Jump to content

Filhotes recém nascidos como cuidar?

Ariadne

Posts Recomendados

On 24/06/2015 at 11:08, victorsanglard5 disse:

Que coisa linda... caraca.

Só eu acho super engraçada a carinha dos filhotes? kkkkkkkkkkkk
Juro que quando vejo um eu começo a rir sozinho. Principalmente nessa ultima foto que eles olharam pra câmera. Fotogênicos pra caramba.

Mal posso esperar pra ter netos também. Vou ficar paranóico.:P

Eu sou super suspeita pra falar, pq acho eles incríveis! 

E acho que não é só vc que acha a carinha deles engraçadas, nossa eles são super comédias, o do meio depois que Come se joga no potinho que uso para colocar eles enquanto dou comida, como se fosse um bêbado! KkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkk

Essa experiência de ter bebês calopsitas em casa é maravilhosa, apesar de dar muito trabalho! Mas olhar para essas carinhas fofas não tem preço! xD

• Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

On 24/06/2015 at 15:45, Ariadne disse:
  On 24/06/2015 at 13:28, Arthros disse:

Oi Ariadne

Eles estão lindos e com carinha de sapeca hehehe a foto ficou muito boa, resta esperar um pouquinho para ver se são 2 silvestres e uma Lutino ou se algum desses cinzas é pérolas. Como os pés são totalmente escuros provavelmente são silvestres.

O Pipi é Arlequim portador de Lutino, essa lutino é fêmea, os outros 2 se forem silvestres, podem ser machos ou fêmeas, se for pérola é fêmea.

Parabéns, os filhotes parecem muito bem cuidados.

Oi Arthros, eles estão lindos mesmo! Estou morrendo de orgulho deles! 

Mas me explica uma coisa, pq necessariamente o filhote lutino é fêmea, tem alguma relação de herança ligada ao sexo? Tbm não entendi a questão de selvagem pérola ser fêmea. 

Olá novamente

O que estou descrevendo abaixo vale somente para as mutação sexo ligadas.

Simplificando...

1° Parte:

Existem 3 mutações sexo ligadas no Brasil, são elas Lutino, Canela e Pérola.

Uma calopsita fêmea não pode portar (ter escondida) essas mutações, quero dizer que se ela tem essa mutação em seu DNA, ela obrigatoriamente vai demonstrar no visual.

Já o macho pode tanto demonstrar quanto ser apenas portador dessas mutações.

A Vivi é silvestre portanto ela não tem mutação sexo ligada, também não porta nada já que fêmeas não podem ter mutações escondidas.

O Pipi não aparenta nenhuma mutação sexo ligada ele é Arlequim que não é uma mutação ligada ao sexo.

2° Parte

Para um filhote macho nascer Lutino, Pérola ou Canela o Pai precisa portar ou ser dessa mutação e a Mãe precisa obrigatoriamente ser dessa mutação.

Para um filhote fêmea nascer Lutino, Pérola ou Canela apenas o Pai precisa portar ou ser dessa mutação.

Então podemos concluir automaticamente que todos os filhotes que nascerem de mutação sexo ligadas serão fêmeas.

Concluímos também que o Pipi não aparentando mutações sexo ligadas só pode ser Portador.

Espero que consiga entender alguma coisa não tenho vocação para ensinar.

Link para compartilhar

On 24/06/2015 at 19:47, Arthros disse:
  On 24/06/2015 at 15:45, Ariadne disse:
  On 24/06/2015 at 13:28, Arthros disse:

Oi Ariadne

Eles estão lindos e com carinha de sapeca hehehe a foto ficou muito boa, resta esperar um pouquinho para ver se são 2 silvestres e uma Lutino ou se algum desses cinzas é pérolas. Como os pés são totalmente escuros provavelmente são silvestres.

O Pipi é Arlequim portador de Lutino, essa lutino é fêmea, os outros 2 se forem silvestres, podem ser machos ou fêmeas, se for pérola é fêmea.

Parabéns, os filhotes parecem muito bem cuidados.

Oi Arthros, eles estão lindos mesmo! Estou morrendo de orgulho deles! 

Mas me explica uma coisa, pq necessariamente o filhote lutino é fêmea, tem alguma relação de herança ligada ao sexo? Tbm não entendi a questão de selvagem pérola ser fêmea. 

Olá novamente

O que estou descrevendo abaixo vale somente para as mutação sexo ligadas.

Simplificando...

1° Parte:

Existem 3 mutações sexo ligadas no Brasil, são elas Lutino, Canela e Pérola.

Uma calopsita fêmea não pode portar (ter escondida) essas mutações, quero dizer que se ela tem essa mutação em seu DNA, ela obrigatoriamente vai demonstrar no visual.

Já o macho pode tanto demonstrar quanto ser apenas portador dessas mutações.

A Vivi é silvestre portanto ela não tem mutação sexo ligada, também não porta nada já que fêmeas não podem ter mutações escondidas.

O Pipi não aparenta nenhuma mutação sexo ligada ele é Arlequim que não é uma mutação ligada ao sexo.

2° Parte

Para um filhote macho nascer Lutino, Pérola ou Canela o Pai precisa portar ou ser dessa mutação e a Mãe precisa obrigatoriamente ser dessa mutação.

Para um filhote fêmea nascer Lutino, Pérola ou Canela apenas o Pai precisa portar ou ser dessa mutação.

Então podemos concluir automaticamente que todos os filhotes que nascerem de mutação sexo ligadas serão fêmeas.

Concluímos também que o Pipi não aparentando mutações sexo ligadas só pode ser Portador.

Espero que consiga entender alguma coisa não tenho vocação para ensinar.

Oi Arthros, 

Eu entendi perfeitamente e tbm aproveitei e li alguns tópicos sobre genética daqui do fórum.

Já até demos um nome para a filhote Lutino: ela vai se chamar Pipoca.

Muito obrigada por todos os esclarecimentos e por tanta paciência comigo!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Oi pessoal, boa tarde! 

Eu tenho notado que um dos filhotes, o mais comilão de todos está com o papo estagnado, ou seja, o papinho dele não está esvaziando. Eu dei comida as 14h e até agora ele tá cheio, isso é normal? 

Link para compartilhar

Como  estão os filhotes?

Não é normal, já era pra ter diminuído.

Se o papo está estagnado tem que esvaziar.

O ideal é levar ao vet e tratar se necessário.

Não encha muito o papo deles, fica mais fácil a digestão.

Editado por Rosii
  • Gostei 1
Link para compartilhar

On 29/06/2015 at 21:58, Rosii disse:

Como  estão os filhotes?

Não é normal, já era pra ter diminuído.

Se o papo está estagnado tem que esvaziar.

O ideal é levar ao vet e tratar se necessário.

Não encha muito o papo deles, fica mais fácil a digestão.

Oi Rosii, boa noite! 

No sábado mesmo eu levei ele ao veterinário, tem um hospital 24h aqui perto da minha casa em BH, ele foi atendido e passou a noite lá em observação.

Ontem pela manhã, ele recebeu alta e me deram a recomendação de dar soro e glicose 50%  3 gotas de 3/3horas e que hoje eu poderia reintroduzir a papinha bem ralinha e de forma gradativa.

Porém hoje ele voltou a ficar com o papinho estagnado e voltei no veterinário agora a tarde e ele recomendou um suplemento vitamínico e energético chamado GLICOL PET que é para eu dar no bico duas gotas a cada 8 horas durante 5 dias e também a glicose a cada 4 horas.

Ele me recomendou tbm que eu dê duas gotas para os outros filhotes uma vez por dia. 

E tbm que eu vá introduzindo daqui a alguns dias a papinha bem ralinha e bem pouquinho para ele ir melhorando aos poucos. 

Editado por Ariadne
Link para compartilhar

Oi Rosii, o filhote que estava com o papo estagnado está um pouco melhor, mas a digestão não está 100%. Amanhã tenho um retorno com o veterinário dele aí vou ver quais medidas ele vai tomar. 

Os outros 2 filhotes estão enormes e super sapecas. 

IMG_20150705_132822381.jpg

IMG_20150705_132814151.jpg

• Gostei 2
Link para compartilhar

On 05/07/2015 at 20:48, Rosii disse:

Estão muito fofos!

Conversa sim com o vet, seria bom fazer exames TB.

Como a digestão dele está lenta, não pode fornecer muita papa e nem muito consistente.

Nós de notícias.

Rosii, 

O veterinário acha que o filhote que está com problemas de digestão já nasceu com algum problema e me disse que se ele continuar assim vai acabar morrendo! :(

Ele passou plasil em gotad pra que eu administre de 12/12h e no domingo eu volto lá pra ver se houve alguma melhora. 

Outra coisa, os outros filhotes estão super levadinhos e estão voando muito alto qdo eu solto eles pra brincar um pouco. Tem problema eu cortar as asinhas deles? 

Link para compartilhar

On 10/07/2015 at 23:01, Rosii disse:

Vamos pensar positivo sobre o filhotinho. VC está fazendo de tudo por ele, e vai dar certo.

Sobre cortar as asas dos filhotes, pode sim, deve, pois já vi muitos casos aqui no fórum mesmo, de filhotes indo embora. 

Amém Rosii, me dói o coração ver ele desesperado por comida e tão pequeno em comparação com os irmãozinhos. 

Eu já cortei as as deles pq eles estão voando muito alto. 

Torçam por mim e pelo meu filhotinho! 

Link para compartilhar

On 13/07/2015 at 09:52, Rosii disse:

E aí, como está o pequeno?

Bom dia Rosii, 

Ele está um pouco melhor, está começando a digerir mais rápido! 

Ele só está bem pequeno em relação aos outros e com essa agitação toda ele está um pouco agressivo tbm. 

Amanhã volto al veterinário para ver o que ele vai falar e quais procedimentos a partir daí. 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.