Rodrigo Victor Postado 28 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 (editado) Bom dia! Ontem eu adquiri outro filhote de calopsita com 30 dias. é um macho arlequim CB. Na casa do criador ele estava bem agitado com as outras aves. Mas quando chegou aqui em casa ele ficou encorujado e triste. É normal esse comportamento? Até quanto tempo, em média? Acho que vou deixar separado ele do meu outro filhote uns 30 dias. As fezes dele está um pouco aguada devido a papinha. Mas a cloaca não está suja de fezes. Não apresenta respiração ofegante nem nada do tipo. Será que é só pela mudança de ambiente mesmo? O criador deu a papinha na minha frente e ele se alimentou muito bem, mas eu estou tentando dar e com MUITO esforço ele só aceita 5ml. Ele está bicando as sementes e a farinhada, ainda não come. Só um pouco da farinhada. Minha mãe colocou a gaiola dele perto do viveiro para eles se "conhecerem". Passou uns 20 minutos. Se ele estiver alguma doença, será que deu tempo de passar para a outra? Obrigado. *Edit* Não tiveram nenhum contato físico. Editado 28 de Abril de 2016 por Rodrigo Victor Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alex sandro ferreira Postado 28 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 Bom dia!! Toda nova ave adquirida eh aconselhável fazer a quarentena para evitar que se a nova ave tiver alguma doença passe para o sua outra ave. Sobre o comportamento aqui em casa tbm foi assim, os dois primeiros dias ela fico quietinha depois que elas adquirir confiança, vai se soltando mais... Sobre a comida, vou deixar alguém mais experiente te orientar pq eu não sei!! Ahh sobre VC ir colocando eles para se conhecer, ir se adaptando um com o outro, eu esperaria mais um pouquinho pq de qualquer forma, juntos mesmo só é aconselhável dps da quarentena EUUU acho que isso só te deixariaais ansiosa!! Massss e apenas a minha opinião. Posta foto da suaave para nos a conhecermos!! A sua outra ave e fêmea? Deixaria mais*** Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 28 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 1 hora atrás, Alex sandro ferreira disse: Bom dia!! Toda nova ave adquirida eh aconselhável fazer a quarentena para evitar que se a nova ave tiver alguma doença passe para o sua outra ave. Sobre o comportamento aqui em casa tbm foi assim, os dois primeiros dias ela fico quietinha depois que elas adquirir confiança, vai se soltando mais... Sobre a comida, vou deixar alguém mais experiente te orientar pq eu não sei!! Ahh sobre VC ir colocando eles para se conhecer, ir se adaptando um com o outro, eu esperaria mais um pouquinho pq de qualquer forma, juntos mesmo só é aconselhável dps da quarentena EUUU acho que isso só te deixariaais ansiosa!! Massss e apenas a minha opinião. Posta foto da suaave para nos a conhecermos!! A sua outra ave e fêmea? Deixaria mais*** Oi @Alex sandro ferreira. Eu estou fazendo a quarentena. Foi minha mãe, por falta de informação que colocou um perto do outro. Mas acho que não deu tempo de passar alguma doença, caso ele esteja. A minha outra ave ainda não enviei o exame de sexagem. Vou tirar foto dele depois e posto aqui. Obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 28 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 (editado) Se ela tiver alguma doença contagiosa qualquer mínimo contato pode passar. Por isso a quarentena deve ser feita em ambientes diferentes, além das gaiolas. Mas esse comportamento é normal qdo uma ave muda de ambiente...Elas estranham tudo e ficam mais quietinhas. Dentro de 2 dias ou até 2 semanas (em alguns casos elas demoram, por isso se acontecer não estranhe), ela irá ficar mais a vontade a medida que acostumar com o ambiente, a rotina e a vcs. Procure deixar a gaiola dele em um local onde ele tenha contato com vcs e ouçam as suas vozes. Assim essa confiança surgirá. Sempre que o manipular, leve as mãos bem e passe álcool em gel para pegar o outro. O ideal é fazer exames de fezes para saber se ele tem algo e ficar mais tranquilo. No mais a questão de aceitar a papinha tb tem influência na mudança de ambiente. Geralmente eles ficam sem comer no primeiro dia. Dê o que ele aceitar, não force muito. Amanhã ou depois eles voltará a se alimentar como antes. Deixe uma banheirinha com sementes, ração extrusada e farinhada misturadas e disponíveis durante todo o tempo para ele. Assim ele vai se familiarizando e começa e tentar comer até que aprenda como fazer. A sua outra calopsita pode tb o ensinar, mas precisa ter ctza de que o bebê está 100% saudável e não colocará o seu em risco. Qto a dica do amigo acima, ele tem razão. Deixar a sua ave vê-lo e vice versa só os deixarão mais ansiosos e distanciar depois é judiação. Eles acabam sofrendo. Não os coloque próximos mais até que tenha ctza que ele está saudável. Editado 28 de Abril de 2016 por Stephanie Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 28 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 3 horas atrás, Stephanie disse: Se ela tiver alguma doença contagiosa qualquer mínimo contato pode passar. Por isso a quarentena deve ser feita em ambientes diferentes, além das gaiolas. Mas esse comportamento é normal qdo uma ave muda de ambiente...Elas estranham tudo e ficam mais quietinhas. Dentro de 2 dias ou até 2 semanas (em alguns casos elas demoram, por isso se acontecer não estranhe), ela irá ficar mais a vontade a medida que acostumar com o ambiente, a rotina e a vcs. Procure deixar a gaiola dele em um local onde ele tenha contato com vcs e ouçam as suas vozes. Assim essa confiança surgirá. Sempre que o manipular, leve as mãos bem e passe álcool em gel para pegar o outro. O ideal é fazer exames de fezes para saber se ele tem algo e ficar mais tranquilo. No mais a questão de aceitar a papinha tb tem influência na mudança de ambiente. Geralmente eles ficam sem comer no primeiro dia. Dê o que ele aceitar, não force muito. Amanhã ou depois eles voltará a se alimentar como antes. Deixe uma banheirinha com sementes, ração extrusada e farinhada misturadas e disponíveis durante todo o tempo para ele. Assim ele vai se familiarizando e começa e tentar comer até que aprenda como fazer. A sua outra calopsita pode tb o ensinar, mas precisa ter ctza de que o bebê está 100% saudável e não colocará o seu em risco. Qto a dica do amigo acima, ele tem razão. Deixar a sua ave vê-lo e vice versa só os deixarão mais ansiosos e distanciar depois é judiação. Eles acabam sofrendo. Não os coloque próximos mais até que tenha ctza que ele está saudável. Oi @Stephanie. Estou fazendo a quarentena deixando cada um em cômodos separados. Já é o seu segundo dia comigo. Ele não aceita papa de jeito nenhum, eu tenho que insistir bastante pra ela comer 5ml. Se eu não insistir tenho medo dele morrer de fome. Ele tá beliscando as sementes mas não come ainda. O que estou mais preocupado é a questão de ele aceitar a papinha. Abro o bico dele e dou de 1 em 1ml. Demoro muito pra dar 5ml pq tenho medo de machuca-lo. Tomara que ele aceite a papinha ou não demore pra comer só (pelo que percebi acho que não vai demorar tanto). Ele também não faz o reflexo de alimentação, o movimento da cabeça quando é alimentado pelos pais. A outra fazia. Tomara que ele aceite papinha, estou preocupado. Muito obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 28 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 Esse período de transição é complicado mesmo! Mas vc precisa insistir. Continue insistindo nesses 5ml. Dê ao menos 3x ao dia. Principalmente o da noite. E siga a dica da banheira. Logo ela estará comendo sozinha. Posta foto depois para conhecermos Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 28 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2016 Olá. ..vc esta dando a papinha morna???...semlre estku alertando sobre isso ...sabe pq? Uma amiga minha estava dando papinha a um filbote e ele nao comia de jeito nenhum...dai me pediu pra eu ir na casa dela dar a papinha...dai eu dei a papinha como dava aos meus... "morninha" e o filhote comeu tudinho!!... Sempre estou* 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 29 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 33 minutos atrás, gilva disse: Olá. ..vc esta dando a papinha morna???...semlre estku alertando sobre isso ...sabe pq? Uma amiga minha estava dando papinha a um filbote e ele nao comia de jeito nenhum...dai me pediu pra eu ir na casa dela dar a papinha...dai eu dei a papinha como dava aos meus... "morninha" e o filhote comeu tudinho!!... Sempre estou* Oi @gilva Sim, estou dando morna mas ele se recusa a comer, é uma grande dificuldade pra abrir o bico dele pois ele dificulta muito e não quero que ele se machuque. Acho que vou ter que usar uma sonda pra alimenta-lo. Obrigado 2 horas atrás, Stephanie disse: Esse período de transição é complicado mesmo! Mas vc precisa insistir. Continue insistindo nesses 5ml. Dê ao menos 3x ao dia. Principalmente o da noite. E siga a dica da banheira. Logo ela estará comendo sozinha. Posta foto depois para conhecermos @Stephanie Vou postar sim as fotos Eu deixei sementes, farinhada e água nos potinhos em vêm na gaiola que ele está. Fica no chão os potinhos. Obrigado 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 29 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 (editado) Boa tarde, gente! @Stephanie @gilva @Alex sandro ferreira Hoje quando fui alimentar ele, alimentei uma hora mais tarde, pra ele ficar com um pouco de fome e eu poder administrar a papinha sem força-lo a nada. Só precisei abrir o bico dele 2 vezes, na terceira ele pegou a seringa e comeu direitinho (Pelo menos até agora rsrs) Outra dúvida que tenho é em relação a quarentena. Eu posso coloca-los em uma distância de um metro e meio (1,5m) ou de dois metros? (2,0m) Ia coloca-los na varanda, um em cada ponta. Essa distância é segura? Obrigado. As fotos dele tá ai O criador disse que ele tinha cerca de 30 dias, será isso mesmo? (Coloquei uma foto com o tamanho das penas da cauda pra ter uma idéia) Ele também tá um pouco sujinho. A mutação dele é Arlequim CB? Obrigado Editado 29 de Abril de 2016 por Rodrigo Victor Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 29 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 *Edit* Corrigindo a distância se elas podem ficar. 2,60m. Pode ficar nessa distância em segurança? Obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 29 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 Na verdade eu nunca fiz quarentena...comitia um erro imenso...mas a partir de agora vou fazer pq tomei consciencia da gravidade da coisa...por ler varios testemunhos aqui...e tambem li muitos conselhos dados pelos mais experientes...e nesses conselhos o ideal eles ficarem em comodos separados e em gaiolas separadas e toda vez q manipular com a ave recem chegada fazermos a higienizacao para evitar eventual contagio caso a ave esteja doente...e isso de agora em diante sera lei aqui em casa...ouvi relatos muitos tristes aqui!...assim q vou fazer toda vez q uma nova ave chegar aqui..!!meu conselbo pra vc é distancie o maximo q puder tb ...entende? Sua ave parece ser novinha eu diria de no maaaaximo dois meses!! Na verdade acho q seja essa idade mesmo q o vendedor te falou! Mas ouve a opiniao dos mais experientes...vai q eu esteja errada ne? Cometia* 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 29 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 Isso! Extamente como a @gilva disse. O indicado é deixar em cômodos e gaiolas separadas. Se elé tiver alguma doença contagiosa, poderá contaminar o outro estando no mesmo ambiente ou por manipulação sem higienização. Sem contar que um ver o outro e deixar separado é tortura pra eles rss eles ficam felizes ao ver uma companhia da mesma espécie. Espere um pouco mais. Sabemos que é difícil controlar a ansiedade, mas é uma cautela que vale a pena. Para todos! Eu diria que é um Cb cinza e que tem em torno de 2 meses. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 29 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2016 (editado) @Stephanie @gilva Então ok. Vou deixar em cômodos separados. Eu acho que ele tenha um mês pelo fato dele não ter força no bico pra quebrar algumas sementes. Ele já está comendo a papinha do modo correto. Agora estou preocupado no processo do desmame (queria que ele comesse sementes, pois a outra come tudo menos sementes). Tomara que não seja igual a outra, não seja manhoso rsrsrs. Ele abre a aveia com casca e sai um pó branco, dentro dessa semente eles comem algo? E também abre painço e às vezes engole algum. Muito obrigado. Editado 29 de Abril de 2016 por Rodrigo Victor Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 30 de Abril de 2016 Compartilhar Postado 30 de Abril de 2016 Isso acontece geralmente qdo são tirados dos pais muito cedo para tratar na papinha. Qdo os pais alimentam, eles aprendem a comer as entes rapidinho. Que bom que ele está comeno a papinha agora! Amém! Procure não dar papinha muitas vezes ao dia, assim ele vai procurar as sementes. As mais importantes são as da manhã e noite. Essas ele não pode ficar sem. Acho que ele está bem empenado para ter somente 30 dias, tem mais a ver com o fato de não ter referência para aprender como se come uma semente. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rodrigo Victor Postado 30 de Abril de 2016 Autor Compartilhar Postado 30 de Abril de 2016 52 minutos atrás, Stephanie disse: Isso acontece geralmente qdo são tirados dos pais muito cedo para tratar na papinha. Qdo os pais alimentam, eles aprendem a comer as entes rapidinho. Que bom que ele está comeno a papinha agora! Amém! Procure não dar papinha muitas vezes ao dia, assim ele vai procurar as sementes. As mais importantes são as da manhã e noite. Essas ele não pode ficar sem. Acho que ele está bem empenado para ter somente 30 dias, tem mais a ver com o fato de não ter referência para aprender como se come uma semente. @Stephanie Eu estou dando a papinha 3x ao dia, 5ml. Acha que já devo reduzir a da tarde? Obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.