ao veterinário e ele o antibiótico doxy  e me explicou como dar coloque na seringa  sem agulha  a apoie bem na mão  vá empurrando o remédio até formar uma dota então vc lava ao  bico da ave para ela tomar  conte cada gota que ela toma pois algumas caem fora  tem que ter muita paciência mais é o melhor jeito de dar remédio .senão vc corre o risco de dar muito remédio e matar intoxicado

 Se achar eu posto a foto da seringa para vc  depois que eu dava o remédio eu fazia um pouco de papinha da alcon  bem ralinha com agua de coco e colocava na seringa e dava no bico  assim evitava de dar vomito nele . 

Éssa   vc encontra em clinica veterinária ou em farmácia é de 1ml é bom para pouco remédio é e mais segura .

shopping.jpg

Obrigada Salete.!! Eu acho que já vi desta seringa pela minha cidade. Eu vou tentar este método e vou ver qual dos dois elas se adaptam melhor...!! Dar remédio para 8 de 12 em 12 horas e bem complicado..!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lydiane 

Poxa, fiquei triste em saber que eles estão com micoplasmose.

Os meus tiveram resultado positivo para micoplasmose e fiz 1 tratamento que não surtiu efeito e continuaram positivo. Então fizeram tratamento com esse mesmo medicamento que você citou e ficaram negativos. Já repeti exames 3 vezes e todos foram negativos.

O tratamento foi também com gotas diretamente no bico. Eu pedia ajuda a minha mãe, pedia que ela os pegasse com as mãos em forma de concha, ou seja, as asas ficavam nas mãos dela e eu segurava a cabeça mais ou menos onde são as bochechas e encostava a ponta da bisnaga na lateral do bico deles, ai administrava 1 gota. Com o Kiko sempre foi fácil de dar remedio mas Tobi odeia tomar remedio.

Durante o tratamento eu também adicionei organew. Não tiveram alterações nas fezes e o tratamento foi tranquilo.

Eu também não dou girassol e eles comem mix de sementes e ração tanto da nutrópica quanto megazoo.

Vai dar tudo certo. Estou aqui torcendo pelos seus pequenos.

​Oi Jaqueline.!!

Fico feliz que os seus conseguiram a cura, estou aqui torcendo para que os meus também consigam chegar nela..!!

Mais ou menos desta forma que estou fazendo, mais eu pego um pano, das 8 calopsitas que tenho, exitem tem 3 que são mais ariscas, então tenho que usar o pano para conseguir segura-las. Vou tentar o metodo da siringa e vou ver qual dos dois fica mais facil para elas.

Depois da primeira dose do remédio eles ficaram muito quietinhos, quase todos dormiram, quanto as fezes acho que pelo menos 2 deve estar com um pouco de diarreia.. Vou manter de olho também quanto ao peso. Fico preocupada quanto a respiração deles e aos espirros. Eu faço faculdade integral em outra cidade, então tem dias que não vou cumprir a risca de 12 em 12 horas =/ Ninguem na minha casa pode me ajudar, somente eu mecho com elas. =/

O que o seu veterinário te indicou a fazer quanto a desinfecção do ambiente ? Estou em duvida quanto a isso.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lydiane 

Tenho certeza que dará  tudo certo aí.

Quanto a limpeza, ele indicou desisnfetante quartenario de amônio. Eu uso o hervalvet.

Eu desisnfetei piso da casa, paredes, gaiola, comedouros e bebedouros. Usei alcool 70 também pois não tinha tempo para desinfetar todos os dias. Então um dia usava desinfetante e no outro álcool. Lembro que o Bruno deu a ideia de deixar preparado o desinfetante e passar paninho, e estou fazendo isso agora.

Quanto ao uso de seringa para dar remédio, havia um video do Balthazar mostrando como que se faz. Mas não encontrei mais.

Quanto a sonolência, o Tobi tinha sono também e dormia varias vezes ao dia.

Quanto a diarréia, mesmo com organew para equilibrar a flora intestinal kiko também apresentou fezes mais aguadas, mas depois ficou bem.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lydiane 

Tenho certeza que dará  tudo certo aí.

Quanto a limpeza, ele indicou desisnfetante quartenario de amônio. Eu uso o hervalvet.

Eu desisnfetei piso da casa, paredes, gaiola, comedouros e bebedouros. Usei alcool 70 também pois não tinha tempo para desinfetar todos os dias. Então um dia usava desinfetante e no outro álcool. Lembro que o Bruno deu a ideia de deixar preparado o desinfetante e passar paninho, e estou fazendo isso agora.

Quanto ao uso de seringa para dar remédio, havia um video do Balthazar mostrando como que se faz. Mas não encontrei mais.

Quanto a sonolência, o Tobi tinha sono também e dormia varias vezes ao dia.

Quanto a diarréia, mesmo com organew para equilibrar a flora intestinal kiko também apresentou fezes mais aguadas, mas depois ficou bem.

 

Aqui eu também estou usando o Hervalvet. O viveiro fica dentro do meu quarto, e como meu quarto é grande e tem muitaaaa coisa nele, realmente muito mesmo além dos moveis, tem varias coisas pequenas e tem moveis que não consigo deslocar, desinfetar tudo, todos os dias fica inviável.

Gostei da ideia de deixar preparado é depois só passar, parece que dá uma facilitada até por conta de não ter tanto tempo. No meu caso, eu deveria passar em todos os moveis o desinfetante, além da parede,gaiola, piso e comedouros?  Quanto a desinfetar o viveiro todo, você fazia diariamente ?

Você teve necessidade de desinfetar as roupas também? Você os manteve em um único lugar da casa ou os trocava de lugar?

Durante o tratamento você deixou eles presos ou manteve a rotina de soltar eles normal?

Você sabe quanto tempo a doença vive no ambiente?

Desculpe tantas perguntas, realmente estou preocupada e quero fazer tudo certo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Lydiane  o Lucas postou o vídeo  é isso ai eu achava mais fácil  você tem como controlar a dose do remédio  eu fiz assim só tome cuidado para que eles não engasgar  de uma gota deixe ela respirar depois de a outa gota  eu  aprendi com o meu veterinário  eu mediquei com doxy solução é super. forte se errar na dose pode matar  e também ele tomou  cetoconazol  suspenção

Mas deu tudo certo hoje ele esta ótimo e saudável 

Normalmente estes remédios da bastante sono   o floquinho dormia bastante  

O Floquinho quando eu comprei ele já veio com pneumonia  bem avançada  no dia que ele chegou percebi que estava muito quieto  então no outro dia levei ao veterinário

 ele examinou e disse ele esta com pneumonia  já vou entrar com medicação  não da tempo de fazer exames tem que começar tomar o remédio agora   se ele aguentar  dois dias ele se salva fiquei como coração apertado  segui o tratamento a rica  e deu tudo certo graças a deus já tem quase dois anos e nunca mais ficou doente 

Tenha fé vai dar tudo certo 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O Herbal vet é um excelente desinfetante sim. Acho que desinfetar tudo 2 vezes na semana já é suficiente. Pelo menos, fiz assim. Faça do mesmo jeito ou a critério médico. Desinfete tudo do viveiro: Poleiros, brinquedos, comedouros etc. Seque bem os sininhos dos brinquedos para não enferrujar. Passe um pano úmido bem torcido mesmo nos móveis, paredes, maçanetas, puxadores etc. Micoplasmose é uma doença leve. Grave mesmo é clamídia ao meu ver. Muitos médicos só tratam o micoplasma se houver sintomas. Gosto de dar remédio com a seringa de insulina. Cada unidade na seringa de insulina corresponde a 2 gotas. Coloque uma unidade de água e jogue fora para vc verificar que são 2 gotinhas. Não gosto de dar mais de 2 gotas de remédio por vez para não engasgar. Uma vez o doutor me mandou dar 4 gotas de uma medicação. Eu dava 2 gotas, ia na cozinha beber uma água, olhava que a ave tava bem e dava mais duas gotas. Eu enrolo o bicho numa toalhinha dessas de mandar lanche de criança para a escola. deixo só a cabeça de fora. contenho a ave segurando a cabeça na altura dos ouvidinhos com o polegar e indicador. Introduzo a seringa de insulina no bico e libero o remédio. Compre a seringa de insulina com a agulha removível que é melhor. Um dia, comprei daquelas que tem agulha fixa. Fui experimentar cortar a parte da agulha e foi bem trabalhoso. Deu certo não. Pode soltar eles sim, mas 2 vezes na semana, passe o pano com Herbal Vet pelo chão onde andaram. Não precisa de desinfetante em suas roupas. Só lave sua vestimenta de forma normal. Beijos e tudo de bom.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu coloco a ave com a cabeça entre os meus dedos médio e anelar e seguro com os outros dedos e com a outra mão eu pego uma seringa de insulina coloco na ponta um pedaço de mais ou menos 2cm de scalp sem a agulha e com a mão que sobrou dou o remédio.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi  Lydiane

Faça como a Eliana disse. É o suficiente.

Eu limpava com desinfetante gaiola, comedouro e bebedouro  a cada 2 dias. sendo que o chão onde andavam, móveis e parquinho 2x na semana (domingo e quarta). 

Enquanto eles brincavam eu desinfetava a gaiola e depois passava um paninho umido para tirar excesso de produto ou reduzir o cheiro do desinfetante. Já os potinhos eu mergulhava na solução com desinfetante por 20 min e depois mais 20 min de molho  em água.

O  álcool eu passava nos poleiros e piso da gaiola nos dias que eu não usava desinfetante, pois kiko faz cocô mais aguado e sujava mais a gaiola. Só como precaução,  fiz por conta própria,  o veterinário não indicou isso.

As roupas não necessitam de desinfetante.

Os meus ficam na área de serviço e passeiam na cozinha também. Mantiveram a rotina deles brincando nesses 2 lugares. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Siga o tratamento que a veterinária receitou e depois de 7 dias repita o exame. Se der negativo, vc terá que, dentro de seis meses, fazer mais dois exames.

Se voltar a dar positivo, converse com ela pela troca do medicamento pra algo mais específico. Existem outros tratamentos que são muito eficazes.

Mas independente do tratamento, o rigor sanitário é fundamental. Você terá que desinfetar o ambiente delas por completo durante o tratamento. Uma das principais causas das recaídas é a recontaminação. Lembre-se, toda recontaminação pode gerar resistência microbiana, diminuindo a eficácia do tratamento.

O vídeo que o Lucas te indicou é tranquilo pra vc seguir. Se você não conseguir segurar a ave, pode enrolá-la numa toalha e posicionar os dedos na cabecinha, fazendo da mesma forma.

Micoplasma é uma doença que dificilmente mata a ave. É mais provável ela debilitar o animal facilitando a entrada de outra doença mais grave. Nesse período, por causa disso, é fundamental que você não adquira outras aves. Por mais que você tenha o cuidado de fazer a quarentena, sempre há o risco de contaminação cruzada.

Eu entendo que você, ao tratar suas aves, deve sim ter o cuidado de lavar bem suas roupas. Nós somos vetores mecânicos de doenças e nelas podem se abrigar agentes patogênicos. Se você frequenta pet-shop, lave bem suas mãos ao chegar em casa e não mexa nas suas aves sem se trocar. Não adianta você ter todo esse cuidado com suas aves e levar na roupa patógenos oriundos de criações que não dispõem do mesmo controle.

Sempre fale com a veterinária sobre melhoras ou pioras. Quanto mais ela acompanhar de perto suas aves nesse momento, melhor será. Tente olhar pra suas aves com um olhar crítico e racional. Sua observação deles é fundamental pro direcionamento do tratamento.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...