Jump to content

Começando reproduçao


GabrielEger
Ir para a solução Resolvido por Larissa Moura,

Posts Recomendados

@GabrielEger ela está com o machinho. Como posso fazer a ovoscopia? Eu dou ração, farinhada, dou as sementes mas sem girassol, de vez em quando cozinho um ovo. Você sugere algum outro alimento? Muito obrigada.

 

 

Estou enviando a foto dos ovos. Ela não fica muito tempo com os ovos.

20161028_094435.jpg

Editado por vividuarte
Link para compartilhar
Share on other sites

A Aleesa colocou outro ovo hoje e agora estou ficando preocupada pois é o quarto ovo. Será que o ninho influência a calopsita a colocar ovo? Posso estar escrevendo besteira mas fico preocupada com ela. Ela está muito agressiva com o macho, arranca as penas dele e não deixa comer expulsando o macho do pote de comida. Fico pensando se devo tirar os ovos...será que isso vai melhorar o comportamento dela? O mais importante é a saúde dos dois e estou preocupada. Quantos ovos no máximo a calopsita coloca normalmente? No período de duas semanas, ela colocou 4 ovos.

 

Aguardo resposta.

 

Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Não precisa se preocupar,a media de ovos q elas botam é entre 4 e 6 ovos...algumas passam disso, outras botam menos...mas até então é normal...

A ovoscopia é bem fácil de fazer, vc deixa o ambiente um pouco escuro, e com cuidado pegue um ovo por vez e coloque sobre a lanterna do seu celular, se ele estiver num tom meio laranja avermelhado e aparecerem veias dentro do ovo, significa q ele está galado, mas se ficar transparente e com a mancha da gema amarelada, então o ovo não está galado...

É importante fazer ovoscopia depois do 7 dia de choco dos ovos pq fica mais visível...

Se estiver galado seria bom deixala terminar de chocar, pois elas ficam muito estressadas nessa época...fique tranquila pois esse processo todo é da natureza deles....

Se não estiverem galados retire um por vez, e depois tire o ninho..assim ela sentirá menos falta..

@vividuarte

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutos atrás, GabrielEger disse:

Não precisa se preocupar,a media de ovos q elas botam é entre 4 e 6 ovos...algumas passam disso, outras botam menos...mas até então é normal...

A ovoscopia é bem fácil de fazer, vc deixa o ambiente um pouco escuro, e com cuidado pegue um ovo por vez e coloque sobre a lanterna do seu celular, se ele estiver num tom meio laranja avermelhado e aparecerem veias dentro do ovo, significa q ele está galado, mas se ficar transparente e com a mancha da gema amarelada, então o ovo não está galado...

É importante fazer ovoscopia depois do 7 dia de choco dos ovos pq fica mais visível...

Se estiver galado seria bom deixala terminar de chocar, pois elas ficam muito estressadas nessa época...fique tranquila pois esse processo todo é da natureza deles....

Se não estiverem galados retire um por vez, e depois tire o ninho..assim ela sentirá menos falta..

@vividuarte

Muito obrigada. Boa semana. Abraços

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Boa tarde. A fêmea colocou 5 ovos e consigo ver que 2 ovos estão escuros. A foto anexada é o macho chocando os ovos, os dois chocam os ovos. Eu não tenho experiência com reprodução. Estou preocupada quando o filhote sair do ovo, não sei como cuidar, não sei sobre alimentação, não sei dar papinha. A fêmea não gosta que eu tampe a caixa do ninho, ela sai do ninho se eu fecho. Eu vi algumas fotos aqui no fórum dos ninhos com divisória, queria comprar esse ninho. Qual a marca? Aceito todas as dicas. Coloquei a maravalha mas eles não gostaram então decidi que irei colocar apenas quando o filhote nascer e não tenho nenhum aquecedor. Devo comprar um aquecedor?

 

Muito obrigada

Viviane

20161217_123119.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutos atrás, vividuarte disse:

Boa tarde. A fêmea colocou 5 ovos e consigo ver que 2 ovos estão escuros. A foto anexada é o macho chocando os ovos, os dois chocam os ovos. Eu não tenho experiência com reprodução. Estou preocupada quando o filhote sair do ovo, não sei como cuidar, não sei sobre alimentação, não sei dar papinha. A fêmea não gosta que eu tampe a caixa do ninho, ela sai do ninho se eu fecho. Eu vi algumas fotos aqui no fórum dos ninhos com divisória, queria comprar esse ninho. Qual a marca? Aceito todas as dicas. Coloquei a maravalha mas eles não gostaram então decidi que irei colocar apenas quando o filhote nascer e não tenho nenhum aquecedor. Devo comprar um aquecedor?

 

Muito obrigada

Viviane

20161217_123119.jpg

Olá Viviane, você já fez ovoscopia pra ver se os ovinhos estão galados? Quando os filhotinhos nascerem você não precisa fazer nada deixa os pais cuidarem é só ficar de olho pra ver se esta tudo bem com eles... E quanto a maravalha você tem que colocar já no ninho porque se você colocar só quando os filhotes nascerem pode acontecer de os pais estranharem e abandonarem os filhotes, também evita que os ovinhos quebrem com o contato direto com a madeira, eles não gostam mesmo vão sempre jogar fora mais você vai recolocando...

Link para compartilhar
Share on other sites

Tainá, boa tarde, Segui o seu conselho e coloquei a maravalha. Eu fiz a ovoscopia e dois ovos estão escuros, os outros estão normais mas não anotei quando ela colocou os ovos, sei que o primeiro foi dia 29/11 e o último dia 05/12. Já deu tempo suficiente para estar galado? São 3 semanas para os filhotes nascerem, pelo menos a veterinária me passou essa informação. Ela disse que se os pais alimentarem os filhotes, eles serão mais ariscos. A papinha é dada para amansar os filhotes, eles precisam ter contato com humanos para ficarem mansos. Vou aguardar para ver se vão nascer, não sei se os fetos sobreviveram afinal de contas as minhas calopsitas nunca tiveram filhotes antes, pais de primeira viagem podem não ter chocado corretamente. 

 

Muito obrigada

20161217_132326.jpg

Editado por vividuarte
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não necessariamente os filhotes serão ariscos se forem alimentados só pelos pais. É mais saudável e tem mais chances de um filhote vingar se ele for cuidado pelos pais, mas vc pode ter contato com os filhotes diariamente, ao ver se os pais estão cuidando bem deles, se não estão machucado e se se estão recebendo alimento (papo cheio), também ao limpar o ninho. Dessa forma eles vão se acostumando com você e serão amansados.

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, cástella disse:

Não necessariamente os filhotes serão ariscos se forem alimentados só pelos pais. É mais saudável e tem mais chances de um filhote vingar se ele for cuidado pelos pais, mas vc pode ter contato com os filhotes diariamente, ao ver se os pais estão cuidando bem deles, se não estão machucado e se se estão recebendo alimento (papo cheio), também ao limpar o ninho. Dessa forma eles vão se acostumando com você e serão amansados.

Qual tipo de alimento devo dar aos pais para darem as filhotes? Dou as sementes, ração e farinha da nutrópica. Estou dando ovo de codorna 3x por semana para os dois (recomendação da veterinária), normalmente daria apenas um ovo por semana mas como os dois passam muito tempo chocando, comem menos então a vet mandou dar ovo de codorna que é mais nutritivo que o ovo de galinha. O que mais posso dar? Dou maça, couve crua, pipoca somente feita na água - quando os filhotes nascerem, posso continuar dando isso?

Vou deixar os pais darem comida aos filhotes. 

Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Dê uma olhada nessa página.

http://www.calopsitas.org/os-pais-tratando-dos-filhotes

Ela fala sobre cuidados e a alimentação nessa época.

É importante dobrar a quantidade de alimento oferecido

O ovo pode ser oferecido uma vez por semana, mas quando se tem filhotes pode ser dado todos os dias. Amasse o ovo cozido com um garfo, daí rale um pouco de cenoura ou beterraba, pode colocar uma farinhada junto. Elas adoram.

Não esqueça da pedra de cálcio e\ou osso de siba.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, cástella disse:

Dê uma olhada nessa página.

http://www.calopsitas.org/os-pais-tratando-dos-filhotes

Ela fala sobre cuidados e a alimentação nessa época.

É importante dobrar a quantidade de alimento oferecido

O ovo pode ser oferecido uma vez por semana, mas quando se tem filhotes pode ser dado todos os dias. Amasse o ovo cozido com um garfo, daí rale um pouco de cenoura ou beterraba, pode colocar uma farinhada junto. Elas adoram.

Não esqueça da pedra de cálcio e\ou osso de siba.

Muito obrigada, adorei as dicas. Vou ler o site que enviou o link. Na gaiola tem três pedras de cálcio e dois osso de siba. 

 

Bom fim de semana.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@cástella infelizmente não foi dessa vez....eles se atrapalharam no choco, a mãe adotiva tmbm acabou de atrapalhando e os fetos acabaram morrendo...

Por enquanto o casal está só descansando e comendo bem pra talvez em janeiro tentar novamente :)

O bom é q todo aquele estresse de época de reprodução já passou, os dois estão bem mais calmos e voltaram as bagunças de sempre kkkk

Assim q eu colocar o ninho novamente abro outro tópico pra ir fazendo as postagens, dessa vez vai dar tudo certo se Deus quiser :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...