Jump to content

Filhotes recém nascidos como cuidar?


Ariadne

Posts Recomendados

Pessoal tenho notado que o papinho dos bebês tá bem cheio de sementinhas que os pais estão dando. Isso é normal? Os pais tem se recusado a comer o ovo, o milho e as outras coisinhas que eu ofereço. Isso pode atrapalhar os bebês? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ariadne é o seguinte, de manhã os filhotes amanhecem com o papo vazio mesmo, o que vc tem que fazer é acordar mais cedo, preparar o ovo cozido e colocar ao casal e deixar eles comerem pra alimentar os filhotes, se vc deixar os filhotes com papo cheio eles ñ irão pedir comida e os pais ñ irão tratar. Aconselho vc a ñ interferir tanto, pois os filhotes estão bem novinhos ainda, e pode complicar. Deixe o casal comer a vontade, coloque tudo que eles gostam, mais de preferência a mistura do ovo que te falei, aí depois de um tempo vc olha, e se notar que faltou comida pra algum vc ajuda, senão o casal vai parar de alimentar.

Eu acordava as 5:30 pra preparar tudo e as 6 já estava tudo fresquinho na gaiola pra eles. Seu casal precisa aprender direitinho pra futuras posturas tb. Só ajude, mais deixe com eles o trabalho.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Ariadne é o seguinte, de manhã os filhotes amanhecem com o papo vazio mesmo, o que vc tem que fazer é acordar mais cedo, preparar o ovo cozido e colocar ao casal e deixar eles comerem pra alimentar os filhotes, se vc deixar os filhotes com papo cheio eles ñ irão pedir comida e os pais ñ irão tratar. Aconselho vc a ñ interferir tanto, pois os filhotes estão bem novinhos ainda, e pode complicar. Deixe o casal comer a vontade, coloque tudo que eles gostam, mais de preferência a mistura do ovo que te falei, aí depois de um tempo vc olha, e se notar que faltou comida pra algum vc ajuda, senão o casal vai parar de alimentar.

Eu acordava as 5:30 pra preparar tudo e as 6 já estava tudo fresquinho na gaiola pra eles. Seu casal precisa aprender direitinho pra futuras posturas tb. Só ajude, mais deixe com eles o trabalho.

Vou fazer isso Rosii! 

Obrigada pelas dicas. 

Vou acordar mais cedo e deixar eles se virarem. O problema é que o mais novinho nunca tá recebendo a quantidade necessária de alimento. O mais velho vive com o papinho cheio! 

Mas vou fazer o teste amanhã e conto tudo pra vocês.

quanto aos país estarem comendo muita semente tem algum problema? 

Eu tenho oferecido ovo com papinha o dia todo. Tô fazendo ovo de codorna que assim desperdiça menos.

Nessa foto dá pra ver as sementinhas nos papinho. 

Um abraço! 

IMG_20150616_191136733_HDR.jpg

Editado por Ariadne Amorim
Link para compartilhar
Share on other sites

Ñ tem problema estarem comendo muita semente.

Sobre o ovo eles estão comendo bastante? O pó da papinha tem que colocar uma colherinha pequena, as vezes eles ñ gostam muito e acabam nem comendo.

Eu cozinhava um ovo de galinha, colocava pouco de farinhada e uma colherinha pequena bem rasa do pó da papinha amassava o ovo com o garfo e misturava tudo. Depois de umas 4 horas já ñ tinha quase nada. Aí a tarde eu fazia outro, e os pais comiam feito doidos pra encher o papo dos filhotes pra dormirem com papo lotado.

Se vc notar que estão com pouca comida depois de um tempo dos pais os alimentarem vc pode ajudar, mais de só um pouco. Vc que tem que ir observando e tentar agir da melhor forma.

Estou torcendo aqui pra dar tudo certo. 

Qualquer coisa é só perguntar!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Ñ tem problema estarem comendo muita semente.

Sobre o ovo eles estão comendo bastante? O pó da papinha tem que colocar uma colherinha pequena, as vezes eles ñ gostam muito e acabam nem comendo.

Eu cozinhava um ovo de galinha, colocava pouco de farinhada e uma colherinha pequena bem rasa do pó da papinha amassava o ovo com o garfo e misturava tudo. Depois de umas 4 horas já ñ tinha quase nada. Aí a tarde eu fazia outro, e os pais comiam feito doidos pra encher o papo dos filhotes pra dormirem com papo lotado.

Se vc notar que estão com pouca comida depois de um tempo dos pais os alimentarem vc pode ajudar, mais de só um pouco. Vc que tem que ir observando e tentar agir da melhor forma.

Estou torcendo aqui pra dar tudo certo. 

Qualquer coisa é só perguntar!

Eles estavam comendo bastante há uns 2 dias atrás. Tenho notado que eles tem comido pouco e ficado pouco no ninho tbm. É como se eles tivessem cansados e não soubessem o que fazer aí eles andam passeando mais pela casa do que antes. 

Eu tenho oferecido muita comida, mas eles estão comendo como se não tivessem filhotes,  isso que tem me preocupado! 

Antes eles corriam atrás de mim pedindo mais comida ou qualquer coisa que eu estivesse comendo para dar para os filhotes. As vezes fingimos que estamos comendo cenoura ou milho pra eles virem atrás comer tbm. E eles adoram pão e biscoito água e sal, mas só dou de vez em quando! 

Mas nesses últimos dias nem pedir petiscos eles estão! :|

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc precisa tentar deixar eles mais presos agora, pq os filhotes pedem comida e se estiverem no viveiro eles vão logo alimentá-los. Se eles saem do viveiro eles se distraem e acabam ñ alimentando os filhotes o necessário. Como eles estão acostumados a sair, primeiro vc deixa cuidar dos filhotes,e depois vc solta um pouquinho, mais evite isso agora.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou fazer isso Rosii.

Como estou acostumada a deixar eles livres dentro de casa, eu achei que não teria problema continuar assim. 

Só prendo eles pra dormir e eles nem reclamam de ir pro viveiro. 

Vou tentar deixar eles mais presos amanhã e falo pra vcs se deu certo! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Pessoal boa tarde! 

Hoje decidi seguir o conselho da Rosii e deixar os pais mais presos pra ver se eles alimentam direito os filhotes. Porém não tá dando muito certo, os pais quase não tem comido e os filhotes estão ficando com os papinhos vazios. 

Agora a pouco eu fui verificar e até o mais velho que costumava receber mais comida, estava com o papinho vazio. Eu dei papinha para os filhotes e notei que o mais novo tava até fraquinho com tanta fome. 

Como eu devo proceder? 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Pessoal boa tarde! 

Hoje decidi seguir o conselho da Rosii e deixar os pais mais presos pra ver se eles alimentam direito os filhotes. Porém não tá dando muito certo, os pais quase não tem comido e os filhotes estão ficando com os papinhos vazios. 

Agora a pouco eu fui verificar e até o mais velho que costumava receber mais comida, estava com o papinho vazio. Eu dei papinha para os filhotes e notei que o mais novo tava até fraquinho com tanta fome. 

Como eu devo proceder? 

Oi Ariadne

Use o bom senso e confie nos seus instintos, se você ver que os pais não estão alimentando mesmo estando confinado você ajuda, porque se eles não comerem adequadamente fatalmente ficarão subdesenvolvidos e morrerão. Normalmente durante o dia o papo deveria ficar bem cheio.

Os pais podem até adquirir mais experiência se você deixar os filhotes por conta deles mas você corre o risco de perder a ninhada toda.

Fique alerta ao manter os pais confinados, eles podem voltar a sentirem-se estimulados e iniciar uma nova postura, o que irá piorar ainda mais a situação. Fique atenta e ao menor sinal de elevação na agressividade ou rituais de acasalamento aves solte novamente os Pais.

Boa sorte e estou na torcida para que tudo dê certo.

Boa sorte

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Pessoal boa tarde! 

Hoje decidi seguir o conselho da Rosii e deixar os pais mais presos pra ver se eles alimentam direito os filhotes. Porém não tá dando muito certo, os pais quase não tem comido e os filhotes estão ficando com os papinhos vazios. 

Agora a pouco eu fui verificar e até o mais velho que costumava receber mais comida, estava com o papinho vazio. Eu dei papinha para os filhotes e notei que o mais novo tava até fraquinho com tanta fome. 

Como eu devo proceder? 

Oi Ariadne

Use o bom senso e confie nos seus instintos, se você ver que os pais não estão alimentando mesmo estando confinado você ajuda, porque se eles não comerem adequadamente fatalmente ficarão subdesenvolvidos e morrerão. Normalmente durante o dia o papo deveria ficar bem cheio.

Os pais podem até adquirir mais experiência se você deixar os filhotes por conta deles mas você corre o risco de perder a ninhada toda.

Fique alerta ao manter os pais confinados, eles podem voltar a sentirem-se estimulados e iniciar uma nova postura, o que irá piorar ainda mais a situação. Fique atenta e ao menor sinal de elevação na agressividade ou rituais de acasalamento aves solte novamente os Pais.

Boa sorte e estou na torcida para que tudo dê certo.

Boa sorte

Oi Arthros,

Eu ando super perdida! 

Quero muito que esses bebês sobrevivam, já estou completamente apaixonada por eles e eu gostaria muito que eles fossem alimentados pelos pais...

Quando suas calopsitas tiveram a primeira ninhada elas ficaram meio perdidas assim também?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha reprodução é um pouco complicado as vezes viu!

Mais como nosso amigo disse, se notar que estão sem comida alimente eles, pois qto mais comida eles receberem mais rápido se desenvolvem.

Te aconselhei a deixar por conta do casal cedo na hora que acordarem aí depois se estivessem sem comida vc ajudaria.

Sobre seu casal ficar solto direto interfere sim, pois se distraem com outras coisas. Mais entendo TB que é difícil mudar hábito deles agora.

Vai tentando fazer da melhor forma possível, tenta administrar a situação e assim os dias vão passando e os filhotes vão ficando mais fortinhos. O bom que eles não abandonaram e estão cuidando.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha reprodução é um pouco complicado as vezes viu!

Mais como nosso amigo disse, se notar que estão sem comida alimente eles, pois qto mais comida eles receberem mais rápido se desenvolvem.

Te aconselhei a deixar por conta do casal cedo na hora que acordarem aí depois se estivessem sem comida vc ajudaria.

Sobre seu casal ficar solto direto interfere sim, pois se distraem com outras coisas. Mais entendo TB que é difícil mudar hábito deles agora.

Vai tentando fazer da melhor forma possível, tenta administrar a situação e assim os dias vão passando e os filhotes vão ficando mais fortinhos. O bom que eles não abandonaram e estão cuidando.

Tadinhos, deixei eles presos até agora! 

Meu casal é super melindroso, eles estão na gaiola me olhando com carinha de magoados! kkkkk

Vou tentar usar o meu bom senso pra manter os pequeninos vivos.

Como eu disse acima pro Arthros, eu já estou completamente apaixonada por eles, gostaria muito que isso tudo desse certo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Agente se apega né!

Tenta deixar  eles um pouco presos, mais solta tb já que estão acostumados.

Eles alimentaram eles hoje? Deu pra ver papo cheio?

Rosii, eles estão alimentando os filhotes, só que muito pouco. 

Tenho notado que os pais estão comendo num ritmo normal do dia a dia e não como se tivessem 3 bebês para alimentar.

Pela manhã, por volta das 10h eu olhei os filhotes e só o mais novo que tava com o papo vazio, aí alimentei só ele.

Depois conferi por volta de 15h e todos estavam famintos, aí alimentei os 3. Porém, agora a pouco, os pais finalmente decidiram comer direito, então estou esperando eles alimentarem os filhotes para ver se é necessário completar.

Devo ficar verificando a situação dos filhotes de quanto em quanto tempo?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

    Oi Arthros,

Eu ando super perdida! 

Quero muito que esses bebês sobrevivam, já estou completamente apaixonada por eles e eu gostaria muito que eles fossem alimentados pelos pais...

Quando suas calopsitas tiveram a primeira ninhada elas ficaram meio perdidas assim também?

 

Não tive a primeira ninhada ainda, tentei mês passado mas durante o acasalamento o macho arranhou as costas da minha fêmea que sangrou horrores por esse motivo resolvi tirar o ninho para poupar a ave, ela nem chegou a botar, agora estou programando uma nova tentativa para o final do ano quando o tempo esquentar.

Minha história e a seguinte: Cuidei de um filhote caçula de uma das ninhadas da minha cunhada, a morte dele era certa, ele estava machucado, desnutrido e fraco pois os irmãos deles ja eram todos "cavalos" e a disputa por alimento era desleal. A dona desse bebê ia viajar com o marido que é caminhoneiro e ele ia ficar a própria sorte no ninho, como eu estava desempregado me ofereci para ir até lá e alimentar as aves dos 2 viveiros que ela tem e apesar de nunca ter tido contato com aves pedi para ela me deixar cuidar desse filhote mais novo na mão e com a ajuda do pessoal do fórum consegui salva-lo e também a irmã dele que com 30 dias foi expulsa do ninho e ao cair machucou a perna, liguei para a criadora que achou que ela ia ficar aleijada e me disse para cortar a cabeça dela com a tesoura para que ela não sofresse eu disse que não e pedi para cuidar dela também. Ganhei esses dois de presente e hoje eles estão lindos e muito mais saudáveis e bonitos que os irmãozinhos da mesma ninhada, comem de tudo e fazem bagunça o dia todo. Alguns meses depois comprei um companheiro para cada um deles e me apaixonei por essas aves e compartilho tudo o que aprendi para ajudar outras pessoas com seus pássaros.

Conheci o Fórum nessa época e desde então tenho estudado tudo sobre essas aves, tinha muito conteúdo no antigo fórum e posso afirmar que sua primeira ninhada foi uma das menos problemáticas que já ví. 3 filhotes saudáveis com mais de 10 dias é um resultado bastante bom e pouco comum para pais de primeira viagem.

Aqui estão algumas fotos do desenvolvimento do Pitico que cuidei desde os 15 dias:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...