Jump to content

Filhotes recém nascidos como cuidar?


Ariadne

Posts Recomendados

Bom dia pessoal! 

No sábado foi a primeira vez que meu casal de calopsitas teve um filhote. E de lá pra cá já temos 3 filhotes e mais um  ovinho que acredito que também vai sair mais um bebê.

Então, sou avó de primeira viagem, não sei como devo proceder.

Tenho fornecido muitas sementes, ovo amassado, milho verde, pão, cenoura, folhas verdes escuras. É suficiente? 

E eu devo alimentar os filhotes na mão? A partir de quanto tempo eu devo fazer isso? 

IMG_20150609_212853.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Ariadne seja bem vinda.

 

A alimentação parece estar adequada, não alimente os filhotes se não for necessário.

Nesses dias iniciais fique de olho no papo dos filhotes (principalmente os mais novos) e por precaução você pode deixar comprado um potinho de papinha para psitacídeos e uma seringa, assim se houver alguma emergência você já estará preparada.

Inicialmente uma coisa muito importante é você colocar mais maravalha no ninho, principalmente nos cantos, isso evita que as aves fiquem muito dispersas e venham a passar frio o que é fatal para os filhotes.

Abração e boa sorte com seus netinhos.

Editado por Arthros
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Arthus, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

Link para compartilhar
Share on other sites

que coisa mais linda, parabéns pelos filhotes!

é como o amigo Arthros indicou, faça da forma que ele disse e vc terá logo seus bebes boando e brincando, aproveite e a partir de uns 20 dias de vida faça o seguinte, tire eles um pouco do ninho, 5 a 10 minutinhos de carinho cada um, dai quando eles saírem do ninho e começarem a comer já vao estar super mansinhos e pedindo carinho!

abraço

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

 

que coisa mais linda, parabéns pelos filhotes!

é como o amigo Arthros indicou, faça da forma que ele disse e vc terá logo seus bebes boando e brincando, aproveite e a partir de uns 20 dias de vida faça o seguinte, tire eles um pouco do ninho, 5 a 10 minutinhos de carinho cada um, dai quando eles saírem do ninho e começarem a comer já vao estar super mansinhos e pedindo carinho!

abraço

Obrigada Marley.

Eu espero fazer tudo direitinho para que eles cresçam fortes e saudáveis. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Arthus, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

Oi Arthros, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Arthus, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

Oi Arthros, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

​Oi Ariadne

É bom evitar pegar os filhotes pelo menos até os 20 dias de idade. É normal eles pedirem comida o som é um chiado mas como eu disse fique de olho se os mais novos estão sendo alimentados, como o casal é inexperiente eles podem não dar conta.

Apenas coloque mais maravalha por baixo e principalmente nos cantos, ela ajuda a aquecer e também na limpeza dos filhotes, a sujeira fica presa na maravalha e os filhotes ficam limpos e secos, se você acha que precisa limpar os pequenos, não use agua eles são muito pequenos e podem morrer de hipotermia, faça a limpeza com papel higiênico folha dupla seco e de boa qualidade, não use aqueles papel "arranha rego" que pode machucar os bebês.

Acho que você já sabe mas não custa lembrar, a maravalha tem que ser aquela vendida em petshop para hamsters, ela não tem cheiro e nem pó portanto não faz mal para os filhotes.

A dica do Marley é muito boa para ter filhotes mansos.

Abraço

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Arthus, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

Oi Arthros, muito obrigada pelas dicas!

Eu ainda nem peguei nos filhotes, fiquei com medo de pegar e os pais rejeitarem. 

Os pais tem ficado o tempo todo no ninho e de hora em hora eu ouço algum deles piar pedindo comida. Isso é normal? 

Qdo eu abri o ninho, notei que ele está um pouco sujo, eu devo limpar? 

Eu estou super perdida com essa primeira ninhada! 

​Oi Ariadne

É bom evitar pegar os filhotes pelo menos até os 20 dias de idade. É normal eles pedirem comida o som é um chiado mas como eu disse fique de olho se os mais novos estão sendo alimentados, como o casal é inexperiente eles podem não dar conta.

Apenas coloque mais maravalha por baixo e principalmente nos cantos, ela ajuda a aquecer e também na limpeza dos filhotes, a sujeira fica presa na maravalha e os filhotes ficam limpos e secos, se você acha que precisa limpar os pequenos, não use agua eles são muito pequenos e podem morrer de hipotermia, faça a limpeza com papel higiênico folha dupla seco e de boa qualidade, não use aqueles papel "arranha rego" que pode machucar os bebês.

Acho que você já sabe mas não custa lembrar, a maravalha tem que ser aquela vendida em petshop para hamsters, ela não tem cheiro e nem pó portanto não faz mal para os filhotes.

A dica do Marley é muito boa para ter filhotes mansos.

Abraço

Muito obrigada pelas dicas! 

Eu já coloquei mais maravalha limpinha. 

Vou postando mais fotos a medida que os bebês forem se desenvolvendo e eu for tendo mais dúvidas. 

Mais uma vez obrigada! 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Pode dar o ovo cozido e amassado com pouquinho de farinhada e mistura TB uma colherinha do pó da papinha, pode fornecer todo dia, e na medida que os filhotes foram crescendo pode fornecer um ovo cedo e outro a tarde. Aqui em casa foi ótimo essa mistura pros pais cuidarem dos seis filhotes. No mais eu dava jiló, couve, milho 3 vezes na semana, brocolis, almeirão, era o que os meus gostavam.

Todo dia VC deve observar se todos os filhotes estão com comida no papo, as vezes acontece de falharem com algum, e se vc estiver de olho da pra ajudar, mais deixe sempre os filhotes com os pais.

Mantenha sempre com maravalha.

Aproveita essa fase com filhotes, pois é muito gostoso. 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Pode dar o ovo cozido e amassado com pouquinho de farinhada e mistura TB uma colherinha do pó da papinha, pode fornecer todo dia, e na medida que os filhotes foram crescendo pode fornecer um ovo cedo e outro a tarde. Aqui em casa foi ótimo essa mistura pros pais cuidarem dos seis filhotes. No mais eu dava jiló, couve, milho 3 vezes na semana, brocolis, almeirão, era o que os meus gostavam.

Todo dia VC deve observar se todos os filhotes estão com comida no papo, as vezes acontece de falharem com algum, e se vc estiver de olho da pra ajudar, mais deixe sempre os filhotes com os pais.

Mantenha sempre com maravalha.

Aproveita essa fase com filhotes, pois é muito gostoso. 

 

Muito obrigada pelas dicas Rosii! 

Só uma dúvida em cima do que vc falou, milho não pode dar todos os dias?

Os pais estão com as fezes moles, será que estou exagerando em algum alimento? Vc notou alguma mudança nas fezes dos seus? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Sobre o milho eu tenho um pouco de receio, perdi uma ninhada toda, o milho estava azedo, só um filhote escapou pois não havia nascido e não comeu o milho. Comprei esse milho no mercado. A partir daí só compro milho fresco na feira. Como na minha cidade só tem feira 3 vezes na semana, aí só forneco nesses dias. Não coloco na geladeira, dou pequenos pedaços apenas no dia.

Aqui em casa o que ajuda muito é o ovo, esse é todo dia.

As fezes ficam diferentes sim, ficam em maior proporção e mais moles TB, pois consomem mais água TB. Se o casal estava saudável antes da reprodução e se VC já realizou exames de fezes pode ficar tranquila quanto a isso.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sobre o milho eu tenho um pouco de receio, perdi uma ninhada toda, o milho estava azedo, só um filhote escapou pois não havia nascido e não comeu o milho. Comprei esse milho no mercado. A partir daí só compro milho fresco na feira. Como na minha cidade só tem feira 3 vezes na semana, aí só forneco nesses dias. Não coloco na geladeira, dou pequenos pedaços apenas no dia.

Aqui em casa o que ajuda muito é o ovo, esse é todo dia.

As fezes ficam diferentes sim, ficam em maior proporção e mais moles TB, pois consomem mais água TB. Se o casal estava saudável antes da reprodução e se VC já realizou exames de fezes pode ficar tranquila quanto a isso.

O milho que dou tbm é fresco, compro uma espiga todos os dias e eles só comem se eu cozinhar no vapor.

Mas vou dar uma reduzida na quantidade. Agora estou receosa tbm. 

Os ovos eu tbm não deixo por muito mais que uma hora. 

E sim eles estavam bem saudáveis! Sempre que levo ao veterinário ele elogia. 

Muito obrigada por tirar as minhas dúvidas! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O ovo cozido pode deixar por umas 3 hs sem problema. Eu colocava um cedo na hora que acordavam e outro a tarde, lá pelas 15hs, aí os pais comiam bem até as 18hs, e iam alimentar bem os filhotes pra dormirem com papo cheio.

Os meus só gostam do milho cru, mais fique tranquila, foi uma única vez que aconteceu aqui, evite comprar esses milhos que vem em bandeja de isopor, comprados em supermercado, pois ñ sabe qto tempo já foi embalado, eu compro direto na feira e o moço tira da palha na hora.

Se seu casal está saudável ñ se preocupe, as fezes ficam diferentes sim.

O cuidado que se deve ter com filhotes é observar o papo todo dia, eu olhava uma 3, 4 vezes, reforçar a alimentação e curtir, pois é muito gostoso apesar de dar muito trabalho.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

O ovo cozido pode deixar por umas 3 hs sem problema. Eu colocava um cedo na hora que acordavam e outro a tarde, lá pelas 15hs, aí os pais comiam bem até as 18hs, e iam alimentar bem os filhotes pra dormirem com papo cheio.

Os meus só gostam do milho cru, mais fique tranquila, foi uma única vez que aconteceu aqui, evite comprar esses milhos que vem em bandeja de isopor, comprados em supermercado, pois ñ sabe qto tempo já foi embalado, eu compro direto na feira e o moço tira da palha na hora.

Se seu casal está saudável ñ se preocupe, as fezes ficam diferentes sim.

O cuidado que se deve ter com filhotes é observar o papo todo dia, eu olhava uma 3, 4 vezes, reforçar a alimentação e curtir, pois é muito gostoso apesar de dar muito trabalho.

Muito obrigada pelas dicas! 

Vou curtir bastante essas fofurinhas! <3

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...