Jump to content

Filhotes recém nascidos como cuidar?


Ariadne

Posts Recomendados

Que coisa linda... caraca.

Só eu acho super engraçada a carinha dos filhotes? kkkkkkkkkkkk
Juro que quando vejo um eu começo a rir sozinho. Principalmente nessa ultima foto que eles olharam pra câmera. Fotogênicos pra caramba.

Mal posso esperar pra ter netos também. Vou ficar paranóico.:P

Eu sou super suspeita pra falar, pq acho eles incríveis! 

E acho que não é só vc que acha a carinha deles engraçadas, nossa eles são super comédias, o do meio depois que Come se joga no potinho que uso para colocar eles enquanto dou comida, como se fosse um bêbado! KkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkk

Essa experiência de ter bebês calopsitas em casa é maravilhosa, apesar de dar muito trabalho! Mas olhar para essas carinhas fofas não tem preço! xD

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Ariadne

Eles estão lindos e com carinha de sapeca hehehe a foto ficou muito boa, resta esperar um pouquinho para ver se são 2 silvestres e uma Lutino ou se algum desses cinzas é pérolas. Como os pés são totalmente escuros provavelmente são silvestres.

O Pipi é Arlequim portador de Lutino, essa lutino é fêmea, os outros 2 se forem silvestres, podem ser machos ou fêmeas, se for pérola é fêmea.

Parabéns, os filhotes parecem muito bem cuidados.

Oi Arthros, eles estão lindos mesmo! Estou morrendo de orgulho deles! 

Mas me explica uma coisa, pq necessariamente o filhote lutino é fêmea, tem alguma relação de herança ligada ao sexo? Tbm não entendi a questão de selvagem pérola ser fêmea. 

 

Olá novamente

O que estou descrevendo abaixo vale somente para as mutação sexo ligadas.

Simplificando...

1° Parte:

Existem 3 mutações sexo ligadas no Brasil, são elas Lutino, Canela e Pérola.

Uma calopsita fêmea não pode portar (ter escondida) essas mutações, quero dizer que se ela tem essa mutação em seu DNA, ela obrigatoriamente vai demonstrar no visual.

Já o macho pode tanto demonstrar quanto ser apenas portador dessas mutações.

A Vivi é silvestre portanto ela não tem mutação sexo ligada, também não porta nada já que fêmeas não podem ter mutações escondidas.

O Pipi não aparenta nenhuma mutação sexo ligada ele é Arlequim que não é uma mutação ligada ao sexo.

 

2° Parte

Para um filhote macho nascer Lutino, Pérola ou Canela o Pai precisa portar ou ser dessa mutação e a Mãe precisa obrigatoriamente ser dessa mutação.

Para um filhote fêmea nascer Lutino, Pérola ou Canela apenas o Pai precisa portar ou ser dessa mutação.

Então podemos concluir automaticamente que todos os filhotes que nascerem de mutação sexo ligadas serão fêmeas.

Concluímos também que o Pipi não aparentando mutações sexo ligadas só pode ser Portador.

 

Espero que consiga entender alguma coisa não tenho vocação para ensinar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Ariadne

Eles estão lindos e com carinha de sapeca hehehe a foto ficou muito boa, resta esperar um pouquinho para ver se são 2 silvestres e uma Lutino ou se algum desses cinzas é pérolas. Como os pés são totalmente escuros provavelmente são silvestres.

O Pipi é Arlequim portador de Lutino, essa lutino é fêmea, os outros 2 se forem silvestres, podem ser machos ou fêmeas, se for pérola é fêmea.

Parabéns, os filhotes parecem muito bem cuidados.

Oi Arthros, eles estão lindos mesmo! Estou morrendo de orgulho deles! 

Mas me explica uma coisa, pq necessariamente o filhote lutino é fêmea, tem alguma relação de herança ligada ao sexo? Tbm não entendi a questão de selvagem pérola ser fêmea. 

 

Olá novamente

O que estou descrevendo abaixo vale somente para as mutação sexo ligadas.

Simplificando...

1° Parte:

Existem 3 mutações sexo ligadas no Brasil, são elas Lutino, Canela e Pérola.

Uma calopsita fêmea não pode portar (ter escondida) essas mutações, quero dizer que se ela tem essa mutação em seu DNA, ela obrigatoriamente vai demonstrar no visual.

Já o macho pode tanto demonstrar quanto ser apenas portador dessas mutações.

A Vivi é silvestre portanto ela não tem mutação sexo ligada, também não porta nada já que fêmeas não podem ter mutações escondidas.

O Pipi não aparenta nenhuma mutação sexo ligada ele é Arlequim que não é uma mutação ligada ao sexo.

 

2° Parte

Para um filhote macho nascer Lutino, Pérola ou Canela o Pai precisa portar ou ser dessa mutação e a Mãe precisa obrigatoriamente ser dessa mutação.

Para um filhote fêmea nascer Lutino, Pérola ou Canela apenas o Pai precisa portar ou ser dessa mutação.

Então podemos concluir automaticamente que todos os filhotes que nascerem de mutação sexo ligadas serão fêmeas.

Concluímos também que o Pipi não aparentando mutações sexo ligadas só pode ser Portador.

 

Espero que consiga entender alguma coisa não tenho vocação para ensinar.

Oi Arthros, 

Eu entendi perfeitamente e tbm aproveitei e li alguns tópicos sobre genética daqui do fórum.

Já até demos um nome para a filhote Lutino: ela vai se chamar Pipoca.

Muito obrigada por todos os esclarecimentos e por tanta paciência comigo!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi pessoal, boa tarde! 

Eu tenho notado que um dos filhotes, o mais comilão de todos está com o papo estagnado, ou seja, o papinho dele não está esvaziando. Eu dei comida as 14h e até agora ele tá cheio, isso é normal? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Como  estão os filhotes?

Não é normal, já era pra ter diminuído.

Se o papo está estagnado tem que esvaziar.

O ideal é levar ao vet e tratar se necessário.

Não encha muito o papo deles, fica mais fácil a digestão.

Editado por Rosii
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como  estão os filhotes?

Não é normal, já era pra ter diminuído.

Se o papo está estagnado tem que esvaziar.

O ideal é levar ao vet e tratar se necessário.

Não encha muito o papo deles, fica mais fácil a digestão.

Oi Rosii, boa noite! 

No sábado mesmo eu levei ele ao veterinário, tem um hospital 24h aqui perto da minha casa em BH, ele foi atendido e passou a noite lá em observação.

Ontem pela manhã, ele recebeu alta e me deram a recomendação de dar soro e glicose 50%  3 gotas de 3/3horas e que hoje eu poderia reintroduzir a papinha bem ralinha e de forma gradativa.

Porém hoje ele voltou a ficar com o papinho estagnado e voltei no veterinário agora a tarde e ele recomendou um suplemento vitamínico e energético chamado GLICOL PET que é para eu dar no bico duas gotas a cada 8 horas durante 5 dias e também a glicose a cada 4 horas.

Ele me recomendou tbm que eu dê duas gotas para os outros filhotes uma vez por dia. 

E tbm que eu vá introduzindo daqui a alguns dias a papinha bem ralinha e bem pouquinho para ele ir melhorando aos poucos. 

Editado por Ariadne
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Rosii, o filhote que estava com o papo estagnado está um pouco melhor, mas a digestão não está 100%. Amanhã tenho um retorno com o veterinário dele aí vou ver quais medidas ele vai tomar. 

Os outros 2 filhotes estão enormes e super sapecas. 

 

IMG_20150705_132822381.jpg

IMG_20150705_132814151.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Estão muito fofos!

Conversa sim com o vet, seria bom fazer exames TB.

Como a digestão dele está lenta, não pode fornecer muita papa e nem muito consistente.

Nós de notícias.

 

Rosii, 

O veterinário acha que o filhote que está com problemas de digestão já nasceu com algum problema e me disse que se ele continuar assim vai acabar morrendo! :(

Ele passou plasil em gotad pra que eu administre de 12/12h e no domingo eu volto lá pra ver se houve alguma melhora. 

Outra coisa, os outros filhotes estão super levadinhos e estão voando muito alto qdo eu solto eles pra brincar um pouco. Tem problema eu cortar as asinhas deles? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos pensar positivo sobre o filhotinho. VC está fazendo de tudo por ele, e vai dar certo.

Sobre cortar as asas dos filhotes, pode sim, deve, pois já vi muitos casos aqui no fórum mesmo, de filhotes indo embora. 

Amém Rosii, me dói o coração ver ele desesperado por comida e tão pequeno em comparação com os irmãozinhos. 

Eu já cortei as as deles pq eles estão voando muito alto. 

Torçam por mim e pelo meu filhotinho! 

Link para compartilhar
Share on other sites

E aí, como está o pequeno?

Bom dia Rosii, 

Ele está um pouco melhor, está começando a digerir mais rápido! 

Ele só está bem pequeno em relação aos outros e com essa agitação toda ele está um pouco agressivo tbm. 

Amanhã volto al veterinário para ver o que ele vai falar e quais procedimentos a partir daí. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...